terça-feira, 1 de julho de 2014

Na Agência de Inovação Tecnológica da UFPA lançado Prêmio Benchimol da Amazônia


Abertas inscrições para prêmios de incentivo ao empreendedorismo

São os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia.
O edital é aberto e contempla com o valor de R$ 65 mil por categoria.



Do G1 Pará e www.universitec.ufpa.br 
Prof. José Rincon Ferreira Coordenador do Prêmio 
Inscrições abertas para os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, que têm o objetivo de promover a reflexão sobre as perspectivas econômicas, tecnológicas, ambientais, sociais e o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento da Amazônia - com inovação voltada para a sustentabilidade da região. O edital é aberto e contempla com o valor de R$ 65 mil por categoria.

“O objetivo principal é estimular e premiar projetos de inovação ou empreendedorismo. É também reconhecer a importância do trabalho desenvolvido na região”, destaca José Rincon Ferreira, coordenador do Prêmio Professor Samuel Benchimol desde o seu lançamento – há 11 anos. O edição deste ano foi lançado no auditório da Universitec, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA.

Emanuel Adilson Souza Serrão, membro da comissão, também reforçou o benefício da participação. “As propostas são importantíssimas e participar e divulgar é altamente significativo. Só a participação no prêmio já dá visibilidade, um salto qualitativo de retorno e o respaldo de que se está no caminho certo. No âmbito da universidade, é interessante concorrer e apresentar propostas, trocar informações e interagir”.

A UFPA, por meio da Universitec, faz parte da comissão julgadora - que atualmente tem 35 membros - devido a sua importância em difundir, estimular e apoiar no empreendedorismo. “O Banco da Amazônia tem contribuído para realinhar a cultura do empreendedorismo com inovação pautada na sustentabilidade, e o prêmio vem com a mesma proposta. Isso tem tudo a ver com a Universitec, que é a célula propulsora da inovação da região”, explicou o gerente de Programas Governamentais do Banco da Amazônia, Oduval Lobato Neto.

Em média, por edição, são submetidas 400 propostas anuais e a UFPA tem uma participação expressiva da comunidade acadêmica, inclusive alguns premiados. São principalmente pesquisadores e empresas incubadas pelo programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), como a Amazon Dreams, Sianz e Chamma da Amazônia – citadas como exemplo por Rincon Ferreira.

Conheça as categorias

Prêmio Professor Samuel Benchimol
Projetos de Natureza Ambiental: contempla projetos que tenham o objetivo de mostrar como ambiente pode ser utilizado de forma racional e responsável.

Projetos de Natureza Econômico-Tecnológica: contempla projetos que tenham o objetivo de incentivar a realização de projetos que beneficiem a economia regional e as estruturas produtivas da Amazônia durante ou após a sua execução, a realização de projetos econômicos que aproveitem comercialmente o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia, promovendo a conservação da floresta.

Projetos de Natureza Social: contempla projetos que tenham impacto positivo no tecido social, gerando externalidades que melhorem as condições e a qualidade de vida da população amazônica.

Personalidade Amazônica: Agracia personalidades do meio amazônico, que se destacam em ações de desenvolvimento sustentável.

Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente
Empreendedorismo Consciente: incentiva a concepção de soluções criativas, inovadoras e estratégicas, conciliando os aspectos econômico, social e ecológico.

Suporte ao Desenvolvimento Regional: incentiva a realização de projetos que estimulem a criação de empresas na Região Amazônica, com estratégias inovadoras de atuação.

Empresa na Amazônia: premia empresas que sejam importantes no fortalecimento de cadeias produtivas.

Serviço
Os prêmios são instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior – MDIC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI, o SEBRAE Nacional, o Banco da Amazônia, entre outros. As inscrições podem ser submetidas até o dia 5 de setembro pelo site:www.amazonia.mdic.gov.br

Nenhum comentário: