domingo, 15 de fevereiro de 2009

Crise teve 'grande impacto' na China, diz premiê - 危机的重大影响,对我国说,总理 - Crisis had 'major impact' on China, says prime


O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse nesta quarta-feira em um discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que a crise financeira mundial teve "grande impacto" na economia chinesa.
"A economia chinesa está sob grande pressão", disse o premie, explicando que o país enfrenta aumento na taxa de desemprego na zona rural e desaceleração no crescimento econômico.
A economia chinesa cresceu 9% em 2008. No entanto, no último trimestre do ano, o crescimento foi de apenas 6,8% - o resultado mais baixo desde 2001 -, devido principalmente à redução na demanda mundial pelos produtos exportados pelo país.
Wen citou entre as causas da crise financeira global "políticas macroeconômicas inadequadas em algumas economias".
Segundo ele, a crise levou a economia mundial à situação mais difícil no país desde a Grande Depressão.
Mesmo assim, ele disse esperar crescimento de 8% em 2009 e afirmou que, apesar de ser uma meta difícil, tem convicção de que pode ser alcançada "com trabalho duro".
Medidas
O governo chinês já anunciou uma série de medidas de auxílio à economia e uma restruturação no setor industrial.
De acordo com o premiê, "o uso extensivo de novas tecnologias aumentará a competitividade" e, com a redução das exportações, o país deve agora expandir o consumo doméstico.
Apesar das dificuldades, Wen ressaltou que, de modo geral, a economia chinesa está em boa forma.
"A economia da China continuará a crescer rapidamente e de maneira sólida? Alguns podem ter dúvidas quanto a isso, mas eu posso dar uma resposta definitiva", disse Wen. "Sim, vai. Estamos muito confiantes."

Nenhum comentário: