quinta-feira, 2 de abril de 2009

AMAZÔNIA, PARÁ - Notícias 'Tecnologias de Informação e comunicação" - TIC - Information and Communication Technologies

Boletim Bitnews
Belém/Pa

01/04/2009

Santarém Conectada - No último dia 27 foram inaugurados mais três infocentros, desta feita em Santarém, em alusão ao Dia Nacional da Inclusão Digital, comemorado no dia 29 de março. Os infocentros foram instalados na Associação dos Moradores do Bairro da Conquista, Associação de Moradores do Bairro do Maracanã I e na Federação das Associações de Moradores e Comunidades Organizadas de Santarém - Famcos, que são organizações não governamentais. Com estes, totalizam sete infocentros no município, dentro do programa Navegapará.

Educação Digital - O Boletim Bitnews foi convidado para participar da mesa redonda Mídias Digitais e Comunicação Regional , dentro do 1º Encontro de Educação Digital para Amazônia, que acontecerá de 8 a 9 de maio de 2009, no IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (antigo Cefet), em Belém.

Gesac no Pará - A governadora do Estado, Ana Júlia, e os secretários de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, e de Comunicação, Fábio Castro, entregaram no último mês, em Brasília/DF, ao ministro das Comunicações, Helio Costa, a lista de pedidos do governo estadual para a implantação de pontos de acesso ao Programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) em diversos municípios paraenses. O Programa Gesac do governo federal disponibiliza acesso à Internet e a um conjunto de outros serviços de inclusão digital para comunidades excluídas do acesso e dos serviços oferecidos na rede mundial.

Metrobel Explicada - O Engenheiro Cassius Abelém, diretor da Conecta Networking, ministrou palestra no Cesupa, unidade José Malcher, em março último, onde apresentou os primeiros resultados da implantação da Rede Metrobel, a rede de comunicação de dados compartilhada entre as instituições de ensino superior, em fibra óptica e em altíssima velocidade de comunicação, cujo objetivo é de melhorar a educação e disponibilizar serviços à comunidade acadêmica. A rede integra ainda diversos órgãos da administração federal e estadual.

Estratégia em TI - E o Cesupa - Centro de Ensino Superior do Pará, está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia de Informação, sob coordenação do prof. Marcos Paulo Alves de Sousa, que tem objetivo formar profissionais capazes de aplicar os principais modelos de governança e gestão de TI nas organizações, tais como, ITIL, PMI, BS 7799, COBIT, CMMI. Maiores informações em http://www.cesupa.br/.

DDS Day na Prodepa - Cerca de 80 profissionais do setor de Desenvolvimento de Sistemas da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará - Prodepa, parceiros e convidados participaram no último dia 24, no auditório da empresa, do primeiro Workshop de Desenvolvimento de Software (DDS Day), onde trocaram experiências, disseminaram questões relativas à área de engenharia e processos de software.

Relatório de Incidentes - O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) registrou um aumento de 39% das notificações de incidentes na Internet em 2008. Esse crescimento está relacionado, principalmente, à ampliação de notificações de quebra de direitos autorais por meio da distribuição de material pirata em redes Peer-to-Peer (P2P). Somente nessa categoria foram registradas mais de 108 mil notificações, valor sete vezes superior ao computado em 2007.

Comparativo de Compra - Para comprar um computador de marca nacional, o brasileiro precisa de 1,7 salários; para adquirir um PC de marca global, 1,55 salários. Já para um notebook nacional, o brasileiro necessita de 1,92 salários; e um notebook de marca global, 2,44 salários. É isso que demonstra a pesquisa "Índice Marco Gap Digital" realizada pela Marco Consultora. O salário de comparação é de R$ 1.274,00, renda média do brasileiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice vem sendo estudado deste outubro de 2005 para PCs e de setembro de 2006 para notebooks. O índice começou em 1,9 para computadores e 2,1 para laptops, o que significa que eram necessários 1,9 e 2,1 salários, respectivamente, para a compra desses produtos de marcas nacionais. Hoje, o índice é 1,7 e 1,9, respectivamente.

SBPC em Manaus - Foi prorrogado para o dia 6 de abril o segundo prazo para a inscrição na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Os inscritos poderão submeter resumos de trabalhos científicos até 13 de abril. As normas e ficha de inscrição podem ser acessadas no site www.sbpcnet.org.br/manaus. O evento, que tem como tema "Amazônia: Ciência e Cultura", será realizado de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas - Ufam, em Manaus/AM.

Pesquisa de Serviços - A Sociedade Softex (http://www.softex.br/), através de sua unidade de estudos e pesquisa, o Observatório Softex, auxiliará o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no planejamento do questionário de campo a ser utilizado na próxima edição do Suplemento de Informática da Pesquisa Anual de Serviços - PAS.

Nenhum comentário: