domingo, 29 de março de 2009

BRASIL - AMAZÔNIA A REGIÃO MENOS PROTEGIDA NO BRASIL

CLAUDIO ANGELO
Editor de Ciência da Folha.
Em comparação com vizinhos, só o Peru destina uma proporção menor da selva a reservas florestais e terras indígenas
Apenas 39,6% da Amazônia brasileira está sob proteção, contra 56% da colombiana, 79,7% da equatoriana e 71,5% da parte venezuelanal.

Quem acha que existe muita terra em mão de índio na Amazônia brasileira faria bem em olhar o mapa www.raisg.socioambiental.org) que será apresentado na sexta feira 3 de abril, publicado por uma rede de 11 ONGs sul-americanas, e mostra que o Brasil é, na verdade, um dos países que têm proporcionalmente menos territórios indígenas e áreas protegidas na região.

São 39,6% da Amazônia brasileira sob proteção na forma de terras indígenas e unidades de conservação de vários tipos, contra 56% da Amazônia colombiana, 79,7% da equatoriana e 71,5% da venezuelana. Somente o Peru destina uma proporção menor de sua selva às reservas florestais e às comunidades indígenas: 34,9%.

O mapa, produzido pela Raisg (Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada), é o primeiro a localizar as áreas protegidas e os territórios indígenas dos nove países amazônicos.

Considerando só este último quesito, o Brasil também fica atrás dos vizinhos: 50,6% da Amazônia colombiana, 25,7% da boliviana e 65% da equatoriana são indígenas.
A partir da Sexta-feira 3 de abril acesse o site www.raisg.socioambiental.org onde poderá obter abundante informação sobre as terras protegidas, terras indíginas e áreas desmatadas do países amazônicos.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2903200910.htm

Nenhum comentário: