segunda-feira, 13 de abril de 2009

POLÍTICA - PACTO REPUBLICANO DA UMA FORCINHA PARA BANDIDOS

Apesar de todos os elogios recebidos pelo “Pacto Republicano” assinado hoje em Brasília, entre os poderes da União, não da para deixar passar uma medida, inexplicável, como foi a de eliminar ou diminuir o uso das algemas, nos casos das apreensões policiais feitas em acusados de crimes. Há um pouco de tudo nas propostas inseridas no pacto. Tratam de escutas telefônicas, de algemas, de prisão preventiva, de abuso de autoridade, etc.
Essa medida só pode favorecer aos bandidos e quadrilhas organizadas, já que nas apreensões de políticos não existe essa preocupação. Eles estão perfeitamente protegidos pela lei, que os ampara.
Em outros países as apreensões da policia são feitas algemando os criminosos de pés e mãos, no Brasil, apesar de aumentar os índices de violência, os direitos humanos dos supostos “cidadãos’ que cometem crimes, são muito bem resguardados.
Um novo pacto deveria ser assinado pelos poderes da União, levar à justiça os responsáveis pela violação dos direitos humanos, durante os regimes ditatoriais no Brasil. Os países onde existiram ditaduras já estão encerrando os processos de condenas aos culpados pela repressão, tortura e assassinatos, por enquanto no Brasil a impunidade ainda continua. Existe só um Ministro do governo que tem encabeçado a missão de abrir os processos para levar à justiça os criminosos, é o Ministro Tarso Genro, que, lamentavelmente não tem tido muito apoio pelos companheiros do PT.

Nenhum comentário: