quinta-feira, 2 de abril de 2009

G-20 vai considerar plano do príncipe Charles para salvar florestas tropicais

Líderes do Grupo dos 20 (G20, os países ricos e os principais emergentes) concordaram em considerar o plano proposto pelo príncipe Charles para salvar as florestas tropicais do mundo. A decisão ocorreu durante o encontro entre o G-20 e o príncipe, no Palácio St. James, Inglaterra, cujo um dos objetivos era discutir as ações que podem ser feitas a fim de proteger as florestas tropicais e, assim, diminuir o ritmo das alterações climáticas.
Intitulado de "Um Pacote Emergencial para Florestas Tropicais" (An Emergency Package for Tropical Forests - em inglês), o plano defende o pagamento de bilhões de libras aos países em desenvolvimento para evitar o desmatamento por meio de mecanismos do mercado. Enquanto o plano não é colocado em prática, o príncipe defende a adoção de um "pacote de emergência", que investirá bilhões na salvação de florestas já no começo do ano que vem.
Os 15 líderes mundiais presentes, incluindo o ministro de relações Exteriores, Celso Amorim, e a secretária de Estado Hillary Clinton, concordaram em tentar criar um meio de aumentar o financiamento de emergência.
"Acredito que o consenso alcançado nesta reunião vai permitir o desenvolvimento de uma abordagem para lidar com a questão do desmatamento, sendo capaz não só de aliviar o sofrimento de milhões de pessoas pobres do nosso planeta, mas também de nos dar o presente mais evasivo e precioso em nossa luta contra as alterações climáticas, o tempo", conclui o príncipe.
Mais sobre o planoEm termos gerais, o relatório descreve um pacote de medidas de emergência para diminuir o desmatamento das florestas tropicais do mundo inteiro. Ao todo há dez propostas, entre elas: pagamento às nações que possuem florestas para conter o desmatamento e ação global para mapear os responsáveis pela devastação.
Neste ano, o plano será trabalhado e discutido com as partes interessadas para melhorar ainda mais a proposta e integrá-la com outras iniciativas.
A implementação deste pacote de emergência dependerá da aceitação por parte dos governos e das comunidades de nações que possuem florestas tropicais e os governos dos principais países desenvolvidos, em conjunto com a participação ativa dos mercados de capitais privados.
Veja o plano completo: An Emergency Package for Tropical Forests

Nenhum comentário: