‘A Amazônia pode ser o Vale do Silício da bioeconomia’
Inovar na região leva a biodivers do país a um diferencial competitivo, afirma o CEO da Natura. Graduado em engenharia elétrica pela USP, Ferreira tem MBA executivo pela Universidade de Michigan (EUA).
- O Estado S. Paulo, 22 de dezembro 2024 shagaly Ferreira.
“Eu vi os movimentos da COP-29 na direção correta: criação e regulament do mercado de carbono, de investimentos para compens (...)”
“Na COP-30 Brasilá um momento histórico em que poderá se posicionar como um dos líderes, senão o líder mundial, na mudança para a economia de baixo carbono.”
Por abrigar a maior biodiversidade do mundo, a Amazônia tem potencial para centralizar diversas frentes de voltadas para as soluções verdes que o tanto anseia. Com isso, diz o CEO da Natura, João Paulo Ferreira, a região pode se tornar oVale do Silício da bioeconomia”, principalmente se o poder público e o setor privadoarem para esse fim e perceberem o quanto a iniciativa pode trazer um competitivo para o Brasil diante dos pares globais.
mencionar o maior polo tecnológico dos Unidos, o executivo referência ao trabalho da Natura para promover um movimento semelhante no, com foco em bioinovação. No passado, a companhia investiu R$ 292 milhões nessa área Há dez anos, a empresa iniciou as operações do Ecoparque, um complexo industrial e de pesquisa sediado em Benevides, município do Estado do Pará.
A seguir, os principais trechos da entrevista:
A Natura nasceu no final dos anos 1960, focando na junção entre natureza e negócios, muito antes de asáticas ESG ganharem a agenda pública. trouxe algum tipo de diferencial para a empresa no mercado?
dúvida. Foi uma coisa curiosa sensibilidade do fundador da Natura (Antônio Luizabra) em batizar a empresa com esse nome, em uma na qual exist um fascínio por ingredientes sintéticos. Essa filosofia foi orientando a escolha de fazer negócio sempre buscando o que chamamos hoje de impacto positivo. Nós fomos para a Amazônia buscar na biodiversidade brasileira artigos de altíssima performance cosmética que só existem ali. Isso virou a nossa vantagem competitiva. Foi muito vanguardista esse posicionamento.
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