quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Energia - Recursos públicos para Belo Monte


RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNES) aprovou um empréstimo-ponte de R$ 1,087 bilhão ao consórcio Norte Energia para o projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Os recursos serão destinados à compra de materiais e de equipamentos nacionais, além do pagamento de serviços de engenharia e de estudos técnicos.
De acordo com comunicado divulgado pelo BNDES, a operação para concessão de financiamento de longo prazo, via project finance, está em análise no banco e depende da conclusão do processo de licenciamento do projeto.
“Nenhuma obra civil ou instalação de equipamentos será realizada no local da usina antes da obtenção do devido licenciamento ambiental e da licença de instalação do empreendimento”, informou o banco de fomento.
O consórcio Norte Energia, que tem participação da Chesf, Queiroz Galvão, Galvão Engenharia e outras seis empresas, venceu o leilão da usina em abril deste ano. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira unidade de geração de Belo Monte deve entrar em operação comercial em fevereiro de 2015.
(Juliana Ennes | Valor)

Nenhum comentário: