Assinatura de compromisso para legalização da atividade garimpeira região de Itaituba e apresentação do projeto de APL de Joias e Gemas da SEICOM.
Na assinatura, a Prefeita Iliane, o Secretário da SEMA e o Deputado Aguiar. |
Quinta feira 07/02/2013, na sede da Prefeitura de Itaituba, foi assinado um termo de compromisso para legalização da atividade garimpeira na região garimpeira de Itaituba, nos municípios de Itaituba, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga.
Participaram do evento, na representação do governo do estado, o secretário José Colares, da prefeitura de Itaituba, a Prefeita Eliene Nunes e pelos Garimpeiros, Dirceu Frederico.
Participaram do evento, na representação do governo do estado, o secretário José Colares, da prefeitura de Itaituba, a Prefeita Eliene Nunes e pelos Garimpeiros, Dirceu Frederico.
Um dos principais acordos a que se chegou durante os debates, que se prolongaram por uma semana, foi a proibição, por parte do governo, de utilização de equipamentos que comprometam os afluentes diretos e indiretos do Rio Tapajós, tais como PCs e DRAGAS.
O Governo do Estado vai conceder um prazo que a retirada do equipamento e iniciar o processo de legalização e regularização ambiental da atividade dos garimpos na região.
Na assinatura do acordo, a Prefeita, a Secretária do Meio Ambiente do Município, o Secretário da SEMA, José Alberto Colares e a Secretária Adjunta da SEICOM, Maria Amélia Enríquez |
Algumas das PCs utilizadas na atividade de exploração dos garimpos ilegais. O dano que provocam nas áreas da floresta são irreparáveis. |
No encerramento da semana de trabalho, foi apresentado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração um projeto sobre implantação de um APL de GEMAS E JOIAS, como parte do processo de legalização da atividade garimpeira na região.
A Secretária Adjunta da SEICOM apresentação do Projeto de Gemas e Joias e Marjorie Neves Coordenadora de Desenvolvimento Socioambiental da SEICOM. |
Participaram no Seminário mais de 150 representantes do município do Itaituba e de instituições da indústria, comércio e do segmento de mineração do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário