Leia um amplo relatório que a empresa de pesquisas ACERTAR
realizou em Belém sobre o uso da internet, por segmentos sociais,
idade. Veja também quais são os principais blog (muitos chapa branca de
jornais estabelecidos que apresentam maiores acessos.
Pesquise também outras informações que a empresa difunde e serviços que oferece:
Pesquisas eleitorais, Pesquisas
de Mercado assessoria de imprensa, Consultorias
Pesquisas
Sociais, Pesquisas
de Desempenho Administrativo. Construção de Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sistentável. Desenvolvimento de Indicadores Políticos, Sociais, Econômicos e Ambientais e outros serviços.
Com a intenção de
realizar um mapeamento das características socioeconômicas dos usuários
de internet no município de Belém, a empresa de pesquisas apresenta este estudo, que além das características sociais dos
entrevistados, traz indicadores sobre a rotina de acesso e aos serviços
disponíveis na internet.
A pesquisa foi realizada entre os
dias 16 e 20 de dezembro de 2010 e contou com a participação 706
entrevistados residentes no município de Belém, sendo que o universo
foi formado por pessoas de ambos os sexos com idade de 14 anos a mais. A
margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou
para menos sobre os resultados gerais, dentro de nível de confiança de
95,0%.
Ressalta-se que foram abordadas 1.183
pessoas e 706 informaram serem usuários de Internet, ou seja, pessoas
que informaram terem acessado a rede nos últimos 30 dias e para os
quais foram aplicadas as questões específicas sobre o uso da Internet.
A pesquisa foi quantitativa do tipo survey
(isto é, feita com plano de amostra, com aplicação de questionários
estruturados e padronizados), baseada em amostra representativa da
população de Belém. Para obter representatividade foram utilizadas amostras da população em estudo, estratificada por idade, sexo e classe econômica.
Para estimar a classe econômica dos
entrevistados, utilizou-se o Critério de Classificação Econômica
Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa –
ABEP, cujo objetivo é classificar economicamente a sociedade por meio
do levantamento da posse de itens – utensílios domésticos – e da
educação do chefe de família. Para tanto, considera-se um sistema de
pontuação e a soma dos pontos é relacionada a uma determinada classe
socioeconômica: A, B, C, D e E.
A base utilizada para a elaboração do
plano amostral foi o CENSO 2010 realizado pelo IBGE – Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística, utilizando quotas proporcionais
segundo as variáveis: sexo (masculino e feminino) e grupo de idade (14
e 15, 16 a 24, 25 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e 60 anos e mais).
Os dados foram coletados por meio de
questionário estruturado de acordo com os objetivos da pesquisa. Os
entrevistados foram abordados aleatoriamente, em trânsito – em locais
de fluxo populacional, de modo a evitar ao máximo o efeito de
aglomeração, que pode tornar a amostra tendenciosa; as entrevistas foram
realizadas de forma pessoal, face a face.
Para garantir a autenticidade e
veracidade dos dados coletados, foram adotados dois níveis de controle
de qualidade: Todos os questionários aplicados em campo foram
devidamente criticados para avaliação da consistência das informações e
20% do material coletado em campo foi verificado.
A apresentação dos resultados da pesquisa é feita segundo as seguintes variáveis de cruzamento: classe econômica, sexo, grupo de idade e grau de instrução.
PERFIL DOS USUARIOS DE INTERNET
Foram considerados usuários ativos de Internet
aqueles que acessam pelo mesmo uma vez durante o mês a internet de
algum local, seja da residência, local de trabalho, estabelecimento de
ensino, lan house, domicílio de outras pessoas ou qualquer outro local,
por meio de microcomputador. Segundo a pesquisa, 59,7% da população de
Belém com idade superior a 14 anos acessam a Internet. Isso significa
que a cada 100 pessoas com idade superior a 14 anos, 60 são usuários
ativos.
A análise por faixa etária
mostra que os usuários ativos entre 16 a 24 anos são quem mais acessam a
internet, representados por 86,6% das citações. Na faixa de 14 e 15
anos, 77,5%, dos entrevistados declararam ter navegado na web,nos
últimos trinta dias. Porém, na faixa entre 50 e 59 anos, somente 50,1%
dos respondentes utilizaram à internet e a menor taxa de usuários foi
detectada na faixa de 60 anos ou mais, com 17,6%.
Em relação ao gênero, o
percentual de homens que acessam a internet é de 61,9%, um pouco acima
do contingente feminino, que registrou 57,6%.
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