terça-feira, 25 de agosto de 2009

Política - O circo pode pegar fogo


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Depois de levantar um cartão vermelho no plenário do Senado para o senador José Sarney (PMDB-AP), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) bateu boca com o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) nesta terça-feira no plenário da Casa --o que resultou numa sucessiva troca de acusações entre os dois parlamentares. A confusão teve início depois que Fortes ironizou o cartão vermelho apresentado por Suplicy a Sarney, o que levou o petista a também apontar o cartão para o senador do DEM.

"Cartão vermelho para Vossa Excelência. Vossa Excelência precisa agir com respeito. Se começa a desviar, eu vou agir com essa determinação", afirmou Suplicy.

Leia matéria na íntegra
Aqui

Educação - A UFPA sai da escuridão a que estava submetida



O Reitor da da UFPA, Carlos Maneschy amunciou a instalação de um sistema de WI FI no Campus Universitário do Guamá, abrangindo, inclusive, a redondeza com internet de banda larga gratis.

Essa medida que incorporará a milhares de alunos ao uso das tecnologias de informação e comunicação, vem ao encontro de uma antiga demanda da comunidade universitária. Um passo seguinte poderia ser a instalação de cyber café e espaços de convivência para a comunidade possa permanecer mais tempo na UFPA.

Parabens!!!

Diário do Pará

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

AMAZÔNIA - Secretaria de C&T/TO promove concursos que popularizam a C&T

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins está realizando uma série de concursos com o objetivo de incentivar a população do Estado a conhecer, discutir e valorizar assuntos ligados à C&T. São eles: 3ª Gincana Tecnológica - "Desafio Tecnológico"; 2º Concurso de Curta Metragem - "Curta Ciência"; 1º Concurso de Cordel - "Cordel da Ciência"; 1º Concurso de Trabalhos Científicos e/ou Tecnológicos para Feira de Ciências e Tecnologia - "Concurso de Feira de Ciência e Tecnologia"; 1º Concurso de Blog - "Blog da Ciência"; e o 1º Concurso de Maquete - "Concurso de Maquetes".

Os estudantes das redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal do Estado do Tocantins nos níveis de ensino superior, técnico, médio integrado, médio ou fundamental, observadas as regras específicas de cada concurso dispostas no edital, já podem se inscrever, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site da secretaria, no link da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde também pode ser conferido o edital completo dos concursos.

Os participantes se envolverão, de diversas maneiras, com atividades ligadas à área científica e tecnológica. A Gincana Tecnológica, por exemplo, consiste em uma série de quatro desafios que deverão ser solucionados e apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009.

Os primeiros colocados receberão notebooks com tela 7", além de bolsas de incentivo para os estudantes e para os professores. Os segundos lugares vão levar para casa aparelhos de Mp5 e os terceiros colocados ganharão Mp4.

Informações sobre as ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins podem ser obtidas no site
Secretaria de C&T de Tocantins

AMAZÔNIA - Lançado edital que contempla a Amazônia Legal em projetos de C&T&I

O MCT e o CNPq lançaram, hoje (24), um edital que apoiará financeiramente projetos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, mediante o custeio de pesquisas, na Amazônia Legal, em todas as áreas do conhecimento. A data limite para a submissão das propostas é o dia 8 de outubro.

Serão disponibilizados R$ 8 milhões para financiar as propostas aprovadas. As áreas de biotecnologia, microeletrônica, software, engenharia de telecomunicações, tecnologias industriais básicas e energia serão priorizadas com 70% dos recursos disponíveis. Os 30% restantes destinam-se as demais áreas do conhecimento. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online , acompanhadas de arquivo contendo o projeto.

Os recursos serão distribuídos em três eixos de ação: Formação de recursos humanos através da concessão de bolsas de mestrado (GM) e doutorado (GD); Capacitação de recursos humanos através da concessão de bolsas nas seguintes modalidades: Especialista Visitante (EV), Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) e Apoio Técnico em Extensão no País (ATP) e Fixação de recursos humanos, através da concessão de bolsas SET.

Nos eixos 1 e 2, o proponente será o orientador/supervisor dos bolsistas. No caso do eixo 3, o proponente será o próprio bolsista da categoria SET. Cada candidato poderá apresentar um único projeto para apenas um dos eixos. Os recursos referentes às bolsas de mestrado e doutorado serão incluídos, automaticamente, pelo Formulário de Propostas Online, no orçamento do projeto.

A íntegra do edital está disponível neste no link do CNPq

Aqui

POLÍTICA - AS NOVIDADES DA SEMANA EM BRASÍLIA

E as novidades da semana?

Esta é a semana do teste do Senado, a primeira de processos arquivados. Chegou a hora de saber se acordos serão cumpridos e o que será feito do Conselho de Ética. José Sarney, pelo menos, demonstrou fôlego recuperado na entrevista de sábado ao jornalista Carlos Monfotte, da Globonews. Também tem um ato em favor de José Eduardo Dutra apra presidente do PT, Palocci no STF e Domingo, o PV faz a festa de filiação de marna Silva ao partido. E o blog quer acompanhar tudo de perto para levar a você informação de qualidade.

Segunda-feira, 24/08

Lula _ O presidente irá a São Paulo para a entrega do Prëmio MPE _ Micro e pequenas Empresas.

Energia _ Na Comissão de Infra-estrutura do Senado, Nelson Hubner, diretor-geral da Aneel, Maurício Tolmasquim, da EPE (empresa de Planejamento em Energia) e jerson Kelman, ex-diretor-geral da Aneel, têm debatem sobre recursos energeticos e planejamento estratégico para o setor.

Previdência _ O ministro José Pimentel faz uma nova reunião para discutir o reajuste das aposentadorias e pensões de segurados que recebemmais de um salário mínimo. O governo pretende fechar um acordo para as centrais sindicais antes que a Câmara leve a votos a proposta do senador Paulo Paim que prevê a equiparação dos reajustes.

Senado _ É o primeiro dia depois do "fico" de Aloizio Mercadante na liderança do PTe a primeira semana pós-arquivamento dos processos contra José Sarney e Arthur Virgílio. As atenções continuam concentradas ali.

Terça-feira __ 25/08

CPI da Petrobras _ Passadas as audiências da Agência Nacional do petróleo (ANP), a Comissão deflagra a série de depoimentos da Petrobras, a começar pela refinaria de Abreu e Lima em pernambuco que já tem relatório do TCU. Ouve primeiro os técnicos Glauco Colepicolo Legatti, Gerente Geral de Implementação de Empreendimentos para Refinaria Abreu e Lima, e Sérgio Santos Arantes, Gerente de Engenharia de Custos e Estimativas de Prazos da Petrobras.

Câmara _ Estará em pauta a redução da jornada de Trabalho de 44 para 40 horas. Empresários e trabalhadores estão em lados opostos e cada um fazendo o seu lobby no Congresso. Quem frequenta a Casa, é bomnão esquecer o crachá em casa porque estará lotadoe nesses dias a segurança fica muito mais atenta.

Lula _ O presidente estará no ABC paulista para o lançamento da Universidade local. Não se empolgue, leitor, é apenas a pedra fundamental, o prédio ainda será construído.

Terras _ O ministro Reinhold Stephanes recebe os ruralistas para debater a mudança no índice de produtividade para efeitos de reforma agrária.

PT _ os petistas fazem um ato em Brasília para lançar a candidatura de José Eduardo Dutra a presidente do partido. Será mais uma oportunidae para mostrar que a maioria do PT está unida e, de quebra, fazer mais um contraponto do partido com o arquivamento dos processos no Senado. Já tem gente trabalhando para deixar esse assunto esfriar e pedindo para que não seja citado no ato de amanhã.

Prêmio Engenho _ Entrega do prêmio engenho de Comunicação, comandada pela ornalista Kátia Cubel. O correiobraziliense.com.br está no páreo.

Quarta-feira _ 26/08

STF _ Continua o julgamento sobre foro privilegiado para magistrados aposentados.

CPIs _ Na CPI das Tarifas de energia Elétrica da Câmara, são esperados os depoientos de Maurício Tolmasquim, da EPE e de Nelson Hubner (Aneel), e do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, Também terá escolha de relator numa nova CPI, a da dívida pública.

$$$ _ Tesouro Nacional divulga o resultado que o governo central obteve no mês julho.

Quinta-feira _ 27/08

STF _ Todas as atenções estarão voltadas para a possibilidade de o pleno julgar se Antonio Palocci deve ou não ser réu no caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo.

Lula _ Tem reuniáo do Conselháo para posse de novos conselheiros e Ljula fazer o comercial sobre o sucesso brasileiro na superação da crise econômica mundial.

Diploma _ A comissão de Ciência e Tecnologia vai discutir a dispensa do diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Sexta-feira _ 28/08

Lula _ O presidente estará em Bariloche, Argentina, na reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Vão discutir o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos que, entre outras coisas, permite a utilização de bases militares colombianas pelo governo norte-americano.

Leia o Blog da Denise Rothenburg do Correio Braziliense

Aqui

A VISÃO GLOBAL É O QUE INTERESSA

Você consegue ler este texto? Certo, Não é difícil já que nosso cérebro consegue ler as palavras como um todo e não as letras isoladas. Experimente.

Nâo é o máixmo !! De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Bom começo e produtiva semana!

TECNOLOGIA - IMAGEM EM PROFUNDIDADE

Veja a imgamem ZOOMQUILT II de Collaborattive Art Project, no endereço abaixo. Interessante para peder o tempo. Não chega a ser ócio criativo.

Clique aqui

domingo, 23 de agosto de 2009

POLÍTICA - PLANO "B' VISTO DE FORA



Patrus Ananias (Bocaiúva, Minas Gerais, 1952) es uno de los principales arietes del presidente brasileño, Luiz Inácio Lula da Silva, y responsable de la lucha para reducir los índices de pobreza. No pocos analistas ven en él a un futuro líder del Partido de los Trabajadores (PT) y candidato a presidente. Pero el ministro prefiere centrarse en la batalla para reducir los alarmantes índices de pobreza.

Pregunta. ¿Cuál es el origen de la desigualdad social en su país?

Respuesta. Es histórica. Las primeras leyes laborales comenzaron a surgir en los años veinte y la cuestión social sólo se incorporó a la agenda nacional en los años treinta.

La legislación laboral llegó al campo a mediados de los sesenta, y una verdadera política social sólo surge con la Constitución de 1978. El crecimiento demográfico también ha sido muy intenso. Esto también ha contribuido mucho a la situación actual: a principios de los setenta teníamos 90 millones de habitantes y en menos de 40 años hemos alcanzado casi los 200 millones.

P. Hoy sigue habiendo pobreza y miseria en Brasil, pero es difícil encontrar personas que mueran de hambre. ¿No es exagerada la insistencia de su Gobierno en el problema del hambre?

R. Hasta hace poco tiempo el hambre fue una cuestión dramática, pero creo que hoy el hambre en Brasil es algo residual. El 92% de los niños que reciben la Bolsa Familia comen tres veces al día y las condiciones de alimentación han mejorado mucho. Cuando Lula asumió el Gobierno dijo que cumpliría la misión de su vida si al final de su mandato todos los brasileños comen tres veces al día. En enero de 2003 esto parecía una promesa imposible. Hoy el mapa del hambre ha cambiado mucho.

P. Pero ustedes continúan hablando de hambre. ¿Sigue siendo una realidad brasileña?

R. Usamos esta imagen para sensibilizar a los ciudadanos y que no retrocedamos en las conquistas ya alcanzadas. Nuestro horizonte es erradicar el hambre en este país en 2015 y reducir la pobreza a su cuarta parte ese mismo año.

P. ¿Cree que la concentración de riqueza es un problema?

R. Algunos actores políticos y las oligarquías brasileñas son muy poderosos. Hemos tenido que abortar iniciativas muy generosas y grandes sueños tras tener en cuenta a estas personas. No estamos solos en el campo de batalla. Existen adversarios, personas que tienen otra concepción de la sociedad y otras prioridades, y que tienen poder económico, de comunicación, puestos en lugares estratégicos. Los recursos que nos llegan y que acaban dirigidos a los pobres son recursos que salen de la órbita de ellos. Esto, en cierta manera, es un proceso de desprivatización del Estado brasileño.

P. Los críticos del programa Bolsa Familia lo tachan de asistencialista y populista. ¿Hay un plazo para que deje de ser necesario?

R. Estamos trabajando con la posibilidad de un límite de dos años a partir del cual haremos revisiones rigurosas de la situación de las familias que reciben el Bolsa Familia. Paralelamente hemos lanzado programas para estimular las iniciativas empresariales y laborales de estas personas. Las familias pobres pero estructuradas responden a los cursos de alfabetización y de formación. Pero para las familias muy pobres y desestructuradas, el proceso es más largo.

CINEMA - Amantes sem sexo, sem os bônus e sem os ônus


da Efe, em Londres

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar afirmou que ele e sua atriz favorita, Penélope Cruz, funcionam "como amantes sem os prazeres do sexo, mas também sem suas complicações."

As declarações foram feitas em entrevista para a edição deste domingo do jornal "The Observer", feitas em função da estreia de seu último filme, "Loz Abrazos Rotos" ("Os Abraços Partidos"), nos cinemas britânicos.

Trabalhamos muito bem, como um par que não dorme junto", disse Almodóvar. "Há algo que funciona muito bem em nossa relação, que combina nossa amizade com o lado profissional."

O cineasta revelou que, quando não estão trabalhando juntos em algum filme, muitas vezes combinam de ir jantar ou ao cinema. "Quando não me sinto bem, só digo isso porque sei que se apresentará imediatamente à minha porta, disposta a cuidar de mim", disse Almodóvar, ao que Penélope Cruz, presente na entrevista, emenda: "Sou uma enfermeira muito boa."

Em relação à carreira de Penélope em Hollywood, Almodóvar explica que "todo mundo queria trabalhar com ela ali porque é muito linda". Porém, isso fazia com que não pudesse desenvolver todo seu potencial.

"Eu sofria quando a via fazendo coisas que não eram tão boas como seria de esperar", explica. "Ela se converteu em um ícone da moda sem que se importassem se ela era ou não uma boa atriz. Isso é o que não gosto em Hollywood. Nunca lhes ocorre [nestes casos] dar a um ator algum papel diferente."

Para Penélope Cruz, seu encontro com Almodóvar foi fundamental para sua carreira. "Ele mudou meu modo de ver o mundo antes inclusive de conhece-lo", disse a atriz.

Leia mais na Folha Online

Aqui

MINERAÇÃO - DEPOIS DO PRE-SAL A VALE



O nível da carga tributária brasileira é objeto de recorrentes críticas de diversos setores da sociedade. Os dados mais recentes, para 2008, revelam que o montante total de recursos arrecadados pelos três níveis de governo via tributação correspondeu a 35,8% do PIB. O setor mineral está também submetido ao regime tributário brasileiro e o tema do peso dos tributos sobre a atividade mineral no Brasil é assunto de grande relevo nos fóruns de discussão do setor.

Pouco se sabe quanto é que o Setor mineral tributa no Brasil e esse deverá ser uma das preoucupações de especialistas que estudam as novas forma de regulação da mineração do Brasil.

Veja o Artigo sobre o tema abaixo

KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online

Ao anunciar a sua proposta de nova Lei do Petróleo no final do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializará uma inflexão no papel do Estado brasileiro: o governo passará a ter maior ação na economia.

Nos seis anos e oito meses de governo, Lula aumentou a influência do Palácio do Planalto sobre a Petrobras. Concluída a proposta de novo marco regulatório para o petróleo, Lula deverá aumentar a pressão sobre a Companhia Vale do Rio Doce.

A Petrobras é uma estatal de capital misto na qual o governo tem a maioria das ações com direito a voto. O governo indica o seu presidente. No entanto, do capital total, 60% estão em mãos privadas.

A Vale, a maior empresa brasileira depois da Petrobras, é uma companhia de capital misto também, mas um pouco diferente. O governo não interfere diretamente na gestão da Vale como faz na Petrobras, mas tem feito pressões para influenciar os rumos da administração da empresa.

Do capital com direito a voto, a Valepar tem 53% das ações da Vale. Na Valepar, um consórcio de fundos de pensão detém 49% das ações. O BNDESPar tem 11,5%. O Bradesco, 21%. E o Mitsui, 18%.

Ou seja, o Bradesco comanda a empresa por meio de um acordo de acionistas. O banco indicou Roger Agnelli para presidir a Vale. Mas uma eventual aliança entre a Previ e o BNDESpar, que é o braço do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para participar de empresas, poderia indicar um novo presidente. O governo tem enorme influência sobre os fundos de pensão das estatais.

Nos bastidores, o governo Lula ameaçou interferir no comando administrativo da Vale a fim de levar a empresa a fazer investimentos considerados estratégicos pelo Planalto --sobretudo na área de siderurgia. Lula mandou um recado ao Bradesco. Insatisfeito com a ação da Vale durante a fase mais aguda da crise global, o presidente deseja que a companhia ouça mais o governo.

Agnelli e o Bradesco não gostam da revelação pública da pressão de Lula, mas ela existe e tem sido sentida pelo executivo e pelo banco. Em conversa reservada recentemente, Agnelli procurou selar a paz com Lula, sendo bastante cordato ao usar as palavras a fim de explicar ao presidente decisões da empresa.

Lula considera que a Vale "amarelou" no começo da crise, cortando investimentos e demitindo trabalhadores numa hora em que o governo, que sempre atendera aos pedidos da empresa, insistia na manutenção de expectativas positivas. A Vale frustrou parte desse plano, levando outras empresas a adotar o mesmo caminho, dizem auxiliares do presidente.

Na visão do governo, a Vale e os bancos privados erraram. A lucratividade do Banco do Brasil, a diminuição do desemprego e o aumento da renda evidenciariam um pessimismo desnecessário do setor privado brasileiro.

Ora, se as empresas gostam de recorrer ao Estado para tomar recursos públicos ou se aliar a fundos de pensão que sofrem influência do governo, deveriam tratar como normal algum nível de intervenção estatal. Pegar dinheiro público e tratar como se fosse privado é fácil. É capitalismo sem risco.

Nesse sentido, Lula está certo ao pressionar a Vale e ao recuperar a influência política sobre as ações estratégicas da Petrobras. O presidente avalia que as ações dos governos na crise global reforçaram seus argumentos. E ele pegou gosto pela coisa.

As grandes empresas privadas que têm o governo como sócio serão mais pressionadas por Lula daqui em diante.

Leia mais sobre o tema na Folha Online

Aqui

E também um outro estudo já publicado neste blog sobre uma comparação internacional da verdadeira carga tirbutária de empresas de mineração no mundo e a Participação dos governos no total dos benefícios de projetos de minério de ferro,em alguns países.

Aqui

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PARÁ - POUCOS SÃO PROFETAS NA SUA TERRA, ELA SIM É

Feliz fim de semana. até segunda feira.

Deixo um presente musical. O Ave Maria escrito por Johann Sebastian Bach e hoje interpretado pela cantora lírica paraense pouco conhecida no seu estado e muito aplaudida no planeta.

Ave Maria (Johann Sebastian Bach)

Ave Maria
Gratia plena
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus fructus ventres
Tui Jesus

Sancta Maria, Sancta Maria

Maria
Ora pro nobis
Nobis peccatoribus
Nunc et in hora, in hora
Mortis nostrae
Amen, Amen


PARÁ - Fiscais da Fazenda pegos in flagrante cobrando propinas



Dois agentes tributários da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) foram presos por agentes da Polícia Federal (PF) na tarde da última quarta-feira, no posto fiscal da Coordenadoria Especial de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás (Cecomt), no Km 9 da Transamazônica.

De acordo com o chefe da delegacia da PF, delegado Antônio Carlos Beaubrun, três caminhoneiros se dirigiram à delegacia alegando que seus caminhões estavam parados no posto da Sefa, com a documentação em dia. Mas os fiscais Sérgio Augusto Rodrigues e Reginaldo Melo Carvalho estavam exigindo propina para a liberação dos caminhões.

A um dos caminhoneiros foi pedido a quantia de R$ 900,00. Ele disse que iria retornar ao posto para pagar apenas R$ 200,00 para os fiscais, com isso os agentes tiraram cópias dascédulas e acompanharam o denunciante até o posto fiscal.Chegando lá, no momento em que o motorista entregou o dinheiro os agentes da PF, que estavam escondidos, deram o flagrante nos agentes.

“Na hora do flagrante os agentes federais encontraram as notas numa gaveta, mas nenhum dos fiscais soube explicar a procedência do dinheiro e quem havia recebido a quantia”, informou o delegado Beaubrun.

Ele ainda falou que além dos valores que foram copiados foram encontrados outros valores em mais duas gavetas no posto fiscal. Mas, de acordo com o delegado, esse dinheiro não tinha dono. “Incrivelmente, os fiscais alegaram desconhecer o proprietário das notas encontradas”, afirmou o delegado.No momento da ação da polícia estavam na dependência do posto três fiscais, mas a terceira pessoa só foi ouvida em termo de depoimento da delegacia e depois liberada.

Os dois fiscais foram encaminhados para o Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes depois de serem ouvidos e lavrados o flagrante da PF, já que o crime é inafiançável.A respeito da prisão dos agentes tributários a Sefa informa que o assunto será apurado, no âmbito administrativo, pela Corregedoria Fazendária.


Diário do Pará

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MINERAÇÃO - Estudo revela que a política tributária mantém o País como exportador de commodities


A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta quarta-feira (19) o segundo informativo sobre “Perspectiva Mineral”. Essa edição apresenta o peso efetivo dos tributos assumidos pelas empresas das cadeias produtivas do ferro e do alumínio, já que o setor mineral também está submetido ao regime tributário brasileiro.

O Estudo revela que a carga tributária não incentiva a agregação de valor e, ainda, mantém o Brasil como exportador de commodities, principalmente.

Com esse estudo, a SGM, tem como objetivo entender se essa carga tem provocado ineficiência econômica ou realocação de investimentos produtivos levando em consideração, sempre que possível, as distintas fases da cadeia produtiva, as regiões do território nacional e o destino da produção, em períodos selecionados. A intenção é identificar o peso efetivo dos tributos assumidos pelas empresas nas principais cadeias produtivas.

Nessa publicação, pode se observar que empresas que estão na base da cadeia produtiva e destinam a maior parte de sua produção ao mercado exportador apresentam uma carga tributária substancialmente inferior às empresas situadas nos elos mais densos da cadeia produtiva e que destinam a sua produção majoritariamente ao mercado interno.

Procedimentos adotados

A investigação utiliza diferentes metodologias para descobrir o peso de tributos nos distintos bens ou atividades produtivas. A mais simples é listar todos os tributos incidentes e aplicar suas respectivas alíquotas nominais nas estruturas de receitas e custos de um caso hipotético. Outra forma de abordar o problema, principalmente nos casos de investimentos de longo prazo, é de simular um fluxo de caixa descontado de um projeto hipotético ao longo de vários anos.

Embora ainda limitada, a análise feita a partir de balanços anuais publicados pelas empresas de Demonstrativos de Resultado de Exercício (DREs) ainda é o melhor instrumento de avaliação, pois tem a vantagem de estarem submetidos à apreciação de auditorias independentes e serem disponibilizados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Grupo de Trabalho e autores do estudo

Grupo de Trabalho (GT): formado por especialistas da SGM, DNPM, CPRM e Assessoria Econômica deste Ministério, conforme Portaria nº 220, publicada no Diário Oficial da União – Nº 149, Seção 2, p. 26, em 05 de agosto de 2008.

Autores do estudo: Maria Amélia Enríquez: Assessora Econômica da SGM / MME

João Paulo Resende: Assessor Econômico do MME

Essas informações fazem parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de estudo (GT) formado por especialistas da SGM e Assessoria Economica do Ministério de Minas e Energia e também do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Publicações

A intenção da SGM é de divulgar informativos sobre a “Perspectiva Mineral” mensalmente, abordando assuntos relevantes para o setor. O tema do peso dos tributos sobre a atividade mineral no Brasil é assunto de grande relevo nos fóruns de discussão do setor, por isso foi escolhido para a 2ª edição, que pode ser acessado no arquivo abaixo ou entrar na página da SGM em publicações.

Para os interessados em acessar o informativo do mês de julho, que tem como tema o plano duo-decenal (2010/30) é só acessar o link:

Aqui

ESPORTE - IMPERADOR CONVOCADO CONTRA ARGENTINA E CHILE



O atacante Adriano é a principal novidade do técnico Dunga para os dois próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, contra a Argentina, em Rosário, no próximo dia 5, e Chile, em Salvador, no dia 9.

Um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com dez gols, ao lado de Val Baiano e Marcelinho Paraíba, o Imperador não era chamado para servir a seleção desde o jogo contra o Peru, no dia 1 de abril pelas Eliminatórias da Copa.

O técnico Dunga garantiu que a fama de carrasco dos argentinos não pesou no retorno de Adriano para a seleção e disse que não o convocaria novamente se o atacante, que marcou em duas finais contra os hermanos, não tivesse recuperado o seu bom futebol.

"A convocação vem porque ele vem em crescimento no Flamengo, encontrando sua forma para jogar. Não pesa muito ele ter um bom histórico contra a Argentina. Não adiantaria nada se ele não tivesse bem", argumentou o capitão do tetra.

Leia mais no Correio Braziliense e na GazetaEsportiva.Net e confira a relação de convocados pelo Dunga

Aqui

ESPORTE - A crise do futebol gaucho

O Corinthians marcou dois e lava a alma.

Site do Inter diz que erros de arbitragem para o Corinthians estão virando rotina.
No Ataque: se não arrumar laterais, o Inter vai perder mais. Venedu jogadores e enfraqueceu o time.

PARÁ - Perigo no Estado. Radiação ultravioleta máxima

O LIBERAL,
Belém, Pará 20/08/2009

O índice de radiação ultravioleta atingiu o máximo em todas as regiões do Estado, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A radiação máxima chegou ao nível 13, de risco extremo, enquanto em cidades do Nordeste brasileiro, como João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA) e Fortaleza (CE) está em nove.
Os raios UV chegam diretamente ao território paraense pela ausência de nuvens e as altas temperaturas. O calor muito forte exige cuidados redobrados por quem está nas ruas, principalmente ao meio-dia. O coordenador do Instituto de Meteorologia no Pará, José Raimundo Abreu, avisa que toda radiação proveniente do Sol chega em ondas longas e a Terra emite em ondas curtas.

O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, que tem efeitos relevantes sobre a pele humana. O índice representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o índice UV é sempre apresentado para uma condição de céu claro. Isto é, para ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação. O IUV é apresentado como um número inteiro e, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), são agrupados em categorias de intensidades, que variam de um a 14.

Na classificação da OMS, de um a dois é considerado baixo; de três a cinco, moderado; de seis a sete, alto; de oito a dez, muito alto e de onze a 14, extremo. Belém e Boa Vista foram as capitais com os mais altos índices UV na tarde de ontem, de acordo com o CPTC. Ambas chegaram a níveis acima de 12, assim como também Abaetetuba, Ananindeua, Marabá e Santarém, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

Veja a Matéria na Redação Online de O Liberal Aqui

POLÍTICA - Como ex-petista Marina Silva fará palestra em Belém


A senadora acreana Marina Silva estará em Belém nesta quinta-feira (20). Ela participa, como palestrante, da 7ª edição do projeto 'Jornalismo Ambiental: Os Desafios da Cobertura na Amazônia', que acontece a partir das 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Marina foi a primeira ministra do Meio Ambiente do governo Lula, tendo sido substituída por Carlos Minc, em 2008. Sua trajetória política foi pautada e conhecida pelas atuações em defesa da Amazônia. O reconhecimento de seu trabalho já foi feito por vários organismos internacionais, que lhe concederam prêmios e homenagens. Entre eles, o jornal britânico The Guardian, que incluiu o nome de Marina Silva entre as 50 pessoas capazes de salvar o planeta.

Entre as diretrizes de seu trabalho, ao longo dos cinco anos no governo Lula, destacam-se o fortalecimento do sistema nacional de meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável. Hoje, Marina Silva é membro titular das comissões de Meio Ambiente, e de Constituição e Justiça, além de presidir a Subcomissão Temporária - Fórum das Águas das Américas e Fórum Mundial das Águas.

Para Anísio Bestene, diretor regional do SESC-Pará, a participação da senadora no projeto Jornalismo Ambiental é de grande valia. 'O evento é um espaço que o Sesc-Pará, juntamente com os demais parceiros do projeto oferece, gratuitamente, para estudantes e demais profissionais de Belém, visando ampliar as discussões e informações sobre tema ambiental, principalmente entre os profissionais de comunicação'.

Serviço - A 7ª versão do projeto 'Jornalismo Ambiental: Desafios da Cobertura na Amazônia' é coordenada pelo SESC-Pará, Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente) e agência EKO.

O evento inicia às 18h30, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A entrada é franca.

Veja a Matéria na Redação Online de O Liberal Aqui

CHILE - Pesquisa eleitoral da empate técnico a ENRIQUEZ com candidato da direita, em segundo turno (espanhol)



El diputado ex Partido Socialista (PS) (agora independente) obtiene un 40,3%, mientras que el abanderado de la Coalición por el Cambio (da direita)un 43,6%.

Un nuevo escenario presidencial fue el que presentó la última encuesta desarrollada por Ipsos. En el sondeo efectuado entre el 24 de julio y el 6 de agosto, el candidato independiente, Marco Enríquez-Ominami, obtiene un empate técnico en un escenario de segunda vuelta enfrentado a Sebastián Piñera.

El diputado ex PS alcanza el 40,3% de las preferencias, mientras que el abanderado de la Coalición por el Cambio un 43,6%.

Sin embargo, en la primera vuelta Enríquez sigue ubicado en tercer lugar detrás de Eduardo Frei (concertação) y Sebastián Piñera, pero la ventaja que le lleva el abanderado de la Concertación cada vez es más corta.

En ese escenario, el empresario RN logra un 35,6%, seguido por el ex Presidente (22,9%) y el diputado independiente (20,6%).

Más atrás aparece el abanderado del Juntos Podemos, Jorge Arrate, con un 1,5% de las preferencias, seguido por Adolfo Zaldívar (1%) y Alejandro Navarro (0,5%).

En caso que la segunda vuelta sea entre Piñera y Frei, el ex senador RN logra estirar un poco su ventaja, pues obtiene un 45,5% de apoyo contra un 38,1% del ex jefe de Estado.

Respecto a la evaluación del gobierno, un 61,5% manifiesta aprobar la forma en que éste se está manejando, frente a un 34,8% de rechazo.

El sondeo se le realizó de forma telefónica a 1.507 personas y tiene un margen de error de un 2,5%.

http://www.prensaescrita.com/diarios.php?codigo=CHI&pagina=http://www.tercera.cl

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

POLÍTICA - 'Agora eu sou candidato a presidente', afirma Ciro

Agência Estado

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem que tem uma “divergência de análise” com o presidente Lula sobre a divisão do bloco governista em duas candidaturas à Presidência da República em 2010. Ciro afirmou que prefere disputar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), a concorrer ao governo de São Paulo, como quer Lula. Agora eu sou candidato a presidente da República”, avisou. Segundo o deputado, como os dois compartilham uma grande “convergência”, adiaram a decisão para setembro.

“O presidente Lula considera que a melhor tática para 2010 é um plebiscito. Consideramos que é ruim. Achamos que a melhor fórmula é o enfrentamento com duas candidaturas”, disse Ciro, após dar uma palestra, na condição de pré-candidato a presidente ao colegiado de reitores da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reunidos na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). “Uma parte da definição seria essa coisa do domicílio eleitoral (até setembro) que é uma imposição da lei."

As informações são do jornal 'O Estado de S. Paulo'.
Veja
Aqui

POLÍTICA - RECEITAS

Receitas para ganhar mais e para salvar Sarney.

Veja mais no Correio Braziliense

Aqui

POLÍTICA - Mercadante pode deixar liderança do PT com crise


Um comentário deste blog sugere que a liderança do PT no Senado seja assumida pelo Senador Romero Jucá.

Christiane Samarco,
BRASÍLIA

O governo e o PMDB devem ser bem-sucedidos hoje, na articulação para livrar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa, mas a operação política pode custar ao senador Aloizio Mercadante (PT-SP) o cargo de líder do PT. Pressionado pelo Palácio do Planalto, pela cúpula do PMDB e pela direção do PT a preencher as duas vagas de titular do conselho com representantes do bloco governista favoráveis a Sarney, Mercadante recusou-se a fazer o "serviço" e pôs o cargo à disposição.

"Esse tipo de coisa eu não faço. Se for para fazer, que seja com outro líder", disse Mercadante ao presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), no fim da tarde de ontem. Àquela altura, ele já havia recebido dois ofícios solicitando a indicação para o conselho do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) e do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O preenchimento das vagas de titular é a única saída para dar tranquilidade ao PMDB e ao presidente do Senado na votação dos recursos para desarquivar as 11 representações apresentadas contra ele no Conselho de Ética.

CONTAS

A contabilidade da cúpula peemedebista indica que, dos 16 votos no conselho - incluindo aí o presidente Paulo Duque (PMDB-RJ), que só vota em caso de empate, e o corregedor da Casa, Romeu Tuma (PTB-SP) -, seis são contrários a Sarney: cinco da oposição (DEM e PSDB) e um do PDT.

Daí o esforço para evitar que o terceiro suplente - o petista Eduardo Suplicy (SP) - seja chamado a votar. Suplicy já antecipou posição favorável à abertura de um processo no conselho contra o presidente do Senado e outro contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

Ontem, no plenário do Senado, Suplicy sugeriu a Sarney e ao líder tucano que se dispusessem a comparecer ao conselho, antes da votação dos recursos, para responder "a toda e qualquer questão e esclarecer as dúvidas". Ele explicou que votaria a favor do recurso da oposição porque havia dúvidas que precisavam ser esclarecidas. Virgílio manifestou-se de pronto, prometendo presença na reunião e dispondo-se a responder às indagações dos colegas. Da cadeira de presidente do Senado, Sarney respondeu que era parte interessada e, por essa razão, não poderia responder naquele instante.

Leia a matéria na íntegra

Aqui

PARÁ - Pancadaria na Câmara Municipal de Belém



A Câmara Municipal de Belém (CMB) mais parecia um ringue de luta na tarde de ontem. A sessão especial que deveria tratar da possível privatização do serviço de abastecimento de água e esgoto de Belém foi encerrada pelo presidente da CMB, Walter Arbage, em função do tumulto que tomou conta da Casa.

De um lado, os que são contra a privatização. Do outro, partidários do prefeito de Belém, Duciomar Costa, que se alteraram durante o discurso do presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro.

Ele ocupava a tribuna, onde relatava o atual serviço prestado pela Companhia, dizendo-se contrário à privatização, quando foi interrompido por um grupo que gritava ordenando que o presidente “calasse a boca ou falasse apenas a respeito da pauta em questão”. Neste momento, funcionários da Companhia saíram em defesa de Ribeiro. Os grupos partiram para a agressão física transformando a já tumultuada sessão em um cenário de guerra.

Sem medir palavras, situação e oposição partiram para as ‘vias de fato’, em uma sessão de socos e cadeiradas. Homens caíam no chão e eram pisoteados, cadeiras eram jogadas para o alto, algumas mulheres gritavam, outras corriam para tentar se defender, mesmo com pedidos dos vereadores para que a ordem fosse mantida no local.

CONFUSÃO

Apenas três funcionários da CMB tentavam impedir a confusão, com o apoio de alguns guardas municipais. Passados os minutos de confusão, a sessão retomou as discussões quando novo tumulto teve início. Mesmo diante dos pedidos exaustivos dos vereadores para que os ânimos fossem controlados, os grupos voltaram a se agredir. A Polícia Militar e a tropa de choque foram acionadas, mas não precisaram intervir.

Às 16h30, a sessão foi encerrada pela presidência da Casa, que não informou uma nova data para outro debate. Segundo o vereador Marquinho do PT, a confusão foi mais uma manobra política da atual administração municipal para impedir que o assunto da privatização fosse discutido seriamente. “Não vamos deixar que estas pessoas passem por cima de um direito de todos nós. A água é um bem público e não deve ser tratada como interesse de um grupo”, falou o vereador.

Leia a Repportagem na íntegra
Aqui

ESPORTE - O "técnico" Renato "Gaucho" faz o que mais gosta, afundar times. Hoje vai sofrer no Morumbi

Hoje o Fluminence comandado pelo pior técnico do Brasil o azarento Renato Gaucho leva seu "desastre" para o Morumbi.

Especialista em rebaixar times para segunda e terceira divisão, retornou ao Fluminence e, até hoje, não consegue sair da zona de rebaixamento.


Veja a matéria sobre o lamento do Fluminence

Em profunda crise, abatido, na zona de rebaixamento e sem confiança, o Fluminense vem ao Morumbi para buscar pelo menos um ponto. E o técnico Renato Gaúcho quebra a cabeça para tentar recolocar o time no caminho das vitórias

“Atitude é a palavra que deve entrar na cabeça de todos, só assim vamos sair dessa situação”, disse. Ele apoiou a ameaça feita segunda-feira pelo coordenador de futebol Branco, de que jogadores poderão ser afastados do elenco se não demonstrarem aplicação.

“Não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém nem temos tempo para isso. Eles recebem bons salários, estão em um grande clube e precisam provar a importância de estar aqui.”

Renato Gaúcho usou o Avaí como exemplo a ser seguido. A equipe de Florianópolis passou da zona de descenso para a sexta colocação em pouco tempo. “Cheguei a perguntar ao grupo se o Avaí está cheio de craques. Com todo respeito à equipe deles, que vem mostrando a atitude que peço e serve como referência para o Fluminense.”

Roni fez suas as palavras de Renato. “Não podemos mais nos omitir, vamos dar a cara a tapa. Tem de ser erro zero.”

A diretoria anunciou ontem a contratação do volante Patrício Urrutia, ex-LDU, e do zagueiro Gum, da Ponte Preta.

Leia mais no Jornal da Tarde

Aqui

ESPORTES - Leonardo, técnico do Milan: Ronaldinho em baixa



A fase é complicada, a pressão é enorme, mas Leonardo, técnico do Milan, não desanima. Em entrevista exclusiva ao LANCENET!, ele diz que espera mais do apoiador Ronaldinho Gaúcho e rasga elogios a outro brasileiro da equipe: o ‘extraordinário’ zagueiro Thiago Silva.

Ronaldinho Gaúcho:

Ronaldo... A gente não precisa dizer quem é e o que faz. Tem um grande talento, foi o melhor jogador do mundo em várias situações. Mas é claro que, para isso, é necessária uma boa condição física. Requer um comportamento, um empenho contínuo, e é isso que ele deve demonstrar. Ser contínuo no treinamento e durante os jogos. E esperamos muito dele, porque é um jogador que pode nos trazer muita qualidade.

Thiago Silva:


Thiago é extraordinário, em todos os sentidos. No Brasil também não é surpresa e para ele é muito importante esse momento depois de ter ficado seis meses sem jogar, porque não tinha mais vaga para jogador extracomunitário. Sua estreia em San Siro foi de modo brilhante. Rápido, quase fez dois gols de bola parada. São situações que deixam a gente muito feliz. Acertamos na contratação de um jogador que vai se tornar referência para defesa do Brasil.

Pré-temporada:

Esse ano nós tivemos um início de preparação difícil e cansativo. Na verdade, foi uma pré-temporada complicada, com problemas de lesões e problemas de organização. Mas, devagar, conseguimos acertar o time. E no último jogo, contra a Juventus (1 a 1), tivemos uma demonstração importante do que podemos fazer nesta temporada.

Equipe:

Com o tempo o time vai dizer o que pode fazer. Temos um elenco de talentos, jogadores que ganharam tudo, campeões do mundo e que conseguiram carreiras individuais brilhantes. Acho que o que vai fazer a diferença é o orgulho, a vontade de cada vez mais se superar. É por isso que, contando com esse grupo que temos, estou otimista.

Kaká:

Temos outros jogadores que podem exercer a liderança que o Kaká tinha. Temos o Nesta, que está voltando depois de um ano de lesão, que é um grande líder desse time. O Gattuso, que é o espírito e alma desse time. O Pirlo é um dos melhores do mundo. Talvez, na zona de ação do Kaká, essa pessoa é o Ronaldinho. Com certeza. Se ele tiver esse espírito, essa vontade de se transformar no pivô das nossas jogadas de ataque, ele tem capacidade para isso. Deve colocar em prática tudo que ele sabe.

Leia mais

Aqui

ESPORTE - Pesquisa revela que muito futebol distrae e reduze a produtividade (em espanhol)




Una encuesta realizada entre 900 gerentes de empresa hace pensar que los trabajadores podrían llegar a tener problemas si apoyaran de forma manifiesta a su equipo de fútbol en su entorno laboral, y sobre todo, si éste difiriera del de su jefe.

Llevar la camiseta de un equipo de fútbol en el lugar de trabajo o abarrotar la oficina con fotos de un club favorito puede llegar a "dañar" las perspectivas laborales de un empleado por ocasionar "distracción" y "reducir la productividad", según los datos divulgados hoy por la agencia de empleo TheLadders.co.uk.

Una encuesta realizada entre 900 gerentes de empresa hace pensar que los trabajadores podrían llegar a tener problemas si apoyaran de forma manifiesta a su equipo de fútbol en su entorno laboral, y sobre todo, si éste difiriera del de su jefe.



La mencionada agencia, que opera por internet, advierte de que mostrar de forma pública un interés particular por un equipo de fútbol podría ocasionar una "tarjeta roja" para el empleado.

Por contra, apoyar el mismo club que un superior se podría traducir eventualmente en una promoción laboral.

El gerente de la mencionada firma, Derek Pilcher, indica que demostrar "un interés saludable por el fútbol puede contribuir a crear buen ambiente con sus colegas de trabajo y los superiores. Es una buena forma de fomentar las relaciones personales".

"Si el jefe apoya el mismo equipo, está bien que se origine un poquito de discusión aunque es bueno andarse con cuidado y no llevarlo a los extremos", señala Pilcher.

Según este responsable, "demasiadas charlas sobre fútbol pueden ocasionar distracciones y reducir la productividad".

Este gerente observa además que "más de cinco minutos de conversación sobre un partido de fútbol podría llevar a tus superiores a pensar que no eres serio con tu trabajo".

Leia a reportagem na Agência EFE

Aqui