quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sangue no olho

Convocação de Ideli mostra descontentamento, diz ex-ministro da Pesca

BRASÍLIA - Ex-ministro da Pesca, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), disse nesta quarta-feira que a convocação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pela Câmara é uma demonstração de “descontentamento” de “alguns setores da base aliada” com o governo.

Sucessor de Ideli no Ministério da Pesca, Luiz Sérgio comparou a convocação da ministra à de Miriam Belchior (Planejamento), aprovada em março pela Comissão de Trabalho. Não é, segundo ele, um “caso com essa ou aquela ministra”, mas uma “expressão de descontentamento”. “O importante é saber diagnosticar onde ele está”, declarou, em referência ao descontentamento.

Nesta manhã, a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou a convocação da ministra em razão da suposta vinculação entre a compra de 28 lanchas de uma empresa que doou R$ 150 mil à campanha de Ideli ao governo de Santa Catarina em 2010. A convocação foi aprovada por oito votos a sete. Deputados de PMDB, PP e PR deram votos pela convocação. Ainda não há data para o depoimento.

O contrato de aquisição das lanchas, alega a ministra, foi fechado antes de ela virar ministra da Pesca. Mas se transformou em alvo de suspeita porque a Intech Boating, empresa que venceu a licitação para fornecer as embarcações, fez a doação ao diretório do PT-SC, fonte de 80% da campanha de Ideli ao governo do Estado. Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou diversas irregularidades na operação.

Ministro entre junho de 2011 e fevereiro de 2012, Luiz Sergio avalia que a compra das 28 lanchas “foi mal feita”,  mas a ministra Ideli não teria “nenhuma relação” com o caso. A operação de compra, criticada pelo TCU, ocorreu na gestão do então ministro Altemir Gregolin (PT-SC).

(Yvna Sousa / Valor)

Nenhum comentário: