segunda-feira, 27 de julho de 2009

ECONOMIA - O colapso do comércio mundial parou, mas não há sinais de uma recuperação


O comércio mundial tem sido um dos piores acidentes do abrandamento da economia mundial e fonte de alguns números particularmente surpreendente. Para o final do ano passado, todas as trocas no comercio mundial caíram. Segundo o Banco Mundial, o valor das exportações a partir de uma amostra de 65 países representando 97% do comércio mundial aumentou de 20,2% em setembro, em comparação com um ano antes. Mas, em Novembro de exportações tinham um valor 17,3% inferior a um ano antes, antes da crise com uma queda de 32,6% com relação a janeiro do ano anterior. Em Março, gestores do “South Korea’s Busan port”, um dos portos mais movimentados do mundo, disse que tinha espaço para armazenar cerca de 32.000 contentores vazios. Por sua vez o “Baltic Dry Índex”, que mede a demanda de navios que transportam mercadorias a granel, como minério de ferro ou carvão, passou de 11.793 no final de Maio do ano passado para um lamentável 663 no início de dezembro.
Isso reflete um pouco a crise pela que atravessa o comércio mundial.
Leia mais na revista “The Economist”
Aqui

CHILE - NOVA ALTERNATIVA DEMOCRÁTIVA AVANÇA NAS PESQUISAS E MUDA O QUADRO POLÍTICO DO PAÍS (em espanhol)



Tras los buenos resultados que obtuvo en la última encuesta desarrollada por La Tercera -en donde alcanzó un 21% en primera vuelta, quedando a cuatro puntos de Eduardo Frei y a nueve de Sebastián Piñera- el candidato independiente, Marco Enríquez-Ominami, analizó positivamente el sondeo y se centró en lanzar sus dardos a las candidaturas de la Concertación y la Coalición por el Cambio.

"Gracias a los chilenos, gracias por su apoyo, pero la verdad que 21% no es 50% más uno. Necesitamos trabajar muchísimo. Acá hay un dato, hay tres autos y dos van para atrás y uno va para adelante. Lo que importa es la dinámica, y nuestra dinámica es positiva, de crecimiento y de armonía" dijo Enríquez en entrevista con ADN Radio.

A renglón seguido señaló que en un escenario de segunda vuelta, si es que él no llegara a pasar, no votaría por Eduardo Frei.

"Mi candidato no es el senador democratacristiano que tiene ansias de poder inconmensurables que le prohibieron a él despertar sus mejores sentimientos, y que al revés, sus ganas de ser reelecto lo volcaron a ser un personaje que no conocíamos, lleno de odio, que no quiso primarias (...) Yo no quiero votar por él, porque creo que a Chile no le hace bien un hombre que hoy día está invadido por el odio e invadido por el miedo", sostuvo.

Con respecto a Piñera, el diputado ex PS criticó que "tiene un egoísmo infinito, sólo piensa en él". Además, advirtió que a su juicio el abanderado RN "no quiere ser Presidente... quiere ser ex Presidente. Quiere haber probado el elixir de ser Presidente, porque es una especie de perfume que se echa", concluyó.

Leia mais no Jornal "La Tercera" do Chile

aqui

CHILE - COMPLICAM-SE AS ELEIÇÕES PARA A DIREITA E O CENTRO POLÍTICO


Desafiante chileno aposta em reformas
Marco Enríquez-Ominami deixa o partido de Bachelet e já alcança 13% em pesquisas com candidatura independente


Cineasta de 35 anos, que tem biografia marcada pela ditadura, prega para a classe média, extrato disputado entre governo e oposição

DA REPORTAGEM LOCAL

Num Chile onde pesquisas mostram o desinteresse em geral, e dos jovens em particular, pela política -1 em cada 5 chilenos com menos de 30 anos está registrado para votar- um candidato desafiante e jovem tem catalisado atenções.
É Marco Enríquez-Ominami, 35, deputado eleito para seu primeiro mandato pelo Partido Socialista (PS), de Michelle Bachelet. Ele deixou o partido para se lançar candidato independente e aparece na pesquisa nacional mais recente com surpreendentes 13% dos votos.
Carismático, cabelos sobre os ombros, é filósofo, cineasta, casado com uma jornalista de TV e usa todas as ferramentas de internet que Barack Obama transformou na ordem do dia da política dos "outsiders".
Nesta semana, enquanto estava em caravana pelo Chile, ele repetiu à Folha, por e-mail, o discurso que preocupa a coalizão governista.
"A Concertação é hoje uma instituição conservadora. Acumulou poder e privilégios que deve defender", disse. "Isso faz com que a segunda onda de reformas democratizadoras seja incompatível com ela."

O deputado não ataca a popular presidente, mas o candidato governista Eduardo Frei. Diz que o ex-presidente se junta aos progressistas "por razões instrumentais" e não quer uma reforma tributária.

A mudança é um eixo de seu programa, que prevê mais impostos para empresas e fortunas e menos para pobres e classe média, a quem ele prega igualdade de condições para competir na pouco móvel sociedade chilena.
Um discurso eficaz para a classe média, especialmente em seus extratos mais baixos, é um desafio para a Concertação, já que esse grupo não se sente diretamente beneficiado pelas políticas sociais do governo e é intensamente disputado pela campanha oposicionista.

O desafiante se vende como a versão 2010 de Bachelet, que, como primeira mulher presidente, representava frescor na política chilena. No passado, anunciou que faria um documentário sobre Hugo Chávez, mas tem criticado os ataques do venezuelano a ONGs de direitos humanos. À Folha ele frisou que seus projetos de mudança precisarão de tempo para gerar "consensos".
O deputado causou controvérsia ao defender uma negociação de uma saída do mar para a Bolívia -mas sem soberania boliviana sobre o território.

Ditadura
Como muitos políticos chilenos, sua vida foi marcada pela ditadura. O pai guerrilheiro e fundador do MIR (Movimento da Esquerda Revolucionária), Miguel Enríquez Espinosa, rejeitou exilar-se e foi morto pelo regime Pinochet em 1974. No exílio, sua mãe se uniu a outro mirista, o hoje senador Carlos Ominami, que o adotou.
Para a Concertação, o pior pesadelo é ver Enríquez-Ominami superando Frei nas pesquisas, quadro temporariamente afastado por recente levantamento nacional. A meta é não atacá-lo para não alijar seus eleitores no segundo turno. O mesmo cálculo fazem os direitistas. Mas o senador Ominami acha que, sim, o filho pode mais: "No início da eleição americana, Obama não era favorito". (FLÁVIA MARREIRO)

Leia mais no jornal Folha de S. Paulo

aqui

DESMATAMENTO - Madeireiros devastam mais de 90 km² de reserva indígena em Rondônia

PORTO VELHO - Cerca de 30 pessoas foram presas, entre madeireiros, garimpeiros e grileiros de terra, numa operação realizada durante 15 dias por funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai), policiais ambientais e índios de várias etnias. Eles são acusados de desmatar a maior área preservada de Rondônia: a terra indígena de Uru-eu-wau-wau, que tem mais de um 1,8 milhão de hectares - o equivalente a 10% do estado. Nos últimos anos, cerca de 90 quilômetros quadrados foram desmatados. A área corresponde a menos de 1% do total, mas é de grande importância pela biodiversidade e por concentrar os principais rios que abastecem a região.

Os madeireiros fazem o chamado 'trabalho de formiguinha'. Eles não usam grandes máquinas, e agem discretamente dentro da floresta. Trabalham com motosserras pequenas e um caminhão para transportar a madeira extraída ilegalmente. No meio da mata, fiscais encontram até uma serraria improvisada cheia de toras cortadas em forma de pranchas. Em outro caminhão encontrado, a madeira já estava pronta, cortada em vigas. A ONG WWF-Brasil fez um sobrevoo pela região. De cima, é possível ver as clareiras abertas na mata pelo desmatamento.

O território da maior reserva indígena de Rondônia ainda é motivo de discussão judicial desde a década de 1980. Num trecho, um dos primeiros a ser declarado como reserva indígena, vivem cerca de 60 famílias. Elas têm o título de propriedade cedido pelo Incra, mas o documento é contestado pela Funai. Enquanto a questão não é resolvida, nenhuma árvore pode ser derrubada. Mas um passeio pela região mostra que isso não está sendo cumprido. Na estrada, há restos de uma árvore cortada. No final da trilha, os agentes encontraram outra árvore derrubada. Os madeireiros abandonaram o tronco, que estava sendo dividido.

Poucos metros à frente, eles encontraram a serraria clandestina. Nela, toras de madeira abandonadas. Logo depois da chegada dos policiais, um rapaz tenta passar pela área: "Eu só vim dar um recado para esse meu cunhado que mora na fazenda", diz ele. Mas logo os policiais desconfiam da história e encontram pó de madeira em seus braços. O rapaz confessou que era ele quem serrava uma castanheira.

- Uma série de fatores contribui para a ação dos madeireiros. Temos um quadro mínimo de pessoal e eles trabalham na maioria das vezes à noite, no meio do mato, transformando a madeira, dificultando as nossas ações - diz Jorge Leal, agente da Funai.

Para os ambientalistas, o crime esconde uma rede de destruição, que tem no topo, alguém que se protege pagando pouco e contratando várias pessoas.
Leia mais no G1 da Globo.

aqui

POLÍTICA - Sarney perde apoio entre aliados, que cobram solução rápida para crise

BRASÍLIA - Fragilizado e sem a certeza de ainda ter maioria consolidada no Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), está sendo pressionado a decidir seu destino político em agosto, quando acaba o recesso do Congresso. Aliados da base governista no Senado apostam que Sarney não resistirá à pressão cada vez mais forte das ruas após a divulgação de gravações da Polícia Federal, e tentarão articular uma solução negociada com o próprio Sarney. Hoje, o presidente do Senado não tem mais a certeza de que dispõe dos 41 votos necessários para barrar, no plenário da Casa, qualquer iniciativa de retirá-lo do cargo. É o que mostra reportagem de Isabel Braga e Cristiane Jungblut na edição desta segunda em O GLOBO. Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discute a crise do Senado em reunião com ministros da coordenação política.

A reunião antecipada do Conselho de Ética, antes do fim do recesso, está praticamente descartada. Mas, segundo Casagrande, ex-membro do Conselho, haverá uma batalha quando os conselheiros voltarem a se reunir. Isso porque o grupo de Sarney defende que, se o presidente do colegiado, Paulo Duque (PMDB-RJ), decidir engavetar as representações contra o presidente da Casa, o único recurso possível é levar o tema ao plenário do Conselho. Mas o entendimento é que o regimento prevê recurso ao plenário do Senado. Nesse caso, Sarney precisa ter 41 votos (entre os 80 colegas) para impedir tanto a abertura de processo, em caso de recurso, como de cassação. E sua base de apoio, sem o DEM e provavelmente sem o PT, está em torno de 40 votos.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula não deve fazer novas defesas públicas de Sarney, mas ainda quer a manutenção do aliado no comando do Senado, por temer que a oposição assuma o cargo em caso de licença. Nem mesmo os aliados acreditam que Lula volte a enquadrar o PT, cobrando um novo recuo da bancada no Senado, depois da nota do líder, senador Aloizio Mercadante (SP), pedindo a afastamento de Sarney até o esclarecimento das denúncias. Mas Lula, afirmam interlocutores, interpretou a nota não como uma mudança de postura da bancada, e sim como uma manifestação de Mercadante como líder.
Leia mais no G1 da GLOBO

aqui

domingo, 26 de julho de 2009

AMAZÔNIA - Pesquisadores afirmam que as queimadas alteram ciclos biogeoquímicos e clima


As queimadas na floresta amazônica, provocadas pela criação de áreas de pastagem, exploração da madeira e agricultura familiar, estão causando alterações nos ciclos biogeoquímicos (os percursos realizados no meio ambiente por um elemento químico) e afetando ainda mais o clima da região. A revelação foi feita pelos pesquisadores Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), e Flávio Luizão, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), em uma mesa-redonda realizada, realizada no dia 15/07, durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, realizada em Manaus (AM).

De acordo com os pesquisadores, um dos exemplos mais evidentes de alterações de ciclos biogeoquímicos na Amazônia provocados pelas queimadas é o do nitrogênio – um nutriente essencial para as plantas, que está presente no solo, no ar e na água. No estado gasoso, este elemento químico representa 78% da atmosfera, mas, para que seja aproveitado pelas plantas é necessário que os micróbios presentes nos caules das plantas e no solo capturem e quebrem o nitrogênio para disponibilizá-lo na forma de outros elementos. A partir daí, parte desse composto é fixado no solo sob as formas de nitrito e nitrato, por exemplo. E através das chuvas, chega aos meios aquáticos na forma de amônia.

Segundo os pesquisadores, o que está ocorrendo na Amazônia é que ao queimar a floresta parte dos compostos nitrogenados presentes nas árvores, como a amônia, por exemplo, são vaporizados e vão para a atmosfera onde se combinam com outros elementos e acabam formando chuva ácida. Isso também gera um aumento da quantidade de nitrogênio armazenado na biosfera, contribuindo para mudanças no ciclo hidrológico – de chuvas – e nas condições climáticas da região.

“A gente observa um impacto importante do homem na emissão de nitrogênio aqui na região amazônica através de queimadas”, afirma o pesquisador da USP Paulo Artaxo. Mas ele ressalva que o problema não diz respeito apenas à região. “Embora boa parte dessas ações ocorram na Amazônia, na verdade há uma contribuição global muito importante de queimadas, principalmente da África e da Oceania, que alteram o ciclo do nitrogênio. Mas é importante termos em mente que apenas o desmatamento no Brasil corresponde a 41% do desmatamento global”, compara Artaxo.
Leia mais
aqui

DESMATAMENTO - ANISTIA GERAL A DESMATADORES PROPÕE KATIA ABREU


Punições deveriam começar em dezembro; mais da metade das propriedades rurais do país está em situação irregular. Minc defende benefício só aos pequenos proprietários, Stephanes quer estendê-lo também aos médios, e Kátia Abreu propõe anistia geral
Faltando menos de cinco meses para a entrada em vigor de punições aos produtores rurais que desmataram além do limite da lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai negociar anistia a pelo menos parte dos proprietários de terras.
Segundo o Ministério da Agricultura, mais da metade das propriedades rurais do país está em situação irregular (cerca de 3 milhões de produtores). Reportagem de Marta Salomon, na Folha de S.Paulo.
Lula já havia adiado para dezembro deste ano o início das punições a quem não registrasse as áreas de preservação nas propriedades nem se comprometesse a recuperá-las. Nos últimos meses, representantes do agronegócio tentaram mudar, sem sucesso, os limites de desmatamento fixados no Código Florestal. Com o prazo das punições se aproximando, até o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) admite que mudanças nas regras são “inevitáveis”.
A Folha apurou que são três as propostas que serão submetidas à análise de Lula na semana que vem. Minc defende tratamento diferenciado para agricultores familiares, donos de propriedades pequenas, que acredita ser a base política do governo Lula no campo. O colega Reinhold Stephanes (Agricultura) quer estender a tolerância aos médios proprietários, até seis módulos fiscais: “A proposta alcança a classe média rural, importantíssima”.
A presidente da CNA (Confederação Nacional de Agricultura), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), apresentou a Lula uma proposta mais radical, que se dispõe a recuperar a vegetação das margens de rios -sem punições para quem desmatou acima do limite- combinada com o compromisso do agronegócio com o desmatamento zero: “Acham que é fácil chegar a esse compromisso?”, disse.
O “desmatamento zero” significaria manter a vegetação nativa em cerca de 53% do território brasileiro, ainda não desmatado. Os proprietários de terras que não desmataram o percentual hoje autorizado (entre 20% e 80%) seriam remunerados pelo Estado.
Mas Stephanes diz que o desmatamento zero não se aplicaria ao cerrado: “É a região de expansão nossa”. O desmatamento, que alcança 40% no bioma, poderia avançar até 65%. Segundo ele, o governo terá em breve os instrumentos para conter a maior fonte de desmatamento na Amazônia, a pecuária, por meio do monitoramento das fazendas de gado.
Lula vai receber Minc, Stephanes e Kátia Abreu. Os últimos querem uma medida provisória. “Seria a melhor saída”, disse Stephanes. “Estamos com urgência”, disse Abreu. Leia na íntegra
aqui

terça-feira, 21 de julho de 2009

CIÊNCIA - O mensageiro do cérebro


Neuroquímico fala sobre suas pesquisas com neurotransmissor associado ao mal de Parkinson

O funcionamento do nosso sistema nervoso depende dos neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos próprios neurônios e responsáveis pela comunicação entre eles. O Estúdio CH desta semana trata de um neurotransmissor clássico: a dopamina, que codifica informações importantes para o controle motor e o comportamento psiquiátrico de um indivíduo e está relacionada tanto a sensações de prazer quanto a doenças como o mal de Parkinson.

O neuroquímico Fernando Garcia de Mello, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estuda há anos o sistema nervoso central e tem interesse especial pela dopamina. Ele lidera um grupo de pesquisa que conseguiu reverter em camundongos muitos dos danos provocados pelo mal de Parkinson, doença que causa a morte dos neurônios produtores da dopamina. Em entrevista a Mariana Ferraz, o pesquisador explica como conseguiu atingir esse resultado.

A equipe de Mello usa uma terapia com células não neuronais do sistema nervoso central – chamadas glia – para repor a perda dos neurônios produtores de dopamina. Segundo o pesquisador, os animais transplantados com as células de glia praticamente se recuperam integralmente das alterações nas funções motoras decorrentes da destruição desses neurônios dopaminérgicos.

Mello fala ainda sobre suas pesquisas com dopamina para reverter defeitos na retina decorrentes do albinismo em animais. As notícias são animadoras, mas o neuroquímico avisa que a aplicação das descobertas em humanos pode levar muito tempo ainda.

Siga as instruções do quadro abaixo para ouvir na íntegra a entrevista com Fernando Garcia de Mello e saber mais sobre a dopamina.
Ciência Hoje

A Redação
Ciência Hoje On-line
15/07/2009