sábado, 7 de março de 2009

A SEMANA POLÍTICA DE FERNANDO RODRIGUES - da Folha


Poder e política na semana
Destaque.
O senador Aloizio Mercadante (SP), líder do PT no Senado, classificou a eleição de Fernando Collor (PTB-AL) para a presidência da Comissão de Infraestrutura como resultado de uma "aliança espúria".
Pois é meu caro Senador, foram essas alianças espúrias as que trouxeram de volta ao Fernando collor para ocupar um lugar de destaque na política brasileira.
Quem pariu Matheus que o embale!!!

O ano vai começar para valer agora em Brasília (pelo menos, até a Páscoa...). Neste mês de março o governo deve enviar ao Congresso, depois de adiar várias vezes, a lei de acesso a informações públicas. A data ainda não está acertada.
Nesta semana, o deputado do castelo, Edmar Moreira (ex-DEM-MG), vai finalmente ser notificado (3a feira) sobre possível quebra de decoro e o tema das notas ficais dos congressistas vai voltar ao noticiário. Os deputados e os senadores achavam que iam se livrar dessa, que no Carnaval tudo seria esquecido. Nada disso. O assunto volta com força neste mês de março.
Nos bastidores verde-oliva, generais andam reclamando da Estratégia Nacional de Defesa. Pode sair algum coelho desse matagal.
A seguir, o que pode chamar a atenção na semana que começa: segunda (02.mar)
Lula em São Paulo – recebe o primeiro-ministro da Holanda, Jan Peter Balkenende, na FIESP. Depois, inaugura sistema de tratamento de esgoto em Campinas.

Embraer – o Ministério Público realiza audiência pública de mediação entre a Embraer e representantes dos empregados. Na semana retrasada, a empresa demitiu mais de 4 mil.

Alto Comando do Exército – reúne-se nesta semana. Alguns generais estrelados andam resmungando contra Política Nacional de Defesa.

TST – essa jabuticaba judicial dá posse ao seu novo presidente, ministro Milton de Moura França. Ocasião é boa para ver a corte brasiliense reunida, pois os políticos comparecem em peso para o beija-mão.

PEC dos Vereadores – deputados e senadores recebem vereadores para negociar a promulgação da PEC que aumenta o número de vagas nas Câmaras municipais. O encontro acontece às 8h.

terça (03.mar)
Coordenação política – Lula reúne a tropa, como de costume. Pauta: Dilma, 2010, Dilma, 2010. Ah, e também a crise econômica.

Deputado do castelo – será notificado das acusações feitas pelo PSOL. Edmar Moreira está sumido há um mês. Se der as caras e for notificado, terá 5 dias para se defender. Ou seja, o caso fica para a semana que vem.

TSE julga Jackson Lago – o Tribunal retoma o julgamento do governador do Maranhão e do seu vice, Luiz Carlos Porto.

Reforma Tributária – evento na CNI. Abertura terá o ministro da fazenda, Guido Mantega, o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente da Câmara, Michel Temer.

Plenário da Câmara – vota a MP 449/08. Tradução: perdão de dívidas com a União em valores iguais ou inferiores a R$ 10 mil.

quarta (04.mar)
A nova Abin - Lula reúne ministros para discutir como vai ser o serviço de arapongagem oficial.

Carnificina na Câmara – deputados escolhem presidentes e vices das comissões de trabalho. No Senado, a disputa vai se estender por mais algum tempo.

Reforma tributátia – reunião dos líderes na Câmara com o relator da proposta, o deputado Sandro Mabel (PP-GO). Palpite do blog: não é nada, não é nada... não é nada mesmo.

Ciro Gomes e a terceira via - deputado federal pelo PSB-CE se reúne com políticos de seu partido, na Câmara, para traçar estratégia eleitoral para 2010. Ciro será candidato a presidente? Palpite do blog: está cada vez mais difícil. Aliás, pela ausência de Ciro nos últimos... semestres, será que ele ainda deseja continuar na política?
quinta (05.mar)
Raupp no STF – o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) vai ao banco dos réus no Supremo. Ele responde por gestão fraudulenta de instituição financeira e crime contra a lei de licitações.

Seminário com ministros - o presidente Lula abre o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento com debates e palestras de ministros, economistas e presidentes de empresas.

Embraer – O Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP) realiza audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e a Embraer.

O colunista do UOL fala sobre as dificuldades do governo Lula com sua base aliada no Congresso, evidenciada com a eleição de Fernando Collor para a Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado, a falta de transparência nos gastos dos parlamentares, a paralisia do Legislativo, a estratégia do governo Lula para tentar enfrentar a crise econômica, o cenário para a disputa presidencial em 2010 e mais, a censura importa pelo governo Lula às atas com informações históricas do extinto Conselho de Segurança Nacional; mais em UOL Notícias:


Nenhum comentário: