quarta-feira, 22 de abril de 2009

ECONOMIA - As previsões continuam ruins e para o FMI pioram

SÃO PAULO, 22 de abril de 2009 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou a estimativa do desempenho da economia global em 2009 e prevê um ambiente de recessão, mostra o relatório World Economic Outlook (WEO) de abril, publicado nesta quarta-feira. Os economistas agora esperam um recuo de 1,3%, ante projeção anterior de 0,5%.

Segundo o relatório, esta é a recessão mais severa desde a Segunda Guerra Mundial. "Este não é o tempo para complacência, e a necessidade de fortes políticas, tanto macro quanto nas fronteiras financeiras, é mais aguda do que nunca. Mas, com tais políticas implementadas, há luz no final deste longo túnel", disse o Olivier Blanchard, economista chefe do FMI.

A expectativa ainda é a de uma recuperação da economia em 2010, quando poderia registrar um avanço de 1,9%. Em janeiro, o Fundo esperava um avanço de 3%. A expectativa para as economias avançadas piorou para este ano, passando de -2%, para -3,8%. Para os emergentes e em desenvolvimento a projeção passou de 3,3% para 1,6%.

Para o Brasil, o Fundo diminuiu a expectativa para 2009 em 3,1 pontos percentuais, para -1,3%. Em 2010, os economistas agora esperam um avanço de 2,2%, ante a estimativa anterior de 3,5%. Segundo o relatório, a região da América do Sul e México, deve recuar 1,6% este ano e crescer 1,6% no próximo.

"O declínio no preços das commodities está afetando grandes economias da região - Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela, que estão entre os maiores exportadores de produtos primários", diz o relatório.

Para os EUA, os economistas apostam em retração de 2,8%, queda de 1,2 p.p. Em relação a projeção anterior. A estimativa para a zona do euro piorou de -2% para -4,2% em 2009. Para o Japão é esperada uma retração de 6,2%, ante os 2,6% anteriores. Para a China, a estimativa passou de 6,7% para 6,5%.

Leia aqui InvestNews

Nenhum comentário: