Google+ Badge

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Segundo WikiLeaks, Hugo Chávez está "louco" e EUA tentaram isolá-lo



O presidente venezuelano, Hugo Chávez, está "louco" e transformando o seu país em "outro Zimbábue". Esta foi a opinião manifestada em setembro de 2009 por Jean-David Lévitte, conselheiro diplomático do presidente francês, Nicolas Sarkozy, segundo documento publicado pelo site WikiLeaks.

"Lévitte observou que o presidente venezuelano estava 'louco' e disse que até mesmo o Brasil não podia apoiá-lo", destacou este documento que resumiu uma conversa entre o conselheiro francês e o vice-secretário americano, Philip Gordon. A conversa ocorreu em 16 de setembro de 2009.
"Infelizmente, Chávez está tomando um dos países mais ricos da América Latina e o está transformando em outro Zimbábue", acrescentou o documento publicado pelo site do jornal britânico "Guardian".

O jornal espanhol "El País", que também publicou os documentos divulgados pelo WikiLeaks neste domingo, informou que a diplomacia americana trabalhou para que países da América Latina isolassem o presidente Chávez.
O periódico relatou os "esforços" da diplomacia americana "em cortejar países da América Latina para isolar o venezuelano Hugo Chávez".

Nenhum comentário: