As diretrisez do Plano Dua-decenal estão sendo discutidas e o setor mineral emerge como um dos setores estratégicos que contribuirá com maiores recursos para investimentos produtivos para o Brasil nos próximos anos.
Para Cláudio Scliar, “essa discussão é de extrema importância, já que se trata da concretização de uma ferramenta estratégica de planejamento importante para o país”. O plano duo-decenal (2010-2030) de mineração é uma forma de planejamento, baseado em projetos que consolidam estudos de especialistas do setor.
O objetivo do encontro era debater as principais questões relacionadas à atividade mineral sustentável, priorizando a preservação e a proteção ambiental. No debate, também foram discutidas as necessidades e os desafios da mineração, levando em consideração os pontos positivos e negativos e as conseqüências em relação à mineração em áreas de preservação permanente (APPs), em unidades de conservação sustentável e de ordenamento territorial.
A reunião contou com a participação de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e de empresas do setor. Esse foi o primeiro de um total de nove encontros que acontecerão no mês de outubro.
Para maiores informações sobre o plano duo-decenal (2010-2030) acesse o arquivo Aqui
Leia mais notícias sobre o tema no site da Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário