quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TECNOLOGIA - Vale financia projetos de pesquisa em três estados


 Fundações do Pará, São Paulo e Minas vão desenvolver os projetos escolhidos


A Vale e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará divulgaram ontem o resultado das propostas para apoio a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. Foram selecionados 85 projetos – dos quais 57 individuais e 28 em rede, a serem desenvolvidas por grupos de pesquisas dos três estados envolvidos. No total, foram submetidas 151 propostas em rede e 125 projetos individuais, que passaram pela avaliação das FAPs, da Vale e pelo Comitê Gestor da parceria. O convênio foi lançado há um ano e prevê investimentos de R$ 120 milhões – dos quais R$ 72 milhões aportados pela Vale e o restante dividido entre os demais parceiros. É a maior parceria do setor privado com órgãos públicos de fomento do País.

Os recursos serão usados para fomento de projetos nas áreas de mineração, energia, ecoeficiência e biodiversidade e produtos ferrosos para siderurgia.

"Os desafios de pesquisa nessas áreas são relevantes tanto para o desenvolvimento tecnológico e industrial da empresa como para a acumulação de conhecimento necessário para aplicação em diversos campos pela sociedade brasileira", afirma Luiz Mello, diretor do ITV (Instituto Tecnológico Vale), que viabilizou o convênio pela Vale.

Nenhum comentário: