segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Política - Governo do Pará confirma substituto na SEFA


Confirmado: diretor do Sebrae assumirá a Sefa.

Você sabe qual foi a razão da exoneração do Zé Raimundo, nosso colega da Faculdade de Economia da UFPA?.

Fala-se em falta de competência e falta de inteligência emocional para administrar os problemas com os servidores e o sindicato. Em uma queda de braço com o ex-chefe da Casa Civil, a corda se cortou pelo elo mais fraco, como dizia o filósofo.  

O presidente do Sindicato dos Servidores do Fisco do Pará (Sinditaf), Charles Alcantara, recebeu com reservas a notícia da confirmação do economista Vando Vidal de Oliveira Rego, 42, para comandar a Secretaria de Estado da Fazenda. A nomeação, determinada pela governadora Ana Júlia Carepa, será publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado.

Vidal assume o lugar do economista José Raimundo Barreto Trindade, que se desgastou com a queda vertiginosa de arrecadação e pela greve dos servidores da fazenda, encerrada na sexta-feira. “O fato de ele não ser oriundo da área sindical é uma temeridade. Vai ter que negociar conosco e pode repetir a atuação de José Raimundo Trindade. Mas como não sei muito sobre o perfil do novo secretário, prefiro esperar para conferir”, disse Alcantara, ex-chefe da Casa Civil da governadora Ana Júlia.

Alcantara enfatizou que espera do novo secretário transparência nas ações, valorização do servidor fazendário e das políticas fazendárias. O sindicalista disse que está disposto a colaborar com o novo secretário, desde que este trabalhe de acordo com os princípios éticos que devem nortear o setor fazendário.

PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO

Especialista em Economia do Trabalho, Vando Vidal ocupava, desde janeiro, o cargo de diretor administrativo e financeiro do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pará).

Entre 2007 e 2008, foi diretor de Planejamento, Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, ocupada por Maurílio Monteiro, ex-cunhado da governadora e, ao que se diz nos bastidores, é o patrono da indicação de Vidal para o lugar de Trindade.

O novo secretário é natural de Santarém. Ele também coordenou o Grupo Especial de Trabalho em Engenharia dos Parques Tecnológicos, Distritos Industriais e Infraestrutura do Programa NavegaPará. Na Prefeitura de Belém, em 2003, assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Saneamento. Em 2006, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, em Canaã dos Carajás, então administrado pelo PT. Mas não tem militância no partido.

Secretários e parlamentares do PT não quiseram comentar a indicação de Vando Vidal, em detrimento de José Júlio Lima, que aparecia como favorito entre os auxiliares diretos da governadora. Consultados, afirmaram que a nomeação é prerrogativa de Ana Júlia e que não lhes compete discutir isso. O líder do PT na Assembleia Legislativa, Airton Faleiro, não foi encontrado para comentar a substituição. (Diário do Pará).

Nenhum comentário: