sexta-feira, 13 de abril de 2012

Quando China espirra....


PIB da China avança 8,1% ao ano no 1º trimestre, abaixo da expectativa

Por Dow Jones Newswires
 
PEQUIM - O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu ao ritmo anualizado de 8,1% no primeiro trimestre de 2012, o que significou o menor ritmo de expansão desde o primeiro trimestre de 2009.
O ritmo de expansão do PIB desacelerou no primeiro trimestre do ano em relação ao quarto trimestre de 2011, quando estava em 8,9% ao ano.


O resultado do primeiro trimestre também ficou abaixo da mediana (8,3%) das estimativas de 15 economistas ouvidos pela agência Dow Jones.

Em relação ao quarto trimestre, houve um avanço de 1,8% no período de janeiro a março, abaixo também da expansão de 2% registrada na comparação entre os últimos três meses de 2011 e o trimestre imediatamente anterior, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pelo (clique ao lado e veja mais informações)  Escritório Nacional de Estatísticas da China.

Economistas ouvidos pela Dow Jones previram que haveria uma desaceleração do ritmo de crescimento chinês, em meio ao enfraquecimento da demanda mundial  e ao desaquecimento do mercado imobiliário local, o que deve resultar em um aprofundamento de medidas de estímulo econômico.

O escritório de estatísticas chinês (clique ao lado e veja mais informações)  comentou o dado, argumentando que, em meio a pressões inflacionárias, o PIB do país ficou em um patamar razoável.

(Dow Jones Newswires)

Nenhum comentário: