quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Educação - UFPA esclarece anulação de questões do PSS


Nesta quarta-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy recebeu um grupo de estudantes que concorrem a vagas ofertadas no Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS). De acordo com ele, a menos que haja um fato novo revelado, a Universidade não anulará a primeira fase do concurso, realizado no dia 22 de novembro, e o calendário de provas será mantido.

Ontem, cerca de 300 estudantes bloquearam o trecho entre a avenida Alcindo Cacela e avenida Magalhães Barata, hoje (1), por volta de 12h30, como forma xde prostesto contra a primeira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Carlos Maneschy explica que a prova da segunda fase do certame foi refeita pela nova banca elaboradora da disciplina de geografia e que a terceira fase do processo seletivo também será reelaborada. “Não há nenhum indício de que houve vazamento ou fraude na prova, nem denúncias oficializadas neste sentido. Portanto, a lisura do concurso está garantida e os problemas se restringiram a disciplina de geografia.

Para o reitor da UFPA o problema é grave e irreparável. “Diante da situação, qualquer medida que tomássemos prejudicaria alguns ou muitos candidatos. Escolhemos aquela que, pela nossa experiência na realização de processos seletivos e compreensão sobre as conseqüências da decisão, prejudicaria um número menor de pessoas por interferir o menos possível no resultado final do processo”, assegurou.

O dirigente da Universidade esclareceu ainda que já havia recebido procuradores do Ministério Público Federal (MPF) com aos quais compartilhou as informações sobre o caso e que a Universidade já protocolou o processo junto ao MPF. “Os documentos ainda estão sendo analisados, mas, até este momento, o Ministério Público está de acordo com os procedimentos adotados pela UFPA”. O reitor garantiu que a UFPA cumprirá todas as determinações da justiça.

Carlos Maneschy disse ainda que uma sindicância interna para apurar o caso já foi iniciada e que as apurações devem ser concluídas o mais rápido possível para que se inicie o processo administrativo disciplinar. Caso sejam encontrados indícios de que houve irregularidades, as punições serão imediatas.

RESULTADO

A lista de candidatos aprovados para a segunda fase do processo já foi divulgada no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA. No total, 41.258 candidatos farão a segunda prova e devem imprimir um novo cartão de inscrição para realizar a avaliação. A segunda fase do PSS acontecerá no próximo dia 13 de dezembro.

(Diário Online/ Ascom UFPA)

Nenhum comentário: