Google+ Badge

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Diálogos com Charles Alcântara Ex PT e ex Chefe da Casa Civil da ex-governadora Ana Julia.


Charles Alcantara
47 min ·
Ex coordenador da Rede de Sustentabilidade no Pará.

Pergunta que não quer calar, resposta que não quer falar.
Em janeiro de 2013, cerca de 30 pessoas reuniram-se com Marina, em São Paulo, ocasião em que foi tomada a decisão de criação da Rede. Eu estava lá, entre os 30.
No dia 16 de fevereiro de 2013, em Brasília, aconteceu o ato de fundação da Rede. Eu também estava lá.
Participei de todas as discussões que antecederam e que resultaram na criação da Rede; integrei a primeira coordenação nacional da nova sigla e fui o primeiro porta-voz da Rede no Pará.
Quando me afastei da Rede (em outubro de 2013), não havia posição debatida e tomada sobre política econômica e tampouco havia essa abordagem obscurantista sobre corrupção e sobre “governo dos bons”.
Se alguém puder, que me responda:
Com base no que está escrito no programa de governo e no que está sendo dito por Marina, no que consiste, afinal, a nova política???


34 min · Curtir


Gonzalo V. Enríquez Charles Alcantara A nova política consiste em atuar de forma limpa e transparente e não se rodear dos bandidos que são parte da base aliada do Lula/Dilma. Veja bem, o povo elege antes de tudo uma nova liderança e não apenas quem mostra um programa detalhado de governo, se for programa Dilma não se elege já que ainda não apresentou nada, só frases e tópicos, falta o programa, apesar de terem 12 minutos na TV, conta apenas dois da Marina. A nova política vai ser considerar mais as alianças dos políticos que não tenham compromisso com a corrupção, isso é o que Brasil reclama. A nova política é contar com um congresso menos construído pelas quadrilhas que dominam hoje a base parlamentar da Dilma.

 Por exemplo, tirar os Sarney, os Barbalhos (aliado e paradigma do PT no Pará), tirar de vez a família Calheiros das alianças políticas e colocar políticos do PMDB que são modelos de ética e honestidade, isso é ruim?, indicar ministros, mais pela competência técnica que pelo caudal de apoio politico que ofereçam, esse apoio político virá depois, naturalmente, para constituir uma nova base aliada que represente uma nova política. Agora é pouco menos que infantil pedir para uma candidata que diga quais serão seus políticos quando ainda nem o primeiro turno foi realizado. Dilma tem programa? cadé?, vai tirar o Mantega e qual é p novo ministro?, e os banqueiros no governo Dilma foram ruins? Henrique Meireles, dono do Bank of Boston, foi ruim?.Dilma só pode ser contra um BC independente, uma vez que seu governo notoriamente lançou mão de mais pressão sobre o Banco Central para “segurar” os juros do que fez o próprio Lula, durante oito anos (2003-2011) — que conferiu credibilidade à política econômica de seu governo que a sucessora está longe de alcançar.

O problema está na imensa hipocrisia contida nos ataques de Dilma a Marina. Pois fui justamente seu ainda hoje ministro da Fazenda, Guido Mantega, quem, como principal assessor para assuntos econômicos do então candidato Lula, viu-se durante a campanha presidencial de 2002 incumbido de estudar in loco, na Europa, como funcionam os bancos centrais que, por lei, gozam de independência, sejam de que partido forem os respectivos governos. 

Amigo, em termos gerais, a nova política vem aí, mas é preciso todos contribuir nessa nova oportunidade que o Brasil terá com Marina Silva. Uma nova janela de oportunidade que também teremos para a Amazônia, que não seja vista como parte do modelo de crescimento do resto do Brasil. O problema do PT e de muitos que apesar de terem saído do Partido dos Trabalhadores, consiste na dificuldade de absorver, de incorporar novas teorias, diferentes daquelas, já caducas teorias do materialismo histórico, do pensamento cartesiano, mesmo  que supõe que somente teremos uma sociedade mais desenvolvida quando as forças produtivas evoluam e o capitalismo seja superado.

Finalmente Charles, vc que acompanhou o governo da Ana Julia e do Lula Dilma, os  Programas de Governo foram cumpridos?



Nenhum comentário: