segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Máxima indignação em Harvard: Os alunos da cátedra de Introdução à Economia exigem novas perspectivas acadêmicas.



Um fato estranho, digno de ser incluído na saga de "acredite ou não" Ripley, em 2011/02/11, um grupo de estudantes de economia tomou a decisão de se aposentar na Introdução à Economia bloco cadeira Harvard University, em protesto contra o conteúdo e abordagem a partir do qual a disciplina é leccionada.

O que é surpreendente neste fato?. Em primeiro lugar, o protesto veio como o destinatário directo conhecido economista Gregory Mankiw, ex-assessor do presidente George W. Bush e autor de um dos mais livros didáticos utilizados nas escolas macroeconomia da economia dentro e fora dos Estados Unidos.

 
Segundo, porque de acordo com a carta entregue pelos / as estudantes antes de se retirar da cadeira, a razão para o protesto estava indignado com o que consideram a vacuidade intelectual e corrupção moral e econômica de grande parte da academia cúmplices por ação ou omissão na atual crise econômica.

 
E em terceiro lugar, esta é uma incomum, porque os membros do movimento estudantil por trás deste ato de indignação contra um acadêmico pensam ento neoclássico pertencem à elite econômica, vida social e política dos Estados Unidos, que é formada Harvard University para liderar a corporações globais e / ou para aconselhar os governos sobre as políticas económicas e financeiras.Em vários pontos da carta para Professor Mankiw diz: "Hoje, estamos abandonando a sua classe, a fim de expressar a nossa insatisfação com o preconceito inerente a este curso. Estamos profundamente preocupados sobre como esse viés afeta os estudantes, a universidade ea sociedade em geral (...) Um estudo acadêmico legítimo da economia deve incluir uma discussão crítica das vantagens e deficiências de diferentes modelos econômicos.
 
Como sua classe não inclui fontes primárias e raramente tem artigos de periódicos acadêmicos, temos muito pouco acesso a abordagens alternativas econômicas. Não há justificativa para apresentar as teorias econômicas de Adam Smith como mais fundamental ou básico, por e-xample, a teoria keynesiana .. (...) .. Harvard diplomados desempenhar um papel importante nas instituições financeiras e formulação das políticas públicas em todo o mundo. Se ele falhar Harvard University na hora de equipar seus alunos com uma compreensão ampla e crítica da economia, suas ações provavelmente vai minar o sistema financeiro global. Os últimos cinco anos de crise econômica ter sido prova suficiente disso. "
A carta conclui: "Não estão retirando da classe neste dia, tanto para protestar contra a falta de discussão da teoria econômica básica como dar nosso apoio a um movimento que está mudando o discurso americano sobre injustiça econômica (Ocupar wall street ). Professor Mankiw, pedimos que você tome as nossas preocupações e da nossa retirada da classe a sério. "De acordo com relatórios a cobertura da mídia limitada dada a este protesto, o movimento dos estudantes de Harvard para uma economia de crítica, se expandiu e incorporou outras demandas para fazer Harvard uma "universidade socialmente responsável." Uma delas consiste na negociação de contratos de trabalho de serviço mais digno para o pessoal da universidade sofre políticas de trabalho flexíveis que tenham causado danos tanto para a classe trabalhadora americana. Movimentos similares começaram a surgir na Universidade Duke (Carolina do Norte) e da Universidade de Berkeley (California)

 
O movimento começou em Harvard para uma mudança na abordagem dominante para a economia ensino não é nova. Pelo contrário, é um movimento que contribui para a iniciativa por uma mudança no ensino desta disciplina, que começou em Maio de 2000 a estudantes de universidades francesas e meses mais tarde recebeu o apoio de estudantes de Cambridge, Inglaterra.

 
Naquela época, o movimento estudantil francês também emitiu uma carta declarando insatisfação geral com o ensino recebido, que os impediu de alcançar um profundo entendimento dos fenômenos econômicos a que as pessoas enfrentam no mundo real. Um trecho desta carta afirmou que "a maioria de nós escolheu a formação econômica, a fim de obter uma compreensão profunda dos fenômenos econômicos a que o cidadão de hoje é confrontado. Mas a educação é exposto como está, na maioria dos casos a teoria neoclássica ou abordagens derivadas - normalmente não responde a essa expectativa ". A carta terminava com uma exortação aos professores de francês semelhante à mensagem enviada para Professor Mankiw: Acorde antes que seja tarde demais!.
Quase 200 anos atrás, John Stuart Mill para assumir como chanceler da Universidade de Saint Andrew, lembrou o corpo docente da universidade, o papel das universidades não é fazer os alunos aprendem a repetir o que eles são ensinados a ser verdade mas sua função é formar pessoas capazes de pensar por si mesmos. De acordo com esse grande economista e filósofo, as universidades devem ensinar as pessoas a "colocar as coisas em dúvida, não aceitam as doutrinas, seus próprios ou de terceiros, sem o exame minucioso de crítica negativa, ainda vão falácias sem serem detectados, incoerências ou confusão , acima de tudo, insistem em significado claro de uma palavra antes de o utilizar eo significado de uma proposição antes de afirmar ... .... O objetivo da universidade é ensinar os conhecimentos necessários para os estudantes de ganhar a vida de uma forma particular. Seu objetivo não é a médicos trem ou engenheiros ou advogados (ou economistas) de trabalho, mas os seres humanos capazes e sensata ....... Os alunos são seres humanos antes de serem advogados, médicos, comerciantes, ou industriais e sim como somos seres humanos capazes e sensíveis, são eles próprios médicos e advogados (e economistas) capaz e sensível. "
É óbvio que a atual incapacidade das universidades para formar economistas críticos e respostas sensatas não apenas posições pessoais e ideológicos dos professores e / ou autoridades universitárias, mas responde a fatores relacionados ao papel que as universidades desempenham na reprodução de relações de poder dentro do sistema capitalista em sua fase neoliberal. Provavelmente um dos principais fatores por trás da crise no ensino de economia crítica e integral é a perda da identidade e da independência das universidades porque eles foram capturados por interesses corporativos e / ou demanda de mercado. Eles pressionaram diretamente (ou indiretamente) para se tornarem empresas de educação com a missão de treinar os dois tipos básicos de economistas de que o mercado exige no atual estágio do capitalismo: os economistas altamente qualificados / as em geral / econômica e não qualificados como especialistas para apoiar ou para trabalhar em funções de gestão. Este por sua vez, levou a uma espécie de fragmentação do conhecimento e da falta de pensamento crítico. É o resultado final? Economistas treinados para adaptar e / ou colaborar com o status quo que mantém a maior parte da humanidade na exclusão e pobreza.
A mensagem enviada em Harvard e estudantes de economia não deve passar despercebida pelas escolas da economia mundial, sobretudo nas escolas de economia nos países do sul. É hora de corrigir o curso (se perdeu em algum ponto). É hora de separar a verdadeira função do papel da universidade a formação técnica e, acima de tudo, é hora de voltar para a economia do ensino crítico, rigoroso e abrangente muita falta nos tempos atuais de crise sistêmica, que tem fez com que o sistema capitalista.

 
Se não agirmos agora, com fatos e discursos não apenas, as escolas de economia (e aqueles que trabalham nelas) estão em risco de execução - mais cedo ou mais tarde, com o destino do Mankiw Professor infeliz.

StarViewerTeam International 2011
Ha publicado este artículo con el permiso de la autora mediante una licencia de Creative Commons, respetando su libertad para publicarlo en otras fuentes.
Autora:
Julia Evelyn Martínez

domingo, 20 de novembro de 2011

PAINEL INTERNACIONAL DE RECURSOS da UNEP. Santo de Casa não faz milagre.






A professora da Faculdade de Economia da UFPA, Maria Amélia Rodrigues da Silva é a única representante Brasileira no Painel Internacional de Recursos da UNEP, é Paraense.








The International Resource Panel Confirmed Resource Panel members


1. Ernst U. von Weizsäcker

(co-chair)

International Resource Panel Co-Chair; Former Chairman of the Bundestag Environment Committee


2. Ashok Khosla

(co-chair)

International Resource Panel Co-Chair; President, IUCN; Founder, Development Alternatives, India


3. Jacqueline Aloisi de Larderel

Former Assistant Executive Director (2001-2003), United Nations Environment Programme (UNEP) and Director (1987-2003), UNEP Division of Technology, Industry and Economics


4. Stefan Bringezu

Director, Material Flows & Resource Management, Wuppertal Institute, Germany


Patrice Christman

Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), France


5. Partha Dasgupta

Professor, Cambridge University, UK


6. Eric Eboh

Executive Director, African Institute for Applied Economics, Nigeria


7. Marina Fischer-Kowalski

Director, Institute of Social Ecology, Faculty for Interdisciplinary Studies, University of Klagenfurt, Austria


8. Thomas Graedel

Professor, Industrial Ecology, Yale University, USA


9. Yvan Hardy

Chief Scientist (2003-2007), Natural Resources Canada


10. Maarten Hajer

Director, Netherlands Environmental Assessment Agency,

Professor of Public Policy, University of Amsterdam


11. Edgar Hertwich

Professor, Energy and Environmental Systems Analysis, Norwegian University of Science and Technology


12. Lea Kauppi

Director General, Finnish Environment Institute, Finland


13. Jacqueline McGlade

Executive Director, European Environment Agency (EEA)


14. Jeffrey McNeely

Senior Science Advisor, The World Conservation Union (IUCN)


15. Yuichi Moriguchi

Professor, Department of Urban Engineering, Graduate School of Engineering, University of Tokyo, Japan


16. Khawar Mumtaz

Director, Shirkat Ghah, Women Resource Centre, Pakistan


Mohan Munasinghe

Director General, Sustainable Consumption Institute, University of Manchester, UK


17. Richard Norgaard

Deputy Director-General, Policy Research Center for Environment and Economy, Ministry for Environmental Protection, China ;" class="table">Professor, University of California, Berkeley, USA


18. Walter Pengue

Professor, Periurban Studies Institute (ICO), Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina


19. Maria Rodrigues

Professor, Faculty of Economics, University Federal do Pará (UFPA), Brazil


20. Patricia Romero Lankao

Deputy Director, Institute for the Study of Society and Environment, National Centerfor Atmospheric Research (USA), Mexico


21. Anna Bella Siriban-Manalang

Director, Centre for Lean Systems, De La Salle University, The Philippines


23. 22. Sangwon Suh

Assistant Professor, Bren School of Environmental Science & Management, University of California, Santa Barbara, USA


24. Mark Swilling

Professor, Sustainability Institute, School of Public Leadership, Stellenbosch University, South Africa


25. Kevin Urama

Director, African Technology Policy Studies Network, Kenya


26. Ester van der Voet

Associate professor, Head of Industrial Ecology, Institute of Environmental Sciences (CML), Leiden University, the Netherlands


27. Ren Yong

Deputy Director-General, Policy Research Center for Environment and Economy, Ministry for Environmental Protection, China



Steering Committee


The Steering Committee, consisting of representatives from governments, the EC, UNEP and other organisations, advises on annual work programmes and budgets.


Members of the Steering Committee as of January 2009 are as follows:


Sylvie Lemmet: Director, UNEP Division of Technology, Industry and Economics (co-chair)

Soledad Blanco: Director, Industry, DG Environment, European Commission (co-chair)










National Governments


Canada: Natural Resources Canada


Chile: Comisión Nacional del Medio Ambiente


China: The Ministry of Environmental Protection


Denmark: The Ministry of the Environment


Egypt: Ministry of State for Environmental Affairs


Finland: Ministry of the Environment


France: Ministry of Ecology, Energy, Sustainable Development and Regional planning


Germany: Federal Ministry for the Environment


Hungary: Ministry of Environment and Water


India: Ministry of Environment and Forests


Indonesia: Ministry of Environment


Italy: Ministry for the Environment, Land and Sea


Japan: Ministry of the Environment


Kazakhstan: Ministry of Environmental Protection


Mexico: Ministry of the Environment and Natural Resources


Netherlands: Ministry of Infrastructure and the Environment


Norway: Ministry of the Environment


South Africa: Department of Environmental Affairs


Switzerland: Federal Office for the Environment


Russian Federation: Ministry of Natural Resources and Environment


Tanzania: Ministry of Water


USA: State Department





Intergovernmental Organizations


European Commission: Environment Directorate-General


Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD)





Civil Society Organizations


International Council for Science (ICSU)


The World Conservation Union (IUCN)


World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)








Secretariat





The Panel will be supported by a Secretariat, hosted by the Sustainable Consumption and Production Branch of UNEP's Division of Technology, Industry and Economics, based in Paris, France.


Click here to access the secure pages for the Secretariat and Members.

sábado, 19 de novembro de 2011

Pensamento do dia. Charles Chaplin.



"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!"



‘Caro amigo’...
Lula recebeu uma emocionada cartinha de Sarkozy.
Escreveu o presidente francês de próprio punho: “Caro Lula, ao saber de sua doença, pensei que seu destino é lutar sempre. Lutar pela democracia, pela justiça, por seu povo, pelos pobres, pela África, pela grandeza do Brasil. Lutar contra as adversidades que tanto surgiram em seu caminho. Agora, é preciso pensar um pouco em você e lutar por você mesmo. Um abraço do amigo Nicolas Sarkozy.”



Ex-governadora e sua secretária de Educação vão responder ação na justiça


A ex-govenrandora do Estado, Ana Júlia Carepa (PT) e a ex-secretária de Educação, Iracy Gallo Ritizmann, atual chefe de Gabinete do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alex Fiuza, Deverão responder à justiça pelo caso dos kits escolares distribuídos no governo Ana Júlia Carepa (PT), entre 2008 e 2009.

O assunto voltou à tona nesta sexta-feira (18). O juiz da 1ª Vara de Fazenda de Belém, Elder Lisboa, aceitou a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a ex-governadora Ana Júlia e a ex-secretária de Educação, Iracy Gallo Ritizmann, por prática de improbidade administrativa.

Além da distribuição dos kits pela Seduc aos estudantes das escolas públicas estaduais, a ação também inclui a divulgação de foto da governadora e de logomarca do governo em publicação denominada Educação em Revista, contendo as ações na área de educação promovidas pela administração petista. A denúncia do MP, assinada pelo promotor de Direitos Constitucionais, Firmino Matos, foi protocolada em 2009, considerando que a distribuição dos kits aos estudantes das escolas estaduais e da revista era irregular, por ferir o princípio da impessoalidade, por conter símbolos e imagens que caracterizam promoção pessoal.

Ontem, o magistrado concedeu despacho acatando a denúncia. Elder Lisboa definiu que há “farto conjunto probatório” anexado pelo MP à denúncia e mandou citar as duas ex-gestoras para que apresentem suas defesas. O juiz também determinou a citação do governo estadual para que, se achar conveniente, a atual administração ingresse à ação para dar justificativa.
Os kits escolares contendo uma mochila, uma agenda e duas camisas do uniforme das escolas estaduais foi distribuído a partir do segundo ano do governo Ana Júlia. O caso ganhou proporções escandalosas quando se descobriu que houve dispensa de licitação pela Seduc, sob a alegação de que os kits foram adquiridos com recursos de publicidade, portanto, já haviam sido licitados pelas agências que produziam a propaganda oficial do governo.

NOTA
Além do MP, o Ministério Público Federal (MPF) também denunciou a secretaria de Educação Iracy Gallo e seus diretores. O escândalo causou a queda de Iracy da Seduc e a indisponibilidade de seus bens e de seus técnicos pela Justiça Federal.

No entanto, através de nota, a ex-governadora divulgou cópia de parecer do então procurador-geral de Justiça, Geraldo Rocha, em que o então chefe do Ministério Público Estadual, em 16 dezembro de 2010, exclui a responsabilidade da então chefe do governo paraense. Como à época Ana Júlia ainda era governadora do Estado, os autos do inquérito da Promotoria de Direitos Constitucionais foram remetidos ao procurador-geral de Justiça a quem compete denúncias contra governadores.

Geraldo Rocha considerou que há provas de que houve, em tese, ato de improbidade administrativa. Porém, isentou a governadora da responsabilidade e apontou para os então titulares das secretarias de Educação e de Comunicação, área que realizou a licitação dos kits. “Houve violação dos princípios da moralidade e da impessoalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal e 4° da Lei da Improbidade Administrativa”, cita Rocha, no documento.

Mais adiante o então procurador afirma: “considerando que a governadora não foi a responsável pela produção e confecção dos kits, por isso, não possuía controle sobre o conteúdo do material, não pode ser responsabilizada por ato de improbidade ao qual não deu causa”. O chefe do MP também determinou que os autos do inquérito fossem remetidos de volta ao promotor Firmino Matos para promover ação civil pública contra os secretários de Educação e Comunicação.

A nota afirma que a “ação nada tem a ver com a aquisição e confecção de kits escolares” e afirma ainda que já apresentou defesa prévia ao MP sobre o caso da Revista Educação. “A revista em tela nunca fez parte dos kits escolares, apenas divulgou políticas públicas de governo que presidi, não havendo nenhuma conotação de propaganda pessoal ou ofensa ao princípio da impessoalidade o que tenho certeza no final do processo”, conclui a nota, assinada por Ana Júlia. 
(Diário do Pará)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Importação de veículos cresce acima da média no início de novembro

SÃO PAULO – A média diária de importação de veículos nas duas primeiras semanas deste mês cresceu 47,5% em relação à média diária de novembro  do ano passado. Em relação à média diária de outubro a alta foi de 19,9%. A elevação foi bem maior que a da importação total. A média diária do valor desembarcado nas duas primeiras semanas deste mês cresceu 25,2% em relação à média diária de novembro do ano passado. Na comparação com outubro o aumento foi de 10,1%.

Para Fábio Silveira, sócio da RC Consultores, o desempenho é resultado da antecipação na importação de veículos. Para o economista, os importadores estão aproveitando a janela de oportunidade aberta pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu até 15 de dezembro a elevação em 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O aumento do IPI atingiu principalmente os fornecedores asiáticos, já que as importações com origem na Argentina e no México não foram atingidas pela medida.

“Há antecipação, mas com certeza essa importação está sendo ponderada pela perspectiva de menor crescimento da demanda doméstica em 2012”, diz Silveira. “Os importadores também levam em consideração que a demanda por veículos será afetada por um  menor nível de consumo.” Silveira estima crescimento de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano. Para 2012, a expectativa de crescimento também é de 3%.
(Marta Watanabe | Valor)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Almir Gabriel falando do Sarney.

Não digo amém para o Sarney. Acho que o atraso do Maranhão é uma coisa que é culpa da família Sarney.

Capiberibe. Justiça seja feita

Justiça Eleitoral diploma João Capiberibe como senador



SÃO PAULO - O ex-governador João Capiberibe  (PSB) foi diplomado senador nesta segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, um ano depois de ter sido eleito. Capiberibe é o principal adversário do grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Amapá.

Na quarta-feira, Capiberibe deverá apresentar o diploma à Mesa Diretora do Senado e Sarney terá o prazo máximo de cinco sessões para empossá-lo.

No Senado, deverá ocupar a vaga do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), aliado de Sarney. Gilvam está licenciado e em sua cadeira  está seu irmão Geovani Pinheiro Borges (PMDB).

Capiberibe foi eleito em 2010 para o Senado com 130,4 mil votos, mas foi impedido de assumir o mandato depois de ser enquadrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Lei da Ficha Limpa.

Em 2005, Capiberibe, então senador, e sua esposa, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB), foram acusados de suposta compra de votos nas eleições de 2002 e perderam o mandato.

Em 2010, o casal concorreu com o registro indeferido pelo TSE por conta da condenação. Neste ano, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa não valeria para  a eleição de 2010. Janete tomou posse em julho.

Ex-prefeito de Macapá e ex-governador do Amapá por dois mandatos, Capiberibe registrou sua diplomação no Twitter.  “Hoje é o dia! Está chegando ao fim meu segundo exílio, que já dura seis anos”, escreveu no microblog.

Capiberibe e Janete são pais do governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB).
(Cristiane Agostine | Valor)