sexta-feira, 19 de março de 2010

Pará - UFPA Combate ao desmatamento e eleições internas no Instituto de Tecnologia

UFPA apresenta projetos ao Banco Nacional A Universidade Federal do Pará reuniu-se, nesta quarta-feira, com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.


O objetivo foi oportunizar que pesquisadores da Instituição apresentem propostas de projetos científicos a serem financiados pelo Fundo Amazônia, programa gerenciado pelo Banco Nacional, cuja finalidade é captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônico.


O evento foi coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, e contou com a participação de pesquisadores das áreas de Biologia Ambiental, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Química, Genética e Biologia Molecular, Ecologia Aquática e Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Neurociências e Biologia Celular, entre outras. As propostas foram apresentadas com caráter preliminar para serem ainda avaliadas pelo Banco. Segundo Tourinho, o resultado definitivo sobre as propostas aceitas devem vir no segundo semestre de 2010.

“A nossa perspectiva é poder trabalhar conjuntamente com a Instituição para garantir investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação no que consiste na contenção do desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável”, afirmou Daniel Soeiro, um dos representantes do Departamento de Análise de Projetos e Gestão do Fundo Amazônia, do BNDES.

Veja a matéria completa DA JORNALISTA Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA Aqui

Eleições internas na UFPA.

No ITEC -Instituto de Tecnológia, foram realizadas, nesta semana que termina, eleições para diretor.

Foi mais do que importante o processo eleitoral já que é o instituto de origem do atual Reitor da UFPA, Carlos Edilson de Almeida Maneschy  e foi aí onde teve uma forte aoposição por parte do Diretor derrotaqdo nestas eleições. Foi assim que a Chapa encabeçada pela profª Emília derrotou por ampla vantagem à chapa do atual Diretor Barreiros.

Seguem os resultados por categoria acadêmica:

Estudiantes: Emília 82% Barreiros 18%
Professores: Emília 62% Barreiros 36%
Técnicos-Administrativos: Emília 45% Barreiros 53%.
No cômputo geral Emília 63% e Barreiros 37%.

Esses resultados revelam mais um consistente respaldo à gestão do professor Maneschy e, no segmento de Tecnicos-Administrativos, uma recuperação do apoio que em essa categoria, que nas eleições gerais da UFPA tinha perdido por uma boa margem.

Nenhum comentário: