domingo, 19 de abril de 2009

POLÍTICOS - "Farra de passagens" atinge líderes da Câmara - farra of tickets with public money for Brazilian politicians

No País não existe limite para a corrupção. Até o Presidente dos empresários (CNI) usa o dinheiro público para a farra das passagens.

E no Pará o Deputado Peres Franco, Vic, embarcou em viagens internacionais até seu futuro genro, namorado da filha. É uma festa que não acaba. Por enquanto os paraenses pobres votavam nos supostos deputados e políticos paladinos da ética.

Muitos não gostam do Jornal Folha de São Paulo, porque acham ele um jornal de oposição radical contra o Governo e até gostariam que fosse extinto. entretanto se não fosse pela Folha não contaríamos com a informação completa, como esta da farra dos passagens. Muitos jornais calaram a notícia, assim aconteceu no Pará.

Registros de companhias de aviação obtidos pela Folha revelam que caciques da Câmara dos Deputados, como dirigentes e líderes partidários, financiaram dezenas de viagens ao exterior de familiares e amigos.Entre os quais, os presidentes nacionais do PT, Ricardo Berzoini (SP), e do DEM, Rodrigo Maia (RJ).

Constam da lista também nomes como Ciro Gomes (PSB-CE), ex-candidato ao Planalto; José Genoino (PT-SP), ex-presidente do PT; Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Confederação Nacional da Indústria; Eunício Oliveira (PMDB-CE), ex-ministro das Comunicações; e Vic Pires (DEM-PA), ex-candidato a corregedor da Câmara.


A maioria dos deputados ouvidos pela reportagem justificou os bilhetes aéreos para os parentes alegando que o regimento interno da Casa não proíbe a prática. Os destinos mais recorrentes são cidades badaladas do turismo internacional, como Nova York, Paris, Madri, Miami, Frankfurt, Buenos Aires e Santiago.

O presidente do PT, por exemplo, emitiu em dezembro de 2007 um bilhete para a capital argentina para sua filha Natasja Berzoini. Procurado pela reportagem, não ligou de volta.Já Rodrigo Maia, além de ter levado a mulher e a filha para Nova York (EUA), bancou também uma passagem aérea para sua prima Anita para o mesmo destino. "Ela foi resolver um problema particular de saúde", disse o presidente do DEM.

Maia reconheceu que a viagem a Nova York foi a turismo. Ele levou a mulher também a Paris, mas disse que foi em missão oficial a Londres, com escala na capital francesa.Genoino, que deixou a presidência do PT na esteira do escândalo do mensalão, em 2005, usou passagens para ele, a mulher e o filho para Madri.

Ciro Gomes emitiu duas passagens para Nova York, uma em dezembro de 2007 e a outra em abril do ano passado, para sua mãe, Maria José Gomes. Procurado pela reportagem, Ciro não
ligou de volta.

Vic Pires, por sua vez, não se limitou a usar a cota aérea apenas para familiares, tendo agraciado até o namorado de sua filha com uma viagem a Miami (27 passagens ao todo).

Monteiro Neto emitiu bilhetes para a mulher, a filha e o filho para lugares distintos: Santiago, Madri e Buenos Aires.

São muitos mais, é uma lista que não acaba, dos mais honestos até os declarados corruptos estão aqui.
Leia mais aqui
LEONARDO SOUZA, ADRIANO CEOLIN, EDUARDO SCOLESEDA - Folha, SUCURSAL DE BRASÍLIA.

Nenhum comentário: