sexta-feira, 17 de abril de 2009

REUNIÃO DE LÍDERES DAS AMÉRICAS - Cuba e crise econômica são principais assuntos do primeiro encontro de Obama com líderes

Cuba e crise financeira. Estes devem ser, na opinião de Sérgio Dávila e Luiz Felipe de Alencastro, colunistas do UOL Notícias, os principais assuntos da 5ª Cúpula das Américas, que começa nesta sexta (dia 17) e será realizada em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago. Será o primeiro encontro do presidente norte-americano Barack Obama com 33 líderes de países das Américas do Norte, Central e do SulTanto para Alencastro como para Dávila, Obama deve se preparar para ouvir bastante. Os latino-americanos, especialmente, devem fazer uma forte pressão pelo fim do embargo econômico a Cuba e por mais medidas que evitem o agravamento da crise financeira no continente. Paradoxalmente, os dois assuntos ficarão de fora do documento final da Cúpula das Américas, cujo rascunho já foi divulgado na semana passada.

Na última semana, Obama amenizou algumas restrições impostas a Cuba, permitindo que imigrantes cubanos nos Estados Unidos não tenham mais limites para as viagens que podem fazer à ilha e nem para transferir dinheiro aos parentes e amigos."Cuba é o bode no meio da sala na reunião. Os Estados Unidos não querem falar sobre ele, mas será cobrado. Obama provavelmente não fará nenhuma promessa em relação ao fim do embargo", afirma Sérgio Dávila.Para Luiz Felipe de Alencastro, o governo Obama não fará mais nenhuma concessão unilateral. "Os Estados Unidos querem ver iniciativas do lado cubano, principalmente em relação aos direitos humanos e à liberdade de expressão", diz Alencastro. Além disso, Alencastro também acredita que Cuba não poderá voltar tão cedo à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Leia aqui reportagem completa da Folha: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/04/16/ult1859u885.jhtm

Nenhum comentário: