sábado, 18 de abril de 2009

Obama defende "aliança entre iguais" com AL e diálogo com Cuba


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta sexta-feira, em Trinidad e Tobago, em seu discurso na abertura da Cúpula das Américas, que manterá uma "uma aliança de iguais"com a América Latina. Ele também afirmou que está aberto ao diálogo com Cuba sobre uma ampla lista de assuntos, mas destacou que não quer "falar por falar".
Obama e Chávez apertam as mãos em Cúpula das AméricasComeça Cúpula com 34 países; ausente, Cuba é tema dominanteEntenda o que está em jogo na 5ª Cúpula das Américas.
No discurso, Obama ofereceu uma nova relação com o continente e reconheceu: "Apesar de os EUA terem feito muito em favor da paz e da prosperidade no continente, às vezes também temos nos desentendido ou tentamos ditar nossas condições. Prometo que eu busco uma aliança de iguais".

"Não há um parceiro maior e outro menor em nossas relações; simplesmente há uma implicação baseada em nosso respeito mútuo, nossos interesses comuns e nossos valores compartilhados. Estou aqui para lançar um novo capítulo de aproximação que continuará durante meu mandato", disse.

O presidente americano uma colaboração inédita no continente para buscar uma nova prosperidade econômica e lutar contra a crise atual. Neste sentido, prometeu "colaborar para garantir que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) adote os passos necessários para aumentar o nível atual de crédito e para estudar cuidadosamente as necessidades de recapitalização no futuro".

Obama expressou também compromisso com a luta contra a desigualdade e "a criação de prosperidade a partir de baixo". O presidente americano anunciou um novo Fundo de Crescimento para o Microfinanciamento destinado ao continente, e garantiu que contribuirá para restabelecer os empréstimos às companhias.

Um comentário:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Olá ENRIQUE, fui ler seu perfil, e reparei o quanto sabes bem sobre o que li em seu espaço cultural, eu só apenas uma Poetisa, contudo acredito que estamos aqui para somar e dividir, onde hoje eu leio você, e amanhã você vai ler-me em meu espaço literário, e nessa troca, todos saimos ganhando,
meus cumprimentos ao seu espaço,
Efigênia Coutinho