terça-feira, 2 de março de 2010

Chile - Terrremoto alterou o eixo da terra


Dentre as inumeráveis conseqüências que se podem contar a partir do terremoto grau 8.8 que afeito a Chile há uma que poucas pessoas podem haver considerado: Os dias agora são mais curtos e o planeta completo mudou a direção na qual se inclina. O experto geofísico da NASA, Richard Gross, contou á empresa de informação Bloomberg que "O cumprimento do dia deveria haver se encurtado em torno aos 1.26 microssegundos".
Ademais, "o eixo sob o que a Terra se balança deve ter-se deslocado em torno de 8 centímetros", afirmou. Si bem estes valores podem parecer mínimos, a somatória de distintos fenômenos terrestres ao longo das décadas vão modificando mais significativamente a maneira em que o planeta atua. David Kerridge, chefe de Perigos Terrestres e sistemas no Estudo Geológico Britânico, explicou à mesma publicação que o fenômeno sucede pela modificação da massa em um ponto da terra, as placas tectônicas mobilizam uma massa extraordinária ainda movimentando-se poucos centímetros.

"É o que se chama o efeito do patinador em gelo", indicou Kerridge, "ao igual que a velocidade em que um patinador gira aumenta quando acerca seus braços ao corpo, a terra acelera mais rápido ao modificar-se sua massa".

Leia a matéria completa na edição de hoje 02/03/2010 do Business Week Aqui

Nenhum comentário: