terça-feira, 16 de junho de 2009

MEIO AMBIENTE - CARLOS MINC SOLTA O VERBO NA UnB/CDS

Hoje o Ministro do meio Ambiente Carlos Minc proferiu palestra no Centro do Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Para cerca de 300 alunos, professores e pesquisadores o Ministro disse, que por enquanto, na maioria dos países do mundo se estão desenhando políticas e se está lutando para diminuir a destruição das florestas e ampliar os biomas, no Brasil, no Congresso Nacional, procura-se, por todos os meios, de elaborar políticas para ampliar a base de desmatamento dos diferentes biomas, para aumentar as áreas da pecuária, da soja e de outros plantios que contribuem com o desmatamento.

Carlos Minc teve como debatedor ao Senador Cristovam Buarque que questionou a falta de um “casamento” ou entrosamento entre a política ambiental e a produtiva do Brasil.

Segundo o senador o MMA não se entende com os outros ministérios, em particular com Mangabeira Unger e perguntou ao Ministro como ia esse “casamento”.
Cristovam Buarque disse que no governo Lula apenas dois Ministros mereciam destaque especial: a Ministra Marina Silva e Carlos Minc, os outros são a mesma coisa que ministros dos governos passados, sem nenhuma diferença.

O Ministro Minc disse que Mangabeira é uma pessoa brilhante, inteligente e conta com boas idéias, entretanto, ele não tem a costume de trabalhar em equipe, a dialogar, ele lê muito e também escreve. Prova disso é que realizou uma proposta para a Amazônia, só que não dialogou com o MMA, realizou uma proposta para a Defesa do Brasil e nem conversou com o Ministro Jobim, realizou uma proposta para o desenvolvimento do Nordeste e nem visitou o Ministro de Integração Regional.

Em fim, Carlos Minc estava inspirado, retornando de uma sabatinada onde teve que dar explicações sobre sua participação nas marchas em defesa dos homossexuais e da maconha.

Ah, ah, também falou da Senadora Abreu chamada de “Rainha do Desmatamento”. Olha que segundo ele mesmo disse que estava proibido pronunciar o nome de certos Ministros do Governo Federal, mas falou e muito, inclusive faliu de um Ministro, segundo deu a entender, hoje lider dos pecuaristas e ruralistas.......

Amazônia, Pará - Maneschy Reitor, compromisso de fazer a Universidade crescer, com um 'diferente modelo de gestão'


Após dois meses de espera, foi publicada ontem, pelo Diário Oficial da União, a nomeação do professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy como novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Maneschy, que será o 12º reitor da instituição, foi o vencedor da eleição homologada no dia 30 de março, depois da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consun) e assumirá o comando da Universidade no proximo dia 2 de julho.

A demora no processo de nomeação é vista como 'dentro do previsto', de acordo com a Assessoria de Comunicação da UFPA, já que também estavam sendo nomeados, no mesmo período, reitores em outras instituições. Porém, esse não foi o único motivo do atraso. No dia 22 de dezembro do ano passado, o Consun homologou o resultado que dava vitória a Maneschy, com 47 votos a 30, e elaborou a lista tríplice, a qual foi rejeitada pelo Ministério da Educação (MEC), pois não estava de acordo com a Lei nº 9192 de 1995, que somente prevê a regulamentação da nomeação se a lista estiver nos moldes que esta determina. Por esse motivo, foram feitos ajustes na lista tríplice, que, em um primeiro momento, foi enviada com quatro nomes.

O novo reitor comenta que a demora ocorreu principalmente pelas discursões promovidas na Universidade, mas não pelo fato de a primeira lista enviada ter sido rejeitada. Com toda a repercussão sobre a demora e boatos de que ele não mais seria nomeado, Maneschy afirma ter se mantido confiante de que o Conselho iria ratificar a decisão da comunidade, que o elegeu.

Dando inicio a um novo período, o reitor traz como propostas a excelência na formação dos estudantes de graduação, com investimentos para a melhoria da qualidade dos cursos; a consolidação da instituição como uma universidade multicampi, promovendo a mobilidade de alunos e professores, para que os campi dos municípios do interior seram considerados de mesma qualidade que o da capital; investimentos no projeto de comunicação mais profissionalizada, fazendo com que a comunicação funcione dentro e fora da Universidade.

Com sua equipe de pró-reitoria já definida - o vice será Horácio Schneider -, Maneschy diz que vai tentar impor um novo ritmo institucional e aponta que irá incentivar a participação de todos no compromisso de fazer a Universidade crescer, com um 'diferente modelo de gestão'

Fonte O Liberal

segunda-feira, 15 de junho de 2009

AMAZÔNIA, PARÁ - CARLOS MANESCHY NOMEADO REITOR DA UFPA PELO PRESIDENTE LULA

Foi publicada na seção 2 (Ano L, N. 111) do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de junho de 2009, a nomeação do professor Carlos Edilson Maneschy para a reitoria da Universidade Federal do Pará. Para ver o documento assinado pelo presidente da República, acesse:
O ATO DA POSSE SERÁ REALIZADO DIA 02 DE JULHO DE 2009.

A conspiração dos emergentes. Brasil, Rusia, India e China se reúnem para buscar alternativas à crise (em espanhol)


El País.com
Uno de los organismos internacionales informales más importantes del mundo es el llamado BRIC, que reúne a Brasil, Rusia, India y China (las iniciales dan nombre al grupo), y que se ha convertido en uno de los centros de debate más interesantes. Los líderes de los cuatro países, que se reunieron por primera vez en mayo de 2008, volverán a encontrarse mañana en Yekaterimburgo (Rusia). No se esperan acuerdos espectaculares ni el anuncio de un programa común, pero sí un decisivo intercambio de opiniones.

Los BRIC, que representan la mitad de la población mundial, el 23% del PIB y más del 40% de la superficie de la Tierra, quieren aprovechar la crisis para organizar un sistema internacional que deje mucho más margen de maniobra que el actual para alternativas y experimentos sociales y políticos, explicó a EL PAÍS Roberto Mangabeira Unger, ministro brasileño de Asuntos Estratégicos, que acaba de participar en Moscú en una reunión preparatoria de la cumbre de junio.

Los cuatro países del BRIC reclaman un mayor protagonismo en las decisiones mundiales y coinciden en una agenda de cinco puntos, en la que destaca el debate sobre el dólar como moneda de reserva; el papel de organismos como el G-20 y el propio BRIC; la reestructuración del régimen mundial de comercio; garantías para la seguridad, con una reconsideración del papel del Consejo de Seguridad de Naciones Unidas, y que la agenda de no proliferación nuclear sea paralela a nuevas conversaciones sobre desarme.

Los BRIC suman la mitad de
la población y el 23% del PIB
del mundo

En la reunión de Moscú participaron, además de Mangabeira, el secretario del Consejo de Seguridad de Rusia, general Nikolái Pátrushev; Dai Bingguo, uno de los cuatro miembros del Consejo de Estado de China, y el consejero de Seguridad de India, K. M. Narayanan. Los cuatro países mantienen discrepancias en temas fundamentales, como la posición de la Organización Mundial del Comercio (OMC) respecto al proteccionismo agrícola, que India y China defienden a capa y espada para proteger su agricultura familiar, mientras que los intereses de Brasil, gran exportador de alimentos, por ejemplo, van claramente en la otra dirección. Aún así el acercamiento de posiciones en los cinco puntos mencionados supone una de las grandes novedades mundiales y la reunión de junio está despertando un extraordinario interés en todos los círculos políticos internacionales.

Veja a Reportagem completa aqui

domingo, 14 de junho de 2009

AMAZÔNIA, BELÉM - ATÉ O PRESIDENTE LULA FICOU IRRITADO PELA DESCLASSIFICAÇÃO DE BELÉM DA SUB-SEDE DA COPA 2014

Dois gols contra

Gol contra 1. Lula ainda não engoliu o fato de Belém (PA) ter ficado de fora da lista das 12 capitais da Copa em 2014. Ele se empenhou pessoalmente na tentativa de emplacar o Estado governado pela petista Ana Júlia Carepa entre os escolhidos.

Gol contra 2. A irritação de Lula ficou ainda maior quando chegou ao Planalto a versão de que a entrada de Natal (RN) no grupo dos 12 foi fruto de um lobby bem sucedido do senador José Agripino (DEM-RN), que é próximo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e teve três conversas com ele sobre o tema.
Veja no Painel da Folha

Amazônia, Pará - O pior desempenho no Ensino Médio do Brasil - The worst performance in high school in Brazil


Dados recentes do Ministério da Educação mostram uma realidade assustadora a respeito das deficiências e fragilidades do ensino público no Pará. Esses dados, inseridos na proposta de Ensino Médio Inovador, encaminhado recentemente ao Conselho Nacional de Educação, revelam, por exemplo, que o Pará está em penúltimo lugar na taxa de atendimento escolar de jovens de 15 a 17 anos, ficando à frente apenas de Rondônia.

No Pará, apenas 71% dos jovens nessa faixa etária estão matriculados, percentual inferior ao da média regional (Norte), que é de 78%, e também da média nacional, de 81%. Outro número infausto diz respeito à taxa líquida. De acordo com o professor Ronaldo Marcos de Lima Araújo, docente e pesquisador do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, o Estado tem a pior taxa líquida do Ensino Médio do Brasil.

Evasão no Ensino Básico: eles lutam contra a maré

Trabalho retira jovens e crianças das escolas

Apenas 28% dos jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no Ensino Médio, que é onde eles deveriam estar, enquanto os demais jovens (72%) ou estão atrasados ou fora da escola – afirma Ronaldo Lima. Para que se tenha uma ideia do que isso representa, basta dizer que a média regional, que já é sofrível, situa-se na faixa de 35%, ou seja, sete pontos percentuais acima da taxa paraense. A disparidade é ainda mais acentuada quando a comparação se faz com a média nacional, que chega a 52%.

O pesquisador da UFPA chama ainda a atenção, ao avaliar os dados do MEC, para o fato de que o Pará registra o pior desempenho na evolução de matrículas no Ensino Médio no Brasil. Ou seja: além de apresentar atendimento deficitário, o Pará ainda contempla números regressivos no tocante à demanda, tanto que, de 2007 para 2008, deixaram de se matricular nada menos que 31 mil jovens. “Ao invés de caminharmos na direção da universalização do Ensino Médio, diminuímos as nossas matrículas. Eram 368mil em 2007 contra 337 mil matrículas em 2008”, destacou Ronaldo Lima.

Veja reportagem do Diário do Pará na íntegra aqui

sábado, 13 de junho de 2009

CHILE - AS ELEIÇÕES MAIS INCERTAS DESDE O RETORNO À DEMOCRACIA (em espanhol)


La pesquisa TNS Time registró un alza del joven socialista de 10% en relación a abril y una consecutiva baja del senador democratacristiano de 4%, en la carrera presidencial chilena.

Santiago. Una nueva encuesta revuelve el tablero político de Chile -país que enfrenta tal vez la elección presidencial más incierta desde el retorno a la democracia- pues el joven diputado socialista Marco Enríquez Ominami (vea más aqui) por primera vez alcanzó al candidato democratacristiano, el senador y ex presidente Eduardo Frei, en la intención de votos de los chilenos inscritos en los registros electorales.

Según TNS / Time, mientras que Enríquez Ominami obtuvo 24% de las preferencias, con un alza porcentual de 10 puntos entre abril y mayo, Frei bajó 4 puntos y se quedó con 25%. Un empate técnico. En tanto, Sebastián Piñera, candidato de la derecha, lidera las preferencias con 33%, registrando una baja de 3 puntos porcentuales.

Na íntegra aqui em América Economia.com

Assista vídeo sobre a irrupçãqo de Marco ENRÍQUEZ nas eleições chilenas.

DESMATAMENTO - PROCURADORES NA AMAZÔNIA PEDEM VETOS DE LULA À MP FUNDIÁRIA

Escrito por Carlos Mendes
Qui, 11 de Junho de 2009 11:29

Procuradores da República que atuam na região Amazônica enviaram um ofício ao presidente Lula alertando para “problemas jurídicos e conflitos sociais que podem ser agravados em caso de sanção integral do texto” da Medida Provisória nº 458/2009, aprovada no último dia 03 de junho pelo Congresso Nacional.

Os 34 signatários do documento se dizem “irresignados com o formato assumido pela MP” e atacam: “o tratamento dado à questão fundiária na Amazônia pelo referido diploma legal beira a insensatez” e “representa na prática mais um incentivo à invasão e ao desmatamento de novas áreas”.

Obrigados por determinação constitucional a defender os direitos de clientes da reforma agrária, ribeirinhos, índios e quilombolas e cumprindo tal obrigação na parte do Brasil que mais registra conflitos fundiários, os procuradores alertam para o fortalecimento dos grileiros que ameaçam os territórios das populações tradicionais, se o presidente confirmar na íntegra o texto aprovado pelo Senado. Os procuradores - atuando no Pará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Roraima - consideram as falhas da MP insanáveis e afirmam que são “uma ameaça aos 20 anos de trabalho do Ministério Público Federal na defesa da dignidade e dos direitos dos povos da região”.

No texto endereçado a Lula é citado o exemplo das terras pelas quais foi assassinada a missionária Dorothy Stang, em Anapu. A área, de 1.500 hectares - exatamente o limite dos lotes que, pela MP, podem ser concedidos gratuitamente a ocupantes ilegais - foi disputada durante anos, até a morte da freira. Consumado o crime, como não havia nenhum dispositivo legal para favorecer os grileiros, a área foi transformada em um assentamento de trabalhadores rurais. Para os procuradores, se a MP 458 já estivesse em vigor na época, os acusados pela morte de Dorothy teriam saído vitoriosos.

Veja aqui Na Rádio Tabajara a lista de assinantes

sexta-feira, 12 de junho de 2009

SAÚDE - Coca Zero sai do mercado

O "socialismo do século 21" na Venezuela proibiu a produção e a distribuição da mais nova versão da bebida do imperialismo, a Coca-Cola Zero.
A decisão, disse o governo de Hugo Chávez, deve-se ao fato de o refrigerante ter em sua fórmula um componente prejudicial à saúde dos venezuelanos.
Sem identificar exatamente o tal ingrediente, o ministro da Saúde anunciou um procedimento de inspeção que inclui o recolhimento dos refrigerantes desse tipo.
A empresa Coca-Cola Femsa, engarrafadora dos refrigerantes no país, anunciou que acatará a decisão do governo, embora tenha negado a presença de qualquer ingrediente insalubre em seu produto.

Veja aqui na Folha

Pela sua vez a BandNews publicou a seguinte nota, abaixo.

O governo venezuelano proibiu na quinta-feira, dia 11, a venda de Coca Zero no país. Em nota, o ministro da Saúde, Jesús Mantilla, disse que o produto deveria sair de circulação para “preservar a saúde dos venezuelanos”.

Segundo o governo, o refrigerante possui um componente químico em sua fórmula chamado Climato de Sódio, que além de prejudicial ao organismo, seria 50 vezes mais doce do que outros adoçantes. Divis Antunez, diretor do departamento de Vigilância Sanitária do país, completou ainda essa alta concentração pode causar “doenças como câncer e ocasionar até mesmo má formações congênitas”.

Se de mi depender também eliminava esse produto ou só permitia sua venda no mercado com receita médica e de tarja preta!!!

POLÍTICA - Atos secretos do Senado comprometem senadores

Painel da Folha
RENATA LO PRETE

Operação Uruguai

Os senadores que passaram pela Mesa Diretora nas últimas legislaturas estão em pânico diante da ameaça de serem responsabilizados pelos recém-descobertos atos secretos da Casa. Juridicamente, de nada adiantará alegar desconhecimento.
O jeito será achar uma saída política, apontando um bode expiatório para pagar pelos desmandos. Tudo indica que ele será o atual diretor-geral, Alexandre Gazineo, que assinou muitas das decisões jamais publicadas -e que, portanto, não poderá dizer que não sabia de nada. Como já estava com a cabeça a prêmio, dificilmente Gazineo manterá o cargo herdado de Agaciel Maia, o grande arquiteto da estrutura paralela que vigorou por mais de uma década no Senado.

--------------------------------------------------------------------------------

Neutralidade. A comissão de sindicância criada para apurar a existência e a quantidade de atos secretos é chefiada por Doris Marize Romariz Peixoto, atual diretora-adjunta da Casa, que era chefe de gabinete de Roseana Sarney (PMDB-MA) até ela assumir o governo do Maranhão.

Pá de cal. A avaliação de senadores próximos a ambos é que a confirmação da existência de atos não-publicados no Senado terminou de azedar a relação entre o presidente, José Sarney (PMDB-AP), e o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI).

Todo-poderoso. De um senador que já ocupou cargo na cúpula da Casa, sobre a desenvoltura com que o ex-diretor-geral Agaciel Maia assinava nomeações e exonerações: "Ele instaurou uma Mesa Diretora do B no Senado".

Nem aí. Não bastasse a afluência de nomes de peso do Senado ao casamento da filha de Agaciel Maia bem no dia em que vieram à luz os atos secretos da Casa, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), ainda usou carro oficial para ir à igreja. Quando viu jornalistas, seu motorista foi trocar de veículo.

Painel da Folha

AMAZÔNIA, PARÁ, DESMATAMENTO - MPF vincula 69 empresas ao ‘desmatamento’

Grandes grupos compram insumos vindos de terras ilegais.
Receberam uma recomendação para suspender transações.
Entre notificados está firma da família do vice José Alencar.
Lista inclui redes de supermercados, a Sadia e a Perdigão.
Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart devem evitar compras.

O Datafolha informou, há uma semana, que a maioria dos brasileiros responsabiliza madeireiros (72%) e fazendeiros (68%) pelo desmatamento da Amazônia.

Uma ação movida há 12 dias pelo Ministério Público Federal no Pará mostra que, sem saber, os próprios consumidores contribuem para a devastação.

A carne que você guarda na geladeira pode ter sido extraída da carcaça de um boi abatido numa fazenda ilegal do Pará.

O calçado que lhe forra os pés pode ter sido fabricado com o couro do mesmo animal. Suas roupas podem conter matéria-prima originária de terras à margem da lei.

Dez procuradores da República, à frente Daniel César Azeredo Avelino, protocolaram na Justiça Federal do Pará um lote 21 processos judiciais.

Em associação com o Ibama, a Procuradoria reivindica a condenação de fazendeiros que, em afronta à lei, derrubaram no Pará algo como 157 mil hectares de mata.

Foi abaixo uma área de selva equivalente ao território da cidade de São Paulo. Na grossa maioria dos casos as árvores deram lugar ao pasto ilegal.

Na ação, o Ministério Público pede que os desmatadores sejam condenados a pagar indenizações pelo malfeito. Coisa de R$ 2,1 bilhões.

Pressionando aqui, você chega a um quadro com os nomes dos processados e os valores da indenização requerida de cada um.

Veja mais no Blog de Josias de Souza do UOL

MEIO AMBIENTE - Para 'Economist', Brasil deveria remunerar preservação na Amazônia


A melhor maneira de evitar o desmatamento de florestas tropicais envolve uma mistura de duas ideias: o estabelecimento claro dos direitos de propriedade sobre a terra e um incentivo econômico para que esses proprietários não cortem as árvores, diz artigo publicado na revista britânica The Economist que chega às bancas nesta sexta-feira.

Segundo a revista, "Se essas políticas podem funcionar em algum lugar, é no Brasil, que possui 60% da maior floresta tropical do mundo. O Brasil tem motivos poderosos para preservar a Amazônia"."O desmatamento causa danos terríveis à reputação de um país que é pioneiro em energia renovável. Ele põe em risco a fábrica de chuvas da Amazônia, que permite ao Brasil ser um dos maiores exportadores de produtos agrícolas", afirma a reportagem.

Segundo a revista, o Brasil, pelo menos, tem leis que restringem o desmatamento, além de um sofisticado sistema de monitoramento, mas "o problema é implementar a lei numa vasta área, onde muitos dos moradores não gostam das regras".

"O primeiro passo é um registro próprio de terras confirmando quem possui o quê. Cerca de 15% a 20% da Amazônia pertence a proprietários privados, que deveriam manter 80% da floresta intactos (apesar de isso não ocorrer com frequência)". "A maior parte restante é de terras federais, mas na prática, está lá para quem quiser: títulos de propriedade são forjados, pessoas são mortas e o desmatamento se acelera por causa de disputas.

" Segundo o artigo, a lei aprovada este mês no Congresso, que legitima a propriedade de terrenos de até 1.500 hectares ocupados antes de 2005 e proíbe registros posteriores, tenta por fim "à bagunça". A lei arrisca beneficiar proprietários que usaram de violência para tomar posse da terra, diz a Economist, e o governo deveria complementar a lei com a decisão de tornar o resto da Amazônia em propriedade pública, como parques ou reservas.


Matéria na íntegra

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cotidiano: As bruxas andam soltas - Avião da TAM sofre pane elétrica em Florianópolis


Um avião da TAM teve que suspender a decolagem após uma pane elétrica, nesta quinta-feira, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Segundo os passageiros, o problema teria acontecido quando o avião ganhava velocidade para decolar. Ninguém ficou ferido. A aeronave iria para Brasília. A TAM cancelou o voo, para uma revisão não programada. E os 100 passageiros tiveram que remarcar a viagem.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PARÁ -CHILE , MUNDO DA PEDOFILIA - DEPUTADO SOCIALISTA CHILENO DENUNCIA FUNCIONÁRIO DA POLÍCIA VINCULADO A REDE DE PROSTITUÇÃO INFANTIL (em espanhol)

Depois das denuncias contra o deputado paraense do Partido Democrata (DEM) Julio Seffer denunciado por crime de pedofilia e que foi protegido por um habeas corpus de um juiz e foi liberado antes de entrar na cadeia, outros países e cidades estão lutando para condenar criminosos e colocá-los detras das grades.

O caso do Chile é exemplar pelo combate à pedofilia e aos crimes contra a infância e adolescência.

Veja matéria abaixo.

El diputado del Partido Socialista (PS) y miembro de la comisión de Derechos Humanos de la Cámara Baja, Sergio Aguiló, solicitó la salida del subsecretario de la Policía de Investigaciones (PDI), Ricardo Navarrete, tras la denuncia que vincula a detectives con una red de prostitución infantil.

Aguiló explicó que cuando la instancia parlamentaria comenzó a realizar las investigaciones iniciales respecto a este caso, "en aquella ocasión el subsecretario falseó deliberadamente la verdad, yo quiero decir claramente que el subsecretario mintió".

"Desde ese punto de vista los parlamentarios que aquí estamos no podemos decir otra cosa que el subsecretario de Investigaciones tiene que renunciar porque ha puesto en jaque grave a la Presidenta de la República, porque este es un cargo de exclusiva confianza de la máxima autoridad", dijo.

Dentro de este contexto, agregó que "quiero decir en beneficio de mi colega Gabriel Silber (DC), que fue el diputado que en aquella ocasión interrogó al subsecretario de Investigaciones, con preguntas absolutamente punzantes y directas respecto a los antecedentes que nosotros habíamos recabado, sin embargo, una y otra vez él negó que hubiera en verdad algún hecho doloso en la investigación que se había realizado al interior de la policía civil".

"Después todos nos enteramos que no había existido ninguna investigación de la policía civil, sino que como demostró anoche el programa Contacto, fue una investigación anterior (...) y los chilenos quedamos impresionados con los antecedentes que mostraron", concluyó.

La tercera.com

ECONOMIA - UMA LIÇÃO DE ECONOMIA A MÃO INVISÍVEL DO MERCADO? (em espanhol)

Es agosto, en una pequeña ciudad: en plena temporada; cae una lluvia torrencial desde hace varios días, la ciudad parece desierta.

Todos tienen deudas y viven a base de créditos. Por fortuna, llega un turista forrado de dólares y entra en un pequeño hotel, pide una habitación, pone un billete de $100 dólares en la mesa del recepcionista y se va a ver las habitaciones.

El jefe del hotel toma el billete y sale corriendo a pagar sus deudas con el carnicero. Éste coge el billete y corre a pagar su deuda con el criador de cerdos.

A su turno éste se da prisa a pagar lo que le debe al proveedor de pienso para animales.

El del pienso coge el billete al vuelo y corre a liquidar su deuda con la prostituta a la que hace tiempo que no paga. En tiempos de crisis, hasta ella ofrece servicios a crédito.

La prostituta guarda el billete y sale para el pequeño hotel donde había traído a sus clientes las últimas veces y que todavía no había pagado.

En este momento baja el turista, que acaba de echar un vistazo a las habitaciones, dice que no le convence ninguna, recoge el billete y se va de la ciudad.

Nadie ha ganado un dólar, pero ahora toda la ciudad vive sin deudas y mira el futuro con confianza!

La lección de la história:
SI EL DINERO CIRCULA, SE ACABA LA CRISIS