segunda-feira, 6 de abril de 2009

POLÍTICA BRASILIA - A semana é curta. Feriadão da Páscoa esvazia Brasília

Poder e política na semana – 6 a 10.abr.2009
Por Fernando Rodrigues Do UOL

Lula em Minas – terá reunião com 10 governadores na cidade de Montes Claros. Aécio Neves, o governador mineiro, será o anfitrião dessa reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Palpite do blog: é Aécio tentando se mostrar com opção viável de oposição para 2010 –com uma forcinha de Lula, cuja intenção é fazer fosquinha para Serra.

Satiagraha – o delegado Amaro Vieira prometeu concluir nesta semana o inquérito sobre os supostos desvios na operação que prendeu Daniel Dantas.

Prévias no PSDB – comissão tucana se reúne para estabelecer os detalhes das prévias partidárias da eleição de 2010.

Castelo de Areia – DEM e PSDB vão ao STJ. Eles querem a Polícia Federal fiscalizada pela Justiça. O motivo do pedido é a operação Castelo de Areia, que enquadrou a oposição e livrou o PT.

Congresso X STF – grupo de congressistas liderados pelo senador Aloizio Mecadante (PT-SP) se reunirá com o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF. Eles vão discutir soluções para acabar com os desencontros entre o judiciário e o legislativo.

terça (7.abr)
Prefeitos em Brasília – a Confederação Nacional dos Municípios promete mobilização com prefeitos de todo o país na capital. Eles querem uma solução para a diminuição de quase 15% no dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios.
Palpite do blog: cerca de 4.000 cidades estão em apuros por causa da queda na arrecadação em decorrência da redução de IPI nos carros (entre outros produtos) promovida pelo governo federal.

Castelogate – o caso de Edmar Moreira está sem relator. O conselho de ética se reúne novamente nesta terça, em busca de um dono para o caso.

Antitabagismo - a Assembléia Legislativa de São Paulo vota o projeto que bane o fumo de lugares com acesso público. O antitabagismo é uma das maiores bandeiras do governador José Serra.

quarta (8.abr)
Protógenes na CPI dos Grampos – delegado da PF depõe. Protegido por decisão do STF, ele terá o direito de ficar calado se assim desejar.

quinta (9.abr) e sexta (10.abr)
Brasília vazia – a galera toda já está fora da cidade.

Nenhum comentário: