quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ministro Daniel Vargas participa de cerimônia de aniversário do Ipea

O ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Daniel Vargas, participou, hoje à tarde, da cerimônia oficial de aniversário de 45 anos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada à SAE. O evento também contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade brasileira.

O ministro da SAE ressaltou, durante seu discurso, que o País ganhou uma nova classe média, de empreendedores emergentes. Para ele, a estabilização macroeconômica combinada com programas de transferência de renda, política social, valorização do salário mínimo e investimento maciço em infraestrutura disponibilizou para uma boa parte da população mais pobre do Brasil recursos até então longe da sua realidade.

“Hoje essas micro e pequenas empresas crescem a mais de 13% ao ano. Só pra fazer um comparativo, a média de crescimento das 500 maiores empresas no Brasil é de 7,6%. Isto é fruto das políticas públicas deste Governo e do amadurecimento da sociedade brasileira”, disse.

Daniel Vargas destacou também a importância de se resgatar, no Brasil, a cultura de planejamento de longo prazo. Para ele, este é um desafio que deve ser levado adiante exatamente agora, “neste momento histórico, em que o Brasil trocou pobreza por inclusão”.

De acordo com o ministro, este é um desafio tanto para a SAE quanto para o Ipea. “A SAE e o Ipea possuem um casamento indissolúvel na realização dessa tarefa. Ao Ipea cabe fornecer o suporte técnico e institucional para formulação de alternativas para o desenvolvimento de longo prazo. À SAE cabe construir, sob a orientação do presidente, um plano de longo prazo para o país, trabalhando em cooperação com o Ipea, com os governos e com a sociedade na construção desse projeto”.

O presidente Lula também elencou algumas ações bem sucedidas de sua gestão e fez um balanço da atual situação econômica brasileira. “Estou feliz porque ontem entrei para a história como o presidente que mais criou universidades; foram 11 até agora e ainda criaremos mais três. Estou feliz porque criamos, só no mês de agosto, 242 mil vagas de trabalho com carteira assinada”, discursou.

Além de parabenizar o Ipea por sua “inegável contribuição ao longo desses 45 anos”, Lula aproveitou para pedir ao Instituto que realize mais pesquisas que contribuam para o conhecimento do País e para o planejamento do futuro nacional.

Veja matéria na íntegrae outras notícias no Portal da SAE

Nenhum comentário: