quarta-feira, 18 de março de 2009

Uruguai autoriza doentes terminais a suspender tratamento

O Congresso uruguaio aprovou na terça-feira uma lei que reconhece o direito de doentes em estado terminal a opor-se à aplicação de procedimentos médicos que prolonguem a sua vida.
Em um acalorado debate que incluiu trocas de socos entre os legisladores, a Câmara de Deputados aprovou a lei por 44 votos de um total de 62 presentes. A norma -- que havia sido aceita pelos senadores -- deverá ser agora promulgada pelo Poder Executivo.
Com a lei, as pessoas consideradas aptas a decidir poderão dar antecipadamente seu consentimento para recusar tratamentos que dilatem a vida em detrimento da qualidade da mesma.
Ainda assim, se o paciente estiver inconsciente e não tiver expressado anteriormente sua vontade sobre o tema, serão os familiares que poderão autorizar a suspensão dos procedimentos.
O projeto foi promovido por um legislador do partido esquerdista do governo e por outro opositor, do Partido Colorado, de direita.
Agência Reuters.

2 comentários:

Cleo disse...

Oi Enriquez, também concordo com a eutanásia, prá que prolongar uma vida em sofrimento, sem sentido. tomara que esta lei chegue ao Brasil.
Beijos carinhosos e uma magnífica quarta prá você.
Cleo

BLOG DO ENRÍQUEZ disse...

Pois é,
essa é uma polêmica que movimenta a atores muito fortes, principalmente aqueles que acreditam que continuaremos uma outra vida no além. Contradição já que se realmente teremos uma outra vida, por que não reduzir o tempo nesta se depois poderemos estar lá, não acha?