sábado, 6 de agosto de 2011

Marta. Por que não te calas?

Marta recebe críticas do PT por declaração sobre interferência de Lula


RIO - A declaração da senadora Marta Suplicy (PT-SP), publicadas pelo Valor na edição desta sexta-feira,  de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode impor uma candidatura à Prefeitura de São Paulo, repercutiu negativamente entre alguns representantes do PT de São Paulo.

A maioria acredita que a senadora não precisava bater de frente com Lula e que o ex-presidente ainda tem peso suficiente para influenciar os representantes do partido e a população. “Ele não tem um apenas um poderzinho. Ela não precisava ter feito isto, batido de frente com o Lula. Gerou indignação dentro do partido”, disse um parlamentar paulista.
Já o ex-ministro José Dirceu saiu em defesa da senadora.  “As declarações dela têm legitimidade. Ela é a candidata natural, tem toda a razão”, afirmou. Dirceu disse, no entanto, que a senadora sabe que precisa do apoio de Lula para se eleger.

Hoje, no encontro da direção executiva nacional do PT, no Rio,  os petistas debatem mudanças no estatuto, como por exemplo,  a alteração do formato das prévias eleitorais, assunto polêmico e que tem dividido os dirigentes da sigla.

Curtas

 DEM x PSD
A Executiva Nacional do Democratas decidiu ontem entrar com representação na Procuradoria Geral Eleitoral para apurar suposta prática de falsidade ideológica eleitoral na fundação do Partido Social Democrático (PSD), criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Se comprovado o crime, a executiva democrata quer a punição dos responsáveis. Segundo dirigentes do DEM, a investida do partido - o mais prejudicado com a criação do PSD - tem como objetivos tentar reduzir a debandada de demistas para a outra legenda, protelar o registro e desmoralizar a nova sigla. Os documentos usados para formalizar a criação de diretórios municipais do PSD estariam sendo clonados, já que, pelo menos em 11 cidades de três Estados diferentes, o texto é idêntico para descrever reuniões realizadas em locais distantes geograficamente e em datas distintas.

Kassab

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse ontem que as denúncias de irregularidades na formação do seu novo partido, o PSD, foram feitas por "abutres de plantão" que querem impedir a sigla de disputar as eleições de 2012. "Todos sabem que existem aqueles que trabalham contra o nascimento do partido, aqueles que são contra a democracia e estão com saudades do tempo da ditadura", afirmou o prefeito. O PSD é investigado pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina, São Paulo, Amazonas e Bahia por coleta de assinaturas supostamente falsas. Foram encontradas nas listas de apoio a fundação do partido rubricas de pessoas mortas, presas ou que disseram não ter assinado.

Hacker ataca

O site do vereador de São Paulo, Carlos Apolinário (DEM), foi invadido ontem por hackers, como forma de protesto pela aprovação do "Dia do orgulho Heterossexual", proposto pelo vereador e aprovado na Câmara Municipal nesta semana. Os invasores enviaram 3 mil e-mails com dados sobre a violência contra homossexuais no Brasil. Ao Valor, o vereador disse que seu gabinete tem recebido ligações com ameaças desde a aprovação do projeto, que precisa ainda passar pelo crivo do prefeito, Gilberto Kassab.

(Paola de Moura / Valor)

Nenhum comentário: