segunda-feira, 1 de junho de 2009

Voo do Rio para Paris desaparece - Vol de Rio à Paris disparaît - Flight from Rio to Paris disappears


O avião Airbus A330-200 da Air France, que desapareceu dos monitores dos radares durante viagem do Rio de Janeiro a Paris, tem capacidade para até 293 passageiros, quando dividido em duas classes. Nas aeronaves com três classes (primeira, executiva e econômica), a quantidade de passageiros cai para 253 – o voo AF 447, desaparecido, levava 216.


Voo AF 447, que saiu do Rio no domingo, levava 216 passageiros.
Segundo a Airbus, atualmente há 341 desses aviões em operação.

Conheça o avião da Air France que faz a rota Rio-Paris aqui

- 228 pessoas estavam a bordo, segundo a Air France.
- Aeronáutica começa buscas no Oceano Atlântico.
- Airbus enviou mensagem sobre pane elétrica, diz companhia.
- Presidente da França pede todo esforço possível

SAÚDE - Com a crise internacional, na Argentina, a sexualidade também entra em recessão


Eros y Afrodita están amenazados. No es sólo la inquietud por la estabilidad o la desjerarquización laboral; la proeza de poder llegar a fin de mes, inflación mediante; la incapacidad de ahorro o el consumo restringido. La incertidumbre económica y otras preocupaciones coyunturales que no dan tregua, como la inseguridad, los conflictos políticos o la propagación del dengue y la gripe A, dibujan una realidad sumamente tensa, que ha calado hondo en la sexualidad de muchos argentinos.
¿Cuál es la incidencia de este escenario agobiante en los dormitorios? ¿Se hace el amor más, igual o menos que en tiempos de bonanza y armonía? Esa fue la inquietud que La Nacion trasladó a los consultorios y centros especializados en sexualidad.
La respuesta fue tan unánime como concordante: el estrés derivado de la crisis socioeconómica anula el erotismo y vampiriza el deseo. Lo inhibe a tal punto que la frecuencia sexual decae, en promedio, el 50 por ciento, según estiman los especialistas.
Sus mediciones muestran que las relaciones sexuales promedio entre adultos argentinos son de una a dos por semana. Pero la falta de ganas, producto del desasosiego, reduce la actividad sexual de cero a una cada siete días. La contracara en lo que va de 2009, agregan los especialistas, ha sido el incremento del 30% en consultas a centros privados de sexología y del 15% en hospitales públicos.
Na íntegra em "La Nación" de Buenos Aires

domingo, 31 de maio de 2009

PEDOFILIA - Ex-deputado Seffer é solto amparado no "fuero íntimo" de um desembargador que deu habeas corpus ao médico pedófilo paraense


O ex-deputado Luiz Afonso Sefer já está em liberdade, 48 horas após o alvará de soltura expedido na última quarta-feira, pelo desembargador Raimundo Holanda Reis. Sefer deixou a Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, às 23 horas da última sexta-feira. Ele estava detido no complexo penal desde a terça-feira passada.
O ex-parlamentar permanece no seu apartamento no Rio de Janeiro, mas deve desembarcar em Belém até o início da semana, para audiência com o desembargador.
Luiz Sefer se encontrava detido desde terça-feira passada, por ordem do juiz da Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente de Belém, Eric Peixoto. Ele foi preso por policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, no seu apartamento, no final da manhã daquele dia .
Segundo a denúncia do Ministério Público, ele teria abusado, seguidas vezes, de uma menor, que morou na casa do parlamentar dos nove aos doze anos. Sefer também foi investigado pelas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Pedofilia, do Senado Federal e contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Pará, de onde renunciou oficialmente do mandato no dia 7 de abril. (Diário do Pará)

Na íntegra no Diário do Pará

ESPORTES - COPA 2014

Tristeza, Belém ficou para trás, mais uma vez......

MEIO AMBIENTE - “Os bois comerão a Amazônia em 20 anos” - The cows eat the Amazon in 20 years - Los bueyes comerán la amazonía en 20 años

A abertura de pastagens na Amazônia é responsável por 78% do desmatamento na região. Parte desses pastos depois, se torna lavouras de soja, algodão ou outros grãos. Assim, a fronteira agropecuária do Brasil avança em direção à floresta amazônica. Segundo o economista e especialista em produção agropecuária Guilherme Leite da Silva Dias, se não barrarmos essa expansão e mudarmos o modelo de pecuária extensiva para a intensiva, em 20 anos, as florestas terão sido devastadas pelos bois. “Se deixar do jeito que está, os bois comerão a Amazônia em 20 anos e não há restrição de clima ou solo para isso”, diz.

Para Dias, se a medida provisória 458/09 for aprovada, ficará ainda mais difícil frear o desmatamento. A MP permite que a propriedade de terrenos de até 1500 hectares (15 km²) ocupados na Amazônia Legal seja transferida pela União sem licitação a quem os ocupou até 1º de dezembro de 2004. Dias considera essa medida uma nova “Lei de Terras”, como a que o Brasil teve em 1850 e legitimava o usucapião, ou a “posse pelo uso”, que daria legitimidade à grilagem. A MP foi aprovada pela Câmara na metade do mês de maio e espera agora aprovação do Senado.

O avanço da fronteira agrícola na Amazônia é motivada, principalmente, por dois fatores: a crescente demanda dos consumidores pelos produtos e o baixo preço das terras ilegais da floresta. Estima-se que, a cada dez anos, o consumo de carne bovina estimule um crescimento de 35% no setor pecuário.

O que não se deve esquecer é que o problema é mais complexo, o modelo de destruição da Amazônia envolve a destruição da floresta, a pecuária e o cultivo da soja.Em outras palavras, o que está falido é o modelo de desenvolvimento da Amazônia (Comentário do Blog).
leia artigo sobre o tema aqui

Revista Época

MEIO AMBIENTE - Como lucrar sem poluir, Brasil pode mas, não aparece.....

A Reserva Mamirauá não vai ganhar o mais importante prêmio de turismo sustentável deste ano. No meio da Floresta Amazônica, esse projeto de turismo ecológico tem todos os requisitos que um destino gostaria de ostentar para ser chamado de “sustentável”. Especialistas elogiam seus programas de preservação ambiental e integração com a comunidade – credencial suficiente para encher a pousada local, a Pousada Uacari, com 70% de estrangeiros, todos interessados em conhecer a Amazônia com conforto e sem peso na consciência.

Mas, na lista de premiados pelo Tourism for Tomorrow Awards (Prêmio Turismo para o Amanhã), evento realizado neste final de semana em Florianópolis, em Santa Catarina, só havia estrangeiros. Praias paradisíacas de Punta Cana, na República Dominicana, um parque marinho na Península de Gerakas, na Grécia, e iniciativas de reflorestamento da mata nativa da Costa Rica figuraram entre os 12 participantes que chegaram à etapa final da competição. Nesses destinos, organizações não governamentais ou grupos hoteleiros ajudam a preservar os ecossistemas, criam programas sociais para a população nativa e apoiam a contratação de mão de obra local. Quem recebe o prêmio Tourism for Tomorrow ganha um importante diferencial para mostrar ao turista.

Por que destinos como Fernando de Noronha, em Pernambuco, Itacaré, na Bahia, ou mesmo a Reserva Mamirauá não estão entre os melhores destinos verdes do planeta? Para os especialistas, um dos motivos não está na falta de ações sustentáveis desses lugares, mas na ausência de um certificado capaz de comprová-las. “Criamos a melhor norma de turismo sustentável do mundo, mas não há ninguém para aplicá-la”, diz o consultor Roberto Mourão, presidente do Instituto EcoBrasil. Nenhum hotel brasileiro tem o certificado.
Leia reportagens sobre o tema aqui

ELEIÇÕES - Proposta de terceiro mandato já está nas ruas

Pesquisa Datafolha revela que 47% apoiam proposta contra 49% de reprovação

Em 2007, ideia era rejeitada por 65% dos entrevistados; para Mauro Paulino, do Datafolha, mudança reflete popularidade do presidente

CATIA SEABRADA da Folha

Objeto de debate no Congresso, a possibilidade de um terceiro mandato para presidente da República divide o país, revela o Datafolha. Segundo pesquisa realizada de terça feira a quinta-feira passada, a emenda que permitiria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorrer, mais uma vez, à Presidência tem hoje apoio de 47%dos entrevistados contra 49% de desaprovação. Em novembro de 2007, a proposta era rejeitada por 65% dos brasileiros e tinha o aval de 31%, números compatíveis, à época, com as respostas sobre um terceiro mandato para governadores e prefeitos.Além do caso específico de Lula, o Datafolha perguntou sobre a hipótese de presidentes concorrerem a um terceiro mandato no Brasil: 49% disseram ser a favor e 48%, contra. Hoje, um ano e meio depois, esse índice de apoio a um terceiro mandato para presidentes -de 49%- é bem maior do que para governadores (38%) e prefeitos (35%).
Na íntegra aqui

POLÍTICA - Prestação de contas de um senador da República o "chinelo" Gilvam

Checão 1. Mesmo depois das promessas da direção do Senado de impor regras mais duras para a prestação de contas da verba indenizatória, Gilvam Borges (PMDB-AP) mantém o velho estilo: declara ter gasto o teto de R$ 15 mil por mês, a título de "aluguel de imóveis para escritório político, compreendendo despesas concernentes a eles".

Checão 2. Gilvam, conhecido como "Chinelo" entre os colegas, arredonda num único recibo o que declara ser aluguel e despesas com um prédio em Macapá onde funciona seu escritório político.
No Painel da Folha

POLÍTICA - OPOSIÇÃO FALANDO AO VENTO, DISSE LULA E PARECE QUE TEM RAZÃO....

Último recurso
Antes mesmo de vir à luz o novo Datafolha, no qual a avaliação de Lula, que já era confortável, retoma o patamar pré-crise econômica, o presidente disse a um grupo de auxiliares que o momento exige "atenção especial", pois "a oposição está sem alternativa de discurso e só tem as CPIs para se agarrar".Lula expôs seu raciocínio em reunião da coordenação política do governo, na quinta-feira. A oposição, afirmou, apostou primeiro na crise como um todo. Depois, no descontentamento dos prefeitos com a queda nos repasses do FPM. Em seguida, na mudança das regras da poupança. Em todas essas ocasiões, "ficou falando ao vento". O Planalto está empenhado em fazer com que o padrão se repita na CPI da Petrobras.

Painel da Folha

INTERNACIONAL - AS CANDIDATAS DO BERLUSCONI AO PARLAMENTO



Muitas pessoas têm dificuldade em se entusiasmar com as eleições para o Parlamento Europeu. Mas deveriam prestar mais atenção à colorida lista de candidatos em oferta. De milionários a machões, de sangues azuis a celebridades, a votação da semana que vem tem de tudo.

Silvio Berlusconi, poderoso magnata da mídia e primeiro-ministro italiano, queria reunir alguns "rostos novos" para as eleições do Parlamento Europeu de 2009. Mais especificamente, ele pensava em exibir uma série de mulheres atraentes, incluindo dançarinas profissionais e participantes da versão italiana do "Big Brother" conhecidas em todo o país por causa de seus trajes mínimos. Na visão dele, elas trariam juventude e glamour para seu partido de centro-direita Povo da Liberdade (PDL). Mas então a mulher de Berlusconi, Veronica Lario, cansou-se dessa exibição de feminilidade jovem e denunciou publicamente o marido e a "falta de vergonha no poder". Então, Berlusconi abandonou o plano de reunir uma equipe de jovens mulheres para concorrer.

A única que sobreviveu ao corte foi Barbara Matera. Loira, com as medidas no lugar, e ex-concorrente forte do concurso "Miss Itália", a estrela e apresentadora de TV de 27 anos pode ser vista em vários vídeos no YouTube. Dizem também que sua inexperiência é um refresco no mundo da política.

Aqui na íntegra

sábado, 30 de maio de 2009

CHILE - PRESO EX-SOLDADO ASSASSINO DE CANTOR "VICTOR JARA" DURANTE DITADURA DO PINOCHET

A Justiça do Chile informou ontem que o ex-soldado José Paredes Márquez será processado pela acusação de ser um dos assassinos do cantor Víctor Jara, em 16 de setembro de 1973, cinco dias após instaurada a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) no país.
Paredes está preso em Santiago desde terça-feira. Ele confessou ter sido, com outros soldados, ordenado a fuzilar Jara com 44 tiros, num estádio (que hoje tem o nome do cantor) onde a ditadura deteve milhares de pessoas. Outros 14 foram mortos com Jara.
Segundo testemunhas, antes de ser morto Jara passou por uma sessão de tortura, teve sua língua arrancada e suas mãos trituradas com golpes de culatra de um fuzil.
Paredes, hoje um pedreiro de 54 anos, disse à imprensa que a Justiça deve "buscar os altos mandantes" do crime.
Víctor Jara era um emblema da esquerda chilena e um opositor do regime militar. Ficou conhecido por suas canções de forte cunho social. Como ele, outras 3.000 pessoas foram mortas durante o regime de Pinochet.
Folha

EDUCAÇÃO - O porquê de uma crise crônica

Postado por Luiz Weis
“Contextualizar” é um daqueles verbos abomináveis arrancados a fórceps de um substantivo – no caso, contexto.
Mas contextualizar é o que mais se cobra, com razão, do jornalismo, para que vá além da notícia em estado bruto, com informações adicionais que lhe deem sentido e perspectiva.
É o bom e velho por quê – ou os porquês – das coisas.
Sinal de como os jornais brasileiros pouco se empenham em oferecer ao leitor esse acompanhamento que o ajudará a digerir o prato principal, a “contextualização” é bem mais frequente no noticiário do exterior, seja porque as agências internacionais se encarregam disso, seja porque os editores transcrevem textos desse tipo saídos na imprensa estrangeira. O exemplo da hora são as matérias que procuram ligar os pontos da história da explosão de uma bomba atômica na Coreia do Norte.
Por isso quando sai algo do gênero em relação a um assunto nacional – e quando esse algo é de primeira qualidade – seria injusto não destacar o esforço bem sucedido.
Na íntegra no Observatório da Imprensa

AQUI EM BRASÍLIA, CIDADES - "A praça não interfere no plano piloto", defende Niemeyer - square of the sovereignty of Oscar Niemayer


Um dia após divulgar o novo projeto para a Praça da Soberania, Oscar Niemeyer voltou a defender a proposta. Após saber da repercussão em torno da segunda versão, o arquiteto reafirmou que a solução adotada está correta. “A capital do Brasil é importante demais para receber os seus visitantes na pequena praça existente grudada à Estação Rodoviária. A praça que projetei não interfere em nada no Plano Piloto. A avenida de pedestre que desenhei acompanha a praça em toda a sua extensão. Embaixo dessa avenida fica o estacionamento, que em nada interfere na construção da praça”, explicou. “Uma cidade se distingue pelo valor de sua arquitetura e de seu urbanismo, e é justo que eu defenda o meu trabalho de arquiteto”, ressaltou.
Na íntegra no Correio

MÚSICA - Edith Piaf & Charles Aznavour - Plus bleu que tes yeux

SAÚDE - José Alencar retorna amanhã ao Brasil após tratamento experimental nos EUA


TODO BRASIL ESTA TORCENDO PELA SAÚDE DO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR.
DEIXE AQUI SUA TESTEMUNHA E COMENTÁRIO

O vice-presidente José Alencar retorna amanhã ao Brasil após participar nos Estados Unidos de um tratamento experimental contra o câncer. A previsão é que ele desembarque em Brasília no início da noite e dê continuidade ao tratamento no Brasil.Alencar viajou para Houston (Texas) na última terça-feira (26) para tentar se qualificar para um tratamento experimental no centro oncológico M.D. Anderson. No dia seguinte, ele fez exames preliminares que aprovaram sua participação no tratamento.O vice-presidente luta desde 1997 contra a doença e passou por duas cirurgias nos últimos três anos. Menos de quatro meses após sua última operação, em janeiro, exames indicaram a volta de tumores malignos no abdome.O oncologista Paulo Hoff, que acompanha Alencar nos Estados Unidos, disse antes de embarcar que o tratamento é feito com dois medicamentos que estão em fase de testes. Ele explicou que os remédios são novos e não têm nome, mas que vêm mostrando mais eficiência no tratamento contra o sarcoma --tipo de câncer do vice-presidente-- do que as drogas usuais.


Correio Braziliense

TRABALHO - Sindicatos ameaçam invadir caso Vale demita em massa

Revoltados com o anúncio de novas demissões, sindicalistas ameaçaram hoje invadir unidades da Vale caso a mineradora promova uma demissão em massa. "Estamos em estado de alerta. Se eles vieram com demissões em massa, vamos fazer algo mais sério do que uma greve. Vamos ocupar as instalações", afirmou Carlos Roberto de Assis, vice-presidente do sindicato Metabase Itabira.

Hoje, a Vale confirmou que irá demitir de 250 a 300 empregados. Mas o sindicato informa que o número é bem superior e pode chegar a 850 trabalhadores. A previsão, segundo Assis, foi feita pelo próprio diretor de Recursos Humanos da mineradora, André Teixeira, durante um encontro com funcionários esta semana. A Vale, porém, não confirma esse número. Desde o agravamento da crise mundial no final do ano passado, a companhia já demitiu 1 3 mil trabalhadores.

O presidente do Metabase Itabira, Paulo Soares de Souza, reclama que a Vale mentiu ao garantir em reunião com sindicalistas, no último dia 22, que não pretendia promover novas demissões enquanto a situação econômica não piorasse e ainda garantiu que os 1,3 mil funcionários em licença remunerada seriam reintegrados a partir de junho.
Na íntegra no Correio Braziliense

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ELEIÇÕES - Lula diz que fará sucessor e indica Dilma com uma flor

RIO DE JANEIRO - Acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que fará seu sucessor nas eleições do ano que vem. Sem mencionar seu nome, Lula indicou sua candidata ao dar uma flor para Dilma.

"Eu não posso falar de política aqui, mas todo mundo sabe que nós vamos ganhar as eleições de 2010", disse Lula em discurso. Em seguida, ele ofereceu a Dilma uma flor branca que fazia parte da ornamentação do palco.

O presidente, ministros, o governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), e o prefeito Eduardo Paes (PMDB) participaram da entrega de casas a moradores do Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio. O presidente vem sendo acusado pela oposição de realizar campanha eleitoral antecipada durante eventos públicos.
Leia na íntegra no Estadão

SAÚDE - JOSÉ ALENCAR SE DIZ OTIMISTA COM TRATAMENTO

Após exames preliminares aprovarem sua participação em tratamento experimental contra o câncer no abdome, José Alencar retornou ontem pela manhã ao centro oncológico M.D. Anderson em Houston (Texas) para novos testes.
"Vai dar certo, se Deus quiser", afirmou o vice-presidente, ao deixar o hotel com destino ao hospital. Ele deverá ficar nos EUA por mais sete a dez dias e então seguir com o tratamento no Brasil.

Aqui Na Folha

POLÍTICA - Fala a direita brasileira "quem fala o que não deve....."Uma Petrobrás para Lula" - A Petrobrás for Lula

Chávez manda na PDVSA mais do que Lula manda na Petrobrás. Talvez o presidente brasileiro inveje o colega venezuelano e as palavras ditas em Salvador, no encontro de terça-feira, fossem mais sérias do que pareceram naquele momento: "Se eu conseguir eleger a Dilma, vou ser presidente da Petrobrás", disse Lula. E completou: "Você, Gabrielli, vai ser meu assessor e o acordo vai sair." O tom foi de brincadeira, mas convém desconfiar da aparência. O acordo entre as duas empresas para a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, está emperrado. O principal obstáculo não é a disposição de Lula, mas a insistência de Sérgio Gabrielli, o chefe da estatal brasileira, em respeitar, em primeiro lugar, os interesses financeiros e econômicos da empresa e de seus acionistas. O presidente brasileiro, ao contrário, tem-se mostrado quase sempre inclinado a usar as companhias controladas pelo Tesouro para os objetivos de sua diplomacia. Nem as empresas privadas têm ficado imunes a essa perigosa mistura de política e negócios. Ameaçadas por barreiras comerciais impostas por vizinhos, não recebem apoio do governo, mas conselhos para se acomodar, negociar e não criar conflitos.

Lula nem chegou perto dos extremos a que chegou Hugo Chávez, mas nunca renunciou a politizar a gestão das estatais. Desde o começo de seu mandato, pressionou a Petrobrás para fazer encomendas a estaleiros nacionais, como se a empresa, além de trabalhar pela segurança energética do País, ainda tivesse de funcionar como instrumento de uma extemporânea política de substituição de importações. As tentativas de ingerência aumentaram com a descoberta do pré-sal, quando o presidente chegou a tratar a Petrobrás como se a sua gestão fosse incompatível com a defesa dos interesses nacionais.

Na íntegra no Jornal Estado

MEIO AMBIENTE - Ministro Minc desabafa com Lula e reclama que colegas fazem jogo duplo na área ambiental e travam negociações paralelas no Congresso

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, fez um desabafo nesta quinta-feira, 28, ao deixar o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde despachou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que na conversa com o presidente criticou colegas de ministério, que segundo Minc, estariam com suas "machadinhas" esquartejando a área ambiental. Ele reclamou que combina uma coisa com os ministros e depois os colegas fazem negociações paralelas no Congresso. "Foi uma conversa a sós, tête-a-tête, olho no olho. E falei para o presidente que a área ambiental está sendo muito agredida no Parlamento e na sociedade."Minc afirmou que concedeu muitas licenças ambientais, citando as obras das hidrelétricas de Belo Monte e Jirau, mas que não estaria havendo compensações e solidariedade para área ambiental. O ministro disse também que não concorda com a obra de restauração e asfaltamento da rodovia BR 319, na Amazônia. "Eu respondi para o presidente que estava eticamente e moralmente impedido de dar uma licença que não cumprisse rigorosamente aquelas condições emanadas por um grupo de trabalho", afirmou. "A licença já é um desastre ambiental de grande proporções, e será maior se não forem respeitadas as condições."

Veja na Agência Estado

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ciência e Tecnologia - Portal de Periódicos da Capes disponibiliza documentos para avaliação

Estão disponíveis, até o dia 30 de junho, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), documentos, títulos e informações indexadas por três editoras. A primeira, a SPIE Digital Library, possui conteúdo que abrange os campos interdisciplinares da óptica, fotônica e imagiologia, com aplicações em biomedicina, comunicação, energia, ciência aeroespacial, defesa, manufatura, computação, entretenimento e eletrônica. O conteúdo pode ser acessado por este link. A biblioteca disponibiliza acesso a mais de 270 mil documentos técnicos de periódicos e procedimentos publicados a partir de 1990.
Também até o dia 30 de junho, alunos, professores e pesquisadores da área de engenharia poderão avaliar as informações publicadas pela editora British Standards Online (BSOL). Poderão ser visualizados mais de 45 mil normas e padrões britânicos e europeus. É permitido aos usuários fazer o download do texto completo de normas que ainda não foram publicadas ou que não entraram em vigência. As avaliações acerca do conteúdo da BSOL podem ser feitas por meio deste link.
Já a editora MedicinaNet é uma base de medicina baseada em evidências. Traz, também, comentários, artigos e uma coleção de livros produzidos por autores brasileiros. O conteúdo vai ficar disponível até o dia 30 de maio. Ele pode ser acessado por este link.
Informações sobre o Portal de Periódicos podem ser obtidas no site Periódicos da Capes.

Informações do Portal de Periódicos.

PARÁ, VIOLÊNCIA - Bandidos explodem carro-forte em estrada a 60 km de Belém

Um grupo de aproximadamente dez bandidos armou um plano audacioso, mas que não obteve resultados nesta quinta-feira (28). A quadrilha metralhou e explodiu um carro-forte no km 60 da Alça Viária, próximo ao município de Acará, nordeste paraense. Duas pessoas foram presas.

De acordo com o major César Melo, comandante da Companhia de Polícia Rodoviária, os bandidos montaram uma emboscada contra um carro-forte da empresa Norsergel. Pelo menos quatro veículos foram usados pelos assaltantes para fazer o bloqueio do carro-forte, no momento em que ele passava por uma ponte na Alça Viária. 'Eles utilizaram uma metralhadora anti-aérea calibre ponto 50, utilizada em tanques pelas Forças Armadas, para atirar contra o carro', explicou o major. Houve troca de tiros e dois vigilantes da empresa responsável pelo carro-forte ficaram levemente feridos.

Após o tiroteio, o grupo armou explosivos na lateral do carro-forte. 'Mas a dinamite não foi detonada adequadamente e apenas amassou a lataria do carro', disse o comandante. Ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento do carro-forte emitiu uma mensagem para a central da empresa, que acionou a polícia. 'Nesse momento, tínhamos uma equipe no km 68 da estrada e mandei que outra partisse de Belém, fechando o cerco contra os bandidos', afirmou o major Melo;

Veja na íntegra aqui no O Liberal

PARÁ, PEDOFILIA - Era de se esperar, o fuero íntimo do desembargador falou mais alto e concede liberdade ao Pedófilo Luiz Sefer

Ex-deputado foi preso no Rio sob acusação de abuso sexual
O desembargador Raimundo Holanda Reis, do Tribunal de Justiça do Pará, concedeu hábeas corpus liberatório ao ex-deputado estadual Luiz Affonso Sefer que foi preso na última terça-feira no Rio de Janeiro acusado de abuso sexual contra uma menina.

O ex-deputado foi preso na última terça-feira sob acusação de estupro. Ele deveria ser transferido para Belém no final da noite de hoje. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, o processo de transferência do acusado começou na tarde de ontem e contou com policiais civis que se deslocaram para o Rio. Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Rio, também participaram da ação.
Leia aqui no diário do Pará

POLÍTICA - Sarney e mais três deputados recebem auxílio-moradia irregularmente

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e mais três parlamentares --João Pedro (PT-AM), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Gilberto Gollner (DEM-MT)-- receberam irregularmente o auxílio-moradia mensal de R$ 3.800, revela reportagem de Adriano Ceolin e Andreza Matais, publicada hoje na Folha. Sarney mora em imóvel próprio, mesmo tendo à disposição a residência oficial e fazendo uso dela. João Pedro, Lucena e Gollner moram em apartamentos funcionais cedidos pelo Senado.
A reportagem diz que todos eles informaram que pediram o cancelamento do benefício após serem contatados pela Folha.

Leia mais aqui Sarney pede desculpas

ENERGIA - Acidente radioativo em Angra 2 contaminou quatro funcionários - Radioactive accident

Problema ocorreu no dia 15, mas só foi divulgado ontem pela Eletronuclear

Carla Rocha e Tulio Brandão escrevem para “O Globo”:

Um acidente com material radioativo na Usina de Angra 2, que aconteceu há 11 dias, só foi informado oficialmente nesta terça-feira pela Eletronuclear — empresa que fornece eletricidade gerada a partir de energia nuclear. No dia 15, durante a manutenção de um equipamento — não especificado — quatro funcionários foram contaminados. Eles tiveram que passar por um processo de descontaminação. A causa do acidente teria sido falha humana, levando inclusive ao afastamento de um dos empregados.

A Eletronuclear, de início, falava na contaminação de três pessoas. À tarde, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) divulgou que, na verdade, quatro funcionários haviam sido contaminados em níveis abaixo de 0,1% dos limites estabelecidos pela norma 3.01 da Cnen.

A própria equipe de proteção radiológica da Eletronuclear iniciou a descontaminação, com lavagem do corpo e de uniformes. Em seguida, os funcionários passaram pelos portais da área controlada da usina e nenhum alarme foi acionado, o que confirmaria que a contaminação havia sido removida.

Cnen diz que não houve danos à saúde de funcionários.
Leia mais aqui

quarta-feira, 27 de maio de 2009

CPI PETROBRAS - Sarney, CPI será instalada na próxima terça-feira

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou nesta quarta-feira (27) no Plenário que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras será instalada na próxima terça-feira (2) às 14h. Quem presidirá a sessão de instalação será o senador Paulo Duque (PMDB-RJ), o mais idoso do colegiado. Na ocasião deverão ser eleitos o presidente e o vice-presidente da comissão, o relator será indicado pelo presidente da CPI.

Desde a noite de terça-feira (26) até a manhã desta quarta os líderes partidários oficializaram junto à Secretaria-Geral da Mesa as indicações dos 11 membros titulares e sete suplentes da CPI, cujos nomes foram lidos por Sarney na tarde desta quarta. São eles:

Pelo Bloco de Apoio ao Governo serão titulares Ideli Salvatti (PT-SC), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e João Pedro (PT-AM). Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS) atuarão como suplentes (anteriormente, o governo havia anunciado que Arruda seria o titular e Crivella o suplente).
Agência Senado

CLIMA - Cúpula empresarial sobre clima pede mais apoio à tecnologia

A Cúpula Empresarial Mundial sobre Mudança Climática terminou nesta terça-feira (26) em Copenhague, com uma declaração genérica para que o próximo acordo global sobre clima inclua objetivos concretos para reduzir as emissões de gases estufa e aumentar os incentivos econômicos para novas tecnologias verdes.

A declaração de Copenhague, definida por 500 líderes empresariais de 47 países, reivindicou que o acordo que será negociado dentro de seis meses na capital dinamarquesa estabeleça um caminho de estabilização, com objetivos de reduções para 2020 e 2050 baseados em dados científicos, mas sem fixar números concretos.

O novo acordo global, que substituirá o Protocolo de Kyoto a partir de 2012, deve ser "ambicioso e efetivo" para acabar com a incerteza e criar padrões previsíveis para que as companhias possam investir em um crescimento econômico sustentável.

A ação "urgente" contra as mudanças climáticas e a recuperação da crise financeira são complementares, ressalta o documento, que respalda as conclusões do último relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

A declaração ressalta a necessidade de medir e verificar efetivamente as emissões de gases estufa, o que será a base para sua redução e um elemento confiável para investidores e cidadãos.
Na íntegra aqui

EDUCAÇÃO - Senado defende Cristovam para Unesco

O presidente da Comissão de Educação, do Senado Federal, Flávio Arns (PT-PR), enviou hoje (26) um pedido ao presidente Lula para que apóie a indicação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O parlamentar pede que Lula intervenha na decisão do Itamaraty em apoiar o egípcio Farouk Hosni, que disputa o cargo e tem o Brasil como aliado. Segundo o presidente da comissão, o pedido manifesta a vontade da maioria do Senado. Cristovam Buarque agradeceu o esforço dos colegas e lembrou que, além dele, há também o nome do brasileiro Márcio Barbosa na disputa. O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) já declarou que não mudará a decisão. Segundo ele, o apoio do Brasil à indicação do egípcio faz parte de uma “política brasileira de aproximação com o mundo árabe”.

Leia aqui na coluna do Cláudio Humberto

PARÁ - Novo secretário de Comunicação do Governo

Paulo Roberto Ferreira será o novo secretário de comunicação do governo.

O jornalista Paulo Roberto Ferreira, profundo conhecedor da mídia santarena, deve ser confirmado amanhã pela governadora Ana Júlia Carepa como o novo secretário de comunicação do governo do estado.

Fonte o Estado do Tapajós

terça-feira, 26 de maio de 2009

PEDOFILIA - MySpace remove 90 mil criminosos da rede - MySpace removes 90 thousand criminal network

Guilherme Pavarin, de INFO Online

SÃO PAULO – Depois de uma intimação, a rede social MySpace irá entregar à justiça o nome de 90 mil usuários que tenham feito alguma agressão sexual na rede, nos últimos dois anos.
A ação, que bane permanentemente os criminoso da rede, foi facilitada pelo software Sentinal SAFE que o próprio site ajudou a desenvolver.

Dentro do programa há perfis de mais de 700 mil agressores sexuais registrados, com 120 pontos de identificação, incluindo detalhes de nome, data de nascimento, fotos, cicatrizes e tatuagens, que bloqueiam o acesso dos violentadores, caso identificados.
Muitos dos nomes foram entregues pelo KIDS Act, de 2007, que obrigou os criminosos sexuais da rede a registrarem dados de contas de e-mail e messengers junto ao National Sex Offender.

Por outro lado, alguns investigadores americanos alertam para a migração dos usuários mal intencionados para o Facebook, que não possui o software, tampouco uma ferramenta própria para identificar e punir os que usam a rede para realizar atividades ilegais de cunho sexual.
Leia mais aqui

AMAZÔNIA, PARÁ - Ex-deputado pedófilo é preso no Rio de Janeiro - political pedophile is arrested in Rio de Janeiro


O ex-deputado estadual Luiz Afonso Sefer foi preso no final da manhã de hoje (26) pela chamada Polícia Interestadual (Polinter), no Rio de Janeiro (RJ). A Secretaria de Segurança Pública do Pará confirmou a prisão do parlamentar que é acusado de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos que trabalhou na casa na casa dele.

O caso ganhou repercussão nacional após ter sido denunciado pelo bispo do Marajó, Dom Luiz Azcona, e que virou uma das principais investigações da CPI da Pedofilia. A prisão do deputado é um cumprimento do mandado de prisão expedido pelo juiz Paulo Jussara Júnior, da Vara de Crimes Contra a Criança e Adolescente, que atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual.

Leia no Diário do Pará

MEIO AMBIENTE - Minc critica "afã produtivista" do governo

Questionado se Lula está sensibilizado com a pressão dos ruralistas, ministro diz que "o presidente não se pronunciou". Minc defende tratamento distinto para a agricultura familiar e afirma que não vai aceitar o cultivo da cana no entorno do Pantanal Marta Salomon escreve para a “Folha de SP”:Com a legislação ambiental sob pressão do agronegócio e de empreendedores de grandes obras, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) critica o "afã produtivista" que, segundo ele, repercute no governo e põe em risco metas assumidas para frear o aquecimento global.Cobrado por ambientalistas a reagir às pressões, Minc acusa ruralistas (liderados pela Confederação Nacional da Agricultura) de terrorismo e busca aliança com pequenos agricultores para barrar mudanças nos limites de desmatamento.Minc reconhece que perdeu na definição do novo cálculo da compensação ambiental para empreendimentos em razão de compromissos assumidos por Lula. Mas adianta que não assinará o zoneamento da cana caso o presidente autorize o plantio no entorno do Pantanal.

Leia entrevista com o ministro aqui

MINERAÇÃO - Vale S.A. passa a ser o nome oficial da mineradora

Vale S.A passa a ser o nome legal da maior mineradora brasileira. Em comunicado, a empresa, antes denominada Cia. Vale do Rio Doce, diz que a mudança do nome é um outro marco no processo de unificação da marca. Em novembro de 2007, foi lançada a nova identidade global, usando o nome comercial "Vale" em todos os países onde a empresa opera. Também foi adotada a nova identidade visual global.

AMAZÔNIA - Para o PIB crescer, não é preciso construir hidrelétricas na Amazônia, dizem especialistas

Bruno Calixto
As hidrelétricas voltaram à pauta da imprensa nos últimos dias. O assunto ressurgiu com a paralisação das obras da usina de Jirau (RO); com o anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sobre a construção de sete usinas no rio Tapajós (PA) e com a desistência do governo brasileiro em construir a hidrelétrica de Santa Isabel, que seria feita no rio Araguaia (PA).
Para explicar sobre os problemas dessas hidrelétricas e como foi o anúncio da desistência do governo da hidrelétrica de Santa Isabel, o site Amazonia.org.br convidou para um bate-papo dois especialistas em energia e meio ambiente: Telma Monteiro, pesquisadora da Associação de Defesa Etno-Ambiental Kanindé e Glenn Switkes, da organização International Rivers.

Veja aqui na íntegra