RIO - Se o Chrome mantiver seu rápido ritmo de crescimento, o
navegador da Google se tornará o mais usado do mundo em setembro de
2012, acabando com 15 anos de liderança do Internet Explorer, da
Microsoft. Segundo dados da consultoria StatCounter, a participação de
mercado do Chrome cresceu 50% só este ano, atingindo fatia de 23,6% da
base de internautas. Os dados mostram que até dezembro deste ano o
software da Google ultrapassará o segundo colocado, Firefox, que hoje
tem 26.8%.
Enquanto o Chrome cresce, Firefox e IE perdem participação de
mercado de acordo com os números da StatCounter. Ambos os programas
perderam quatro pontos percentuais de participação no ano. O software da
Microsoft, líder de mercado desde 1998, ainda detém 41,7% dos usuários.
Depois de ter matado o rival Netscape, o IE chegou a alcançar 98%
do mercado. Mas hoje sua participação é a mais baixa desde 1997.
Roubar da Microsoft o posto de browser mais usado da internet
tornou-se um desafio para a companhia de Larry Page e Sergey Brin. No
Brasil, especificamente, a Google veiculou esta semana um comercial de
televisão pela primeira vez - e para divulgar o Chrome.
Como disse ao GLOBO Esteban Walther, diretor de Marketing da
Google para América Latina, o objetivo é mostrar que o Chrome é uma
porta de entrada para a internet.
- Fizemos o comercial para atingir um público que não está
on-line. O filme feito no Brasil mostra como uma menina contou com a
ajuda da internet para achar o dono de um cachorro, que estava perdido. O
outro comercial é uma versão americana (que mostra o pai registrando o
crescimento da filha). Para 2012, vamos ter novidades - adiantou
Walther.
O Chrome foi criado em setembro de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário