segunda-feira, 23 de março de 2009

Datafolha: PT e PSDB patinam nos Estados; PMDB tem candidatos competitivos em 5 das 10 UFs pesquisadas

Do Blog do Fernando Rodrigues da Folha.
O Datafolha fez pesquisas eleitorais em 9 Estados e no Distrito Federal. Estão todas disponíveis no site do instituto. Aqui, nesta página, a tradição de publicar levantamentos eleitorais começou no ano 2000 e o internauta encontra a maior compilação de pesquisas de todos os institutos disponíveis na web.

Mas qual foi o resultado do levantamento do Datafolha?

Basicamente: PT e PSDB patinam e PMDB está na frente. Sem citar nomes de candidatos, aí vai a situação apurada pelo Datafolha:

SP – PSDB na frente – isolado
RJ – PMDB na frente – isolado
MG – PMDB na frente – isolado
RS – PT na frente (empatado com PMDB)
BA – PT na frente – isolado
PE – PSB na frente (empatado com PMDB)
DF – DEM na frente (empatado com PMDB)
PR – PSDB na frente – isolado
SC – PP na frente – isolado
CE – PSB na frente – isolado

Como se observa, em apenas 1 das 10 unidades da Federação pesquisadas, a Bahia, o PT está na frente de maneira isolada para a disputa de governador no ano que vem. Em um outro Estado, o Rio Grande do Sul, há um petista na disputa, mas empatado com o segundo colocado.

Em resumo, como sempre, o PT continua a ter um desempenho menos satisfatório do que Lula nas urnas. O presidente, só para lembrar, tem uma taxa de aprovação de 65% dos brasileiros –a mais alta entre todos os presidentes eleitos pelo voto direto depois da ditadura militar, encerrada em 1985.

E em 2010, para má sorte do PT, pela primeira vez Lula não será candidato –pois já está no seu segundo mandato e não pode mais se candidatar.

Mas se o PT não está essa maravilha nos principais Estados, o mesmo pode-se dizer do PSDB. Os tucanos só têm candidatos favoritos em 2 dos 10 Estados pesquisados pelo Datafolha –São Paulo e Paraná. Destaque para São Paulo, o maior estado em número de eleitores.

Quem está bem, para variar, é o PMDB: está na frente na disputa em 2 Estados (Rio e Minas) de maneira isolada e ainda disputa com chances em outros 3 (Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal). Ou seja, em metade dos 10 mais importantes Estados brasileiros, quem está no páreo são mesmo os candidatos do PMDB –um partido que surpreende a cada eleição. No Congresso é sempre apontado como um dos mais corruptos, adepto das piores práticas políticas, mas os eleitores acabam escolhendo candidatos do PMDB para dirigir os Estados.

É o caso, talvez, de indagar: se o PMDB é de fato tão ruim como se fala, se tem tanta corrupção, porque é sempre o partido predileto dos eleitores? Precisariam os eleitores brasileiros de uma sessão coletiva de psicanálise? Até porque, votam no PMDB para depois passar 4 anos reclamado de quem elegeram.

Nenhum comentário: