segunda-feira, 17 de março de 2014

Embarques de milho de Mato Grosso recuaram 62% em fevereiro



SÃO PAULO - As exportações de milho de Mato Grosso foram consideravelmente reduzidas em fevereiro para dar lugar aos embarques de soja, informou hoje o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim.

No último mês, o Estado exportou apenas 599 mil toneladas de milho, 62% abaixo de fevereiro do ano passado. Conforme o Imea, esse volume representou 56% do total embarcado pelo país, de 1,06 milhão de toneladas.

A participação mato-grossense nos embarques nacionais também está bem abaixo dos 69% de um ano atrás, o que demonstra que o foco do mercado na soja, que começa a ser escoada em ritmo intenso mais cedo em 2014. “A expectativa é que nos próximos meses os volumes diminuam ainda mais, voltando a se tornarem ativos a partir do segundo semestre, com a entrada da nova safra”, disse o Imea, no boletim.

Em fevereiro, os principais compradores do grão mato-grossense foram Vietnã e Argélia. O porto de Santos continua sendo o principal ponto de embarque, porém sua participação de 41% em fevereiro é inferior aos 51% do mesmo período do ano passado.

Mato Grosso já embarcou 13,95 milhões de toneladas de milho no acumulado da safra 2013/14, restando cerca de 590 mil toneladas, segundo projeções do Imea, a serem escoadas até a entrada da safra nova, a partir de junho.


(Mariana Caetano | Valor)

Criação de emprego dobra em fevereiro


FLORIANÓPOLIS - (Atualizada às 17h27) O mercado de trabalho brasileiro registrou criação líquida de 260.823 vagas em fevereiro, mais do que o dobro dos 123 mil postos de trabalho criados em fevereiro de 2013. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho.

O resultado de fevereiro é o melhor para o mês desde 2011, quando foram criadas 280,7 mil vagas. Também ficou acima da projeção média de dez instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data (120,1 mil). A criação de vagas em fevereiro também superou o teto das estimativas, de 158 mil novas vagas.
O saldo de fevereiro é oriundo de 1.989.181 contratações com carteira assinada e 1.728.358 demissões. No ano, foram abertas 302.190 vagas de emprego. De acordo com o ministério, de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014 foram criadas 4.792.529 vagas de trabalho.

Acumulado em 12 meses
Nos 12 meses terminados em fevereiro, de acordo com os dados do Caged, foram gerados 1,157 milhão de empregos no país. O resultado é 10,7% melhor do que o dos 12 meses terminados em janeiro, que indicavam a criação de 1,045 milhão de empregos. 

Ambos os dados utilizam a série histórica ajustada — com informações enviadas fora do prazo referentes ao período de março a janeiro, e números enviados apenas dentro do prazo referentes a fevereiro.
Esse avanço foi possível porque os 260.823 postos gerados no mês passado, na série sem ajuste, é superior tanto ao resultado de fevereiro de 2013 sem ajuste (criação de 123.446 postos de trabalho), quanto na com ajuste (168.013 novas vagas de trabalho).




(Evandro Baron | Para o Valor)

Até domingo




O Senado ou Vice, na Chapa do Jatene


Jornal navega no espaço. Não é tão simples assim tudo tem que ser acertado antes. 

Antes precisam acertar com os russos, principalmente com Mario Couto e uma longa relação de excelentes candidatos.

Mas para falar mal é só começar, já cansa. 




Paysandu vence o Remo 1X0 e abre vantagem



(Foto: Daniel Costa/DOL)
No primeiro confronto pela semifinal da Copa Verde, disputado entre Remo e Paysandu, neste domingo (16), no estádio do Mangueirão, a equipe do Papão fez valer sua melhor campanha do torneio e, com boa atuação no segundo tempo, abriu o placar e garantiu, por 1 a 0, a vantagem na busca pela vaga na final da competição.

Os torcedores, que compareceram em peso e foram os responsáveis por mais uma linda festa nas arquibancadas, assistiram a um primeiro tempo equilibrado, com muitos erros de passes e perdas de gols.

O segundo tempo foi todo do Paysandu, que dominou a partida e conseguiu abrir o placar aos 4 minutos com Heverton, que de cabeça mandou a bola no ângulo direito do goleiro Fabiano.

O Remo levou perigo ao Paysandu e tentou reagir, mas para piorar a situação dos azulinos, o atacante Val Barreto foi expulso aos 24 minutos, após uma pisada em Pikachu. Depois disso, a pressão da equipe bicolor aumentou e o restante dos minutos foram eletrizantes. Mas, o Remo não se acomodou e nos acréscimos, aos 47 minutos mandou a bola para o gol, tirando a tinta da trave.

O Paysandu encerrou o jogo garantindo o resultado positivo, que deu ao time a vantagem de um empate no segundo jogo da semifinal da Copa Verde, marcado para o dia 23 de março, às 19h30, no estádio do Mangueirão. Você poderá acompanhar o minuto a minuto da partida no DOL e no Twitter @DOLdiarioonline.

(Andressa Ferreira/DOL)

terça-feira, 11 de março de 2014

Nomeado novo Secretário da SEDIP, para responder pelo órgão de 1 a 18 de março.