sexta-feira, 19 de junho de 2009

ECONOMIA - Política monetária chilena, os juros continuam caindo

O jogo di aumento ou diminuição dos juros é o brinquedo mais utilizado da política monetária. O problema é que alguns países de economia já estabilizada não tem muito para onde correr porque a taxa de jurus está no limite. Na américa Latina o chile é um desses países.

SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Chile cortou hoje o juro básico do país em 0,5 ponto percentual. A taxa passou a ser de 0,75% anuais. O cenário de estabilidade de preços, queda da atividade econômica e relativa melhora das condições externas justificou a determinação.Segundo comunicado emitido para anunciar a decisão, o comitê avaliou que " será necessário manter o estímulo monetário por um tempo mais prolongado do que o implícito nos preços dos ativos financeiros " . A estimativa é de que a inflação fique em torno de 3% no horizonte da política monetária.

Para o BC chileno, as pressões inflacionárias estão reduzidas e o desemprego aumentou. As estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre são negativas na comparação com 2008 e a oferta de crédito permanece apertada, embora já com uma reação ao " impacto do maior estímulo monetário " . Do lado externo, o comitê lembra que as bolsas de valores se recuperaram e os prognósticos sobre a atividade econômica mundial se estabilizaram. Além disso, o BC chileno menciona que as cotações de commodities subiram, especialmente as do cobre e do petróleo.

Valor Econômico

Nenhum comentário: