sexta-feira, 17 de julho de 2009

INTERNACIONAL - contundente discurso de Obama

O Presidente dos Estados Unidos está marcando a diferença como lider e revisita seus principais redutos eleitorais na comunidade negra. Obama tem mostrado a que ele vem quando decidiu entrar na luta pelo governo do seu País.

Veja a matéria da Folha Online.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou sua histórica ascensão ao poder ao vigor e ao valor dos líderes negros da luta pelos direitos civis, em um discurso proferido na sede da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor - NAACP (na sigla em inglês), considerado seu primeiro grande pronunciamento especialmente voltado para a questão racial desde que assumiu a Presidência.

A entidade escolhida por Obama para fazer o discurso teve um papel ativo na luta pelos direitos civis no EUA no século 20 e contou entre seus membros com Rosa Parks, a mulher que deu início a um grande movimento de resistência à segregação racial quando se recusou, em 1955, a ceder sua cadeira em um ônibus do Alabama a um homem branco, conforme ditava a lei de segregação racial da época.

Obama disse aos líderes da NAACP que o sacrifício de outros "deu início à viagem que me trouxe até aqui." O primeiro presidente negro alertou, no entanto, que as barreiras raciais persistem.

"Não se enganem: a dor de discriminação continua a ser sentida na América", disse o presidente, em homenagem à convenção que marca o 100º aniversário da organização negra.

Matéria na íntegraegra

Leia discurso de Obama sobre a questão racial, na íntegra

Nenhum comentário: