terça-feira, 21 de abril de 2009

OBAMA - Abrir a caixa preta da CIA comandada por Bush Opening the black box of the CIA headed by Bush

Obama justifica na CIA revelação de segredo

Presidente defende publicação de memorandos da era Bush e garante pleno respaldo a membros da agência

DA REDAÇÃO da FOLHA

Pressionado pela esquerda a não deixar impune a tortura em interrogatórios autorizada pelo governo anterior e alvo de críticas dos conservadores pelo fato de ter ordenado a divulgação de memorandos secretos da CIA que detalhavam tais práticas, o presidente Barack Obama fez ontem sua primeira visita à agência de inteligência.
O democrata explicou que seria "muito difícil" argumentar juridicamente em favor da manutenção do sigilo dos documentos, cuja revelação havia sido pedida em ação judicial.
Tanto políticos republicanos quanto o ex-diretor da CIA Michael Hayden vêm acusando Obama de comprometer a segurança nacional com a ordem para divulgá-los.
O presidente reconheceu que o episódio motivou insatisfação na agência -"sei que os últimos dias foram difíceis"-, mas externou seu respaldo aos membros da CIA. "Serei tão enérgico na hora de protegê-los como vocês são na hora de proteger o povo americano."
O presidente havia dito que não buscará processar agentes que realizaram simulações de afogamento e outras formas de tortura em interrogatórios. Seu chefe de gabinete (equivalente a ministro-chefe da Casa Civil no Brasil), Rahm Emanuel, disse que o governo não processará advogados do governo Bush autores de memorandos autorizando tais práticas.
Ontem, o "New York Times" publicou que a CIA submeteu dois presos a simulação de afogamento ao menos 266 vezes.

Nenhum comentário: