segunda-feira, 16 de junho de 2014

“Não estou nem aí”

Barbosa sobre debate de cotas no Judiciário


BRASILIA - Após sua última sessão como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Joaquim Ba rbosa, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), disse não estar “nem aí” sobre a continuidade de uma discussão sobre cotas para negros e índios no Judiciário - assunto que entrou em pauta na sessão desta segunda-feira com uma pesquisa sobre os juízes brasileiros.

“Não sei e estou de saída. Es ist mir ganz egal (em tradução livre do alemão, ‘para mim, tanto faz’). Não estou nem aí”, declarou o ministro, batendo as mãos uma contra a outra, em gesto de indiferença. A resposta ocorreu ao ser indagado se o primeiro Censo do Judiciário, divulgado nesta segunda-feira pelo CNJ, poderia resultar em políticas de cotas para negros e índios nos tribunais brasileiros.

A pesquisa mostrou que apenas 1,4% dos juízes brasileiros são negros e 0,1% indígenas. Outros 14% declararam-se pardos e 82,8%, brancos. O censo foi feito justamente para embasar um pedido de providências sobre cotas no Judiciário.

Barbosa também se recusou a fazer um balanço sobre sua gestão à frente do CNJ. Segundo ele, há balanços de ordem financeira, orçamentária, administrativa e disciplinar. “Infelizmente vocês nunca querem saber”, disse a jornalistas ao deixar sua última sessão como presidente. Barbosa se aposenta como ministro do STF no fim de junho.

Por Maíra Magro | Valor

Nenhum comentário: