domingo, 29 de novembro de 2009

Economia - Encontro celebra 50 anos de Formação Econômica do Brasil


Edição comemorativa foi lançada em mesa-redonda no Ipea, assim como as obras "Cinquenta Anos de Formação Econômica do Brasil" e "Diálogos para o Desenvolvimento"

Uma mesa-redonda marcou, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o lançamento das obras Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado– Edição Comemorativa de 50 Anos (Companhia das Letras), Cinquenta Anos de Formação Econômica do Brasil – Ensaios sobre a Obra Clássica de Celso Furtado e Diálogos para o Desenvolvimento - Volume 1 (Ipea). O encontro, na sexta-feira, dia 27, teve a presença do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães e de Rosa Freire d´Aguiar Furtado, viúva de Celso Furtado. João Sicsú, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, foi o mediador.

Também participaram da mesa-redonda Ricardo Bielschowsky (Cepal/Brasil), Marcos Maciel Formiga (CNI/Senai-DN e Ceam/UnB), Tarcício Patrício de Araújo (UFPE), Salvador Werneck Vianna (Ipea) e Júnior Macambira (IDT). Uma das obras mais conhecidas e comentadas de Celso Furtado, Formação Econômica do Brasil já foi traduzido para diversos idiomas. O livro foi escrito no Reino Unido, quando Furtado dava aulas na Universidade de Cambridge, e é baseado em ideias lançadas pelo autor em sua tese de doutorado – defendida na Universidade Sorbonne, em Paris.

O encontro no Ipea teve ainda a exibição do filme O Longo Amanhecer, uma cinebiografia de Furtado. O evento começou às 17h e ocorreu no auditório do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Ed. BNDES, subsolo).

Nenhum comentário: