quinta-feira, 7 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE - ONU alerta para redes de pesca "fantasmas" que ameaçam a vida marinha



Um relatório da ONU divulgado nesta semana afirma que redes e equipamentos de pesca abandonados ou perdidos estão ameaçando a população de peixes e outros animais marinhos.

O relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que o equipamento abandonado ou perdido constitui cerca de 10% (640 mil toneladas) dos resíduos marinhos.

O transporte comercial marítimo é o principal responsável pelo abandono, perda ou descarte destes materiais em mar aberto. Nas áreas costeiras, os principais responsáveis estão localizados em terra. O estudo feito pelas duas organizações da ONU afirma que o problema está piorando devido ao aumento na escala de operações de pesca no mundo e devido à introdução de equipamentos que alta durabilidade, fabricados com materiais sintéticos.

O relatório afirma que entre os maiores impactos deste problema estão a captura contínua de peixes, conhecida como "pesca fantasma", e outros animais como tartarugas, aves e mamíferos marinhos, que ficam presos e morrem nas redes.

Além disso, estes equipamentos também podem causar alterações do ambiente e do solo marinho e o aumento dos riscos para navegação, com acidentes ou danos a embarcações.

Leia mais no UOL e na BBC Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, acontece o “Seminário Internacional de Construção do Código Ambiental do município de São Paulo”. O evento será no Hotel Boulevard, na cidade de São Paulo, das nove da manhã às cinco da tarde.
O seminário vai discutir com a sociedade civil, técnicos em urbanismo, em ecologia e em políticas públicas de meio ambiente o código ambiental da cidade de São Paulo, que tramita na Câmara Municipal. Além disso, serão coletadas sugestões que contribuam para a construção do código.
As sugestões serão colhidas em quatro oficinas temáticas, respectivamente: sobre a água, o ar, o solo e o ambiente construído, e a biodiversidade.
As inscrições são limitadas em 200 participantes e devem ser mandadas para a Marilu, através do e-mail codigoambiental@allwin.com.br, ou até o dia 25 de maio para o seguinte endereço: Rua da consolação, 368 – 12 andar – centro – São Paulo – SP. Cep: 01302-904 – São Paulo – SP. A/C: Organização seminário Código Ambiental. A ficha de inscrição deve conter o nome completo de participante, a entidade da qual faz parte ou representa, profissão ou especialidade, e a oficina temática da qual deseja participar.

Anônimo disse...

Depois de receber o e-mail ou ficha de inscrição pelo correio, e dependendo da disponibilidade de vaga, uma mensagem de confirmação da empresa All Win Comunicação será enviada. A mensagem contará com uma minuta do projeto de lei, a programação completa, além de endereço e referências do local de realização do evento. A inscrição dá direito à participação em todas as mesas do seminário e à alimentação ao longo do dia de atividades.
A organização pede a compreensão de todos caso a procura seja maior que o número de vagas. Se isso acontecer, será aceito apenas um representante por entidade. Vale lembrar que a organização também receberá contribuições por escrito para todas as oficinas.
Para esclarecer dúvidas e fazer pedidos de inscrição, é só entrar em contato através do e-mail sofia@allwin.com.br.