sábado, 22 de janeiro de 2011

Pará - Os blog e as redes sociais, o uso da internet em Belém

Leia um amplo relatório que a empresa de pesquisas ACERTAR realizou em Belém sobre o uso da internet, por segmentos sociais, idade. Veja também quais são os principais blog (muitos chapa branca de jornais estabelecidos que apresentam maiores acessos.

Pesquise também outras informações que a empresa difunde e serviços que oferece:

Pesquisas eleitorais, Pesquisas de Mercado assessoria de imprensa, Consultorias
Pesquisas Sociais, Pesquisas de Desempenho Administrativo.  Construção de Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sistentável. Desenvolvimento de Indicadores Políticos, Sociais, Econômicos e Ambientais e outros serviços.



Com a intenção de realizar um mapeamento das características socioeconômicas dos usuários de internet no município de Belém, a empresa de pesquisas apresenta este estudo, que além das características sociais dos entrevistados, traz indicadores sobre a rotina de acesso e aos serviços disponíveis na internet.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2010 e contou com a participação 706 entrevistados residentes no município de Belém, sendo que o universo foi formado por pessoas de ambos os sexos com idade de 14 anos a mais. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados gerais, dentro de nível de confiança de 95,0%. 

Ressalta-se que foram abordadas 1.183 pessoas e 706 informaram serem usuários de Internet, ou seja, pessoas que informaram terem acessado a rede nos últimos 30 dias e para os quais foram aplicadas as questões específicas sobre o uso da Internet.

A pesquisa foi quantitativa do tipo survey (isto é, feita com plano de amostra, com aplicação de questionários estruturados e padronizados), baseada em amostra representativa da população de Belém. Para obter representatividade foram utilizadas amostras da população em estudo, estratificada por idade, sexo e classe econômica.
Para estimar a classe econômica dos entrevistados, utilizou-se o Critério de Classificação Econômica Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP, cujo objetivo é classificar economicamente a sociedade por meio do levantamento da posse de itens – utensílios domésticos – e da educação do chefe de família. Para tanto, considera-se um sistema de pontuação e a soma dos pontos é relacionada a uma determinada classe socioeconômica: A, B, C, D e E.

A base utilizada para a elaboração do plano amostral foi o CENSO 2010 realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, utilizando quotas proporcionais segundo as variáveis: sexo (masculino e feminino) e grupo de idade (14 e 15, 16 a 24, 25 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e 60 anos e mais).

Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado de acordo com os objetivos da pesquisa. Os entrevistados foram abordados aleatoriamente, em trânsito – em locais de fluxo populacional, de modo a evitar ao máximo o efeito de aglomeração, que pode tornar a amostra tendenciosa; as entrevistas foram realizadas de forma pessoal, face a face.

Para garantir a autenticidade e veracidade dos dados coletados, foram adotados dois níveis de controle de qualidade: Todos os questionários aplicados em campo foram devidamente criticados para avaliação da consistência das informações e 20% do material coletado em campo foi verificado.


A apresentação dos resultados da pesquisa é feita segundo as seguintes variáveis de cruzamento: classe econômica, sexo, grupo de idade e grau de instrução.

PERFIL DOS USUARIOS DE INTERNET
Foram considerados usuários ativos de Internet aqueles que acessam pelo mesmo uma vez durante o mês a internet de algum local, seja da residência, local de trabalho, estabelecimento de ensino, lan house, domicílio de outras pessoas ou qualquer outro local, por meio de microcomputador. Segundo a pesquisa, 59,7% da população de Belém com idade superior a 14 anos acessam a Internet. Isso significa que a cada 100 pessoas com idade superior a 14 anos, 60 são usuários ativos.

A análise por faixa etária mostra que os usuários ativos entre 16 a 24 anos são quem mais acessam a internet, representados por 86,6% das citações. Na faixa de 14 e 15 anos, 77,5%, dos entrevistados declararam ter navegado na web,nos últimos trinta dias. Porém, na faixa entre 50 e 59 anos, somente 50,1% dos respondentes utilizaram à internet e a menor taxa de usuários foi detectada na faixa de 60 anos ou mais, com 17,6%.

Em relação ao gênero, o percentual de homens que acessam a internet é de 61,9%, um pouco acima do contingente feminino, que registrou 57,6%.

Acesse o site da empresa 

ACERTAR


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