segunda-feira, 11 de maio de 2009

DESMATAMENTO - Vigília pela Amazônia (ex Ministra Marina Silva) -Vigil by Amazon

NA QUARTA-FEIRA à noite haverá no Senado uma vigília em favor da preservação da Amazônia.
A ideia começou a tomar corpo com a reação inconformada da atriz Cristiane Torloni diante da dificuldade de dar consequência ao abaixo-assinado "Amazônia para Sempre", com mais de um milhão de assinaturas, encabeçado por ela, Vitor Fasano e Juca de Oliveira. Em conversa com os senadores Cristovam Buarque e Ideli Salvatti, surgiu a ideia da vigília, encampada por um grupo de senadores e apoiada pelo presidente José Sarney.
Esse ato será importante também por lembrar ao Brasil o Congresso parceiro da população, no momento em que, com justa indignação, muitos chegam a considerá-lo irrelevante. E por lembrar ao Congresso o seu papel central, de batalhar pelas demandas da maioria da sociedade.
O momento é crucial. Movimentos agressivos no governo, no próprio Congresso e em setores empresariais empenham-se em jogar no lixo décadas de construção de um arcabouço jurídico ambiental moderno, compatível com o conhecimento alcançado sobre a relação indissolúvel entre equilíbrio ambiental e desenvolvimento justo e duradouro.
Há um risco na vigília: o de virar paisagem. Um evento no qual muitos declarem seu extremado amor à Amazônia, mas literalmente da boca para fora. Não dá mais para fazer de conta e, na prática, agir para promover interesses que insistem em ignorar a necessidade de cumprir a legislação ambiental.Esse jogo está esgotado, como bem demonstram os últimos e enfáticos sinais que vêm da população. Além do número de assinaturas no manifesto dos artistas, o site GloboAmazônia contabiliza, em apenas oito meses, mais de 45 milhões de protestos contra queimadas e desmatamento. Isso dá a média de mais de 5 milhões de protestos por mês ou cerca de 180 mil protestos por dia, ou quase 8.000 protestos a cada hora. E ainda há a recente pesquisa Datafolha/Amigos da Terra, que já comentei neste espaço, segundo a qual 94% querem parar o desmatamento contra apenas 3% que permitiriam mais desmatamento para aumentar a produção agrícola.

Leia na Integra na Folha

ESPORTE - PAYSANDU É CAMPEÃO 2009!

A VOLTA POR CIMA - O PAYSANDU DE NOVO NO LUGAR DE HONRA DO FUTEBOL DO NORTE - NORDESTE.
CAMPEÃO PARAENSE
2009


ECONOMIA - Desaceleração do emprego não deve repetir a dos anos 1990 -ECONOMY - Deceleration of employment must not repeat the 1990

Mudanças estruturais na economia devem minorar impacto sobre mercado de trabalho.
Por Antonio Marcos Hoelz Ambrozio
Economista da APE
BNDES

A retomada do crescimento econômico no Brasil nos últimos anos foi um fator importante para explicar a queda da taxa de desemprego brasileira. Entre 2003 e 2008, essa taxa recuou de 12,3% para apenas 7,9%. Trata-se de uma forte queda, de 4,4 pontos percentuais, significativa tanto em termos absolutos como quando comparada
com a experiência de outros países. O cenário macroeconômico sofreu, no entanto, uma piora substancial nos últimos meses, com a desaceleração da economia mundial. A crise financeira está tendo forte impacto sobre o nível de atividade global e do emprego. As principais economias desenvolvidas já se encontram em um ciclo recessivo. No caso americano, a taxa de desemprego vem aumentando de modo significativo desde o segundo semestre de 2007(ver Visão do Desenvolvimento nº 61).
Leia aqui artigo completo sobre emprego do BNDES

POLÍTICA - 'Sem reforma há risco de instabilidade no Congresso’


Co-autor da proposta de reforma política que tramita no Congresso, o ministro Tarso Genro (Justiça) sai em defesa do voto em lista e do financiamento público da eleição.

Em entrevista ao blog, diz que o Congresso, mesmo em crise, tem legitimidade para alterar o sistema eleitoral.

Afirma que não é a mudança, mas a manutenção do atual modelo que submete o Legislativo a riscos.

“Se não melhorarmos isso aí, podemos entrar numa situação de risco de instabilidade no Congresso”.

Leia a entrevista do ministro, no blog do Joasias, na Folha Online:

INTERNACIONAL - Desculpem a molestia (Eduardo Galeano) - Sorry for the disease

Segundo a revista Foreign Policy, a Somalia é o lugar mais perigoso do mundo. Mas quem são os piratas? Os mortos de fome que assaltam navios ou os especuladores de Wall Street, que há anos assaltam o mundo e agora recebem multimilionárias recompensas por suas atividades? Por que o mundo premia os que o saqueiam? Por que a justiça é cega de um único olho? Wal Mart, a empresa mais poderosa de todas, proíbe os sindicatos. McDonald’s, também. Por que estas empresa violam, com delinqüente impunidade, a lei internacional?
O artigo é de Eduardo Galeano
Leia na integra na Revista Carta Maior

INTERNACIONAL - Mexicanos simulam como seria cruzar fronteiras com os EUA



Cena montada: sirenes tocam ao mesmo tempo em que um grupo de mexicanos corre pela escuridão até a prisão de alguns integrantes. À primeira vista, pode-se acreditar que são pessoas tentando entrar nos Estados Unidos. Na verdade, a história tem a ver… todos envolvidos são visitantes de um parque e pagaram para sofrer na carne as provações para entrar ilegalmente no país vizinho.
Reportagem da AFP e UOL Notícias.

COTIDIANO - A mulher mais bonita do Brasil é de São Gonçalo, Rio Grande do Norte (Concurso Miss Brasil)

Do Alexandro Gurgel,
Natal, RN

Larissa Costa quando desfilava para ser eleita Miss RN 2009.

Quem disse que o Rio Grande do Norte não tem mulher bonita?

E quem disse que no Brasil o nome de GONÇALO não é conhecido?. Os que levamos esse nome só podemos estar felices.

Entre as 27 canidatas dos Estados brasileiros, a são-gonçalense Larissa Costa foi eleita a Miss Brasil 2009. Na madrugada desse domingo, a TV Bandeirantes transmitiu o concurso de beleza que escolheu a potiguar, que vai concorrer ao "Miss Universo", que acontece em agosto, no Caribe.

A vencedora receberá a garantia de contratos no valor de R$ 200 mil pelo período de um ano, um carro 0 Km, joias e roupas. Além disso, ela representará o Brasil no Miss Universo. A segunda colocada foi a Miss Minas Gerais.
Blog do Grande Ponto

BIOTECNOLOGIA - Pressão de ruralistas libera transgênicos - Pressure of releasing transgenic Ruralista

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA
Folha
Entre 2003 e 2004, o Brasil se viu numa posição curiosa. Suas lavouras de soja transgênica se expandiram de 3 milhões para 5 milhões de hectares, segundo o Serviço Internacional de Aquisição de Aplicações de Biotecnologia Agrícola. Tornou-se o quarto maior produtor de transgênicos do mundo.
Até então, plantar transgênicos era ilegal no país. Cedendo à pressão ruralista, o governo decidiu por MP que a soja Roundup Ready da Monsanto era segura para a saúde e para o ambiente.
Seis anos depois, não há evidência de colapso sanitário ou ambiental. Só moral, pela maneira como a soja foi liberada e pela forma como o governo manobrou para alterar o quórum da CTNBio.
Devagar, o país começa finalmente a rotular seus derivados de soja. Até mesmo o óleo, que em tese nem DNA contém. Os temores, afinal, eram fantasias ecoxiitas.
Com base em raciocínio análogo, libera-se o milho transgênico. Se a soja é segura, o milho há de ser também.
É aqui que os defensores da biotecnologia cometem o mesmo erro que seus detratores: botar todos os transgênicos no mesmo balaio. A biologia não permite esse tipo de simplificação.
Em 2001, por exemplo, os pesquisadores californianos David Quist e Ignacio Chapela mostraram, em estudo na revista "Nature", que pólen de milho transgênico contaminara variedades de milho "criollo", produzidas tradicionalmente por lavradores mexicanos há milênios.
O estudo foi criticado por cientistas que recebiam financiamento de uma multinacional biotecnológica e retratado (anulado) pela revista. Em 2009, porém, uma pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México chegou à mesma conclusão que Quist e Chapela.
Leia mais aqui

MILHO TRANSGÊNICO AUTORIZADO NO BRASIL FOI PROIBIDO NA ALEMANHA - Maize AUTHORIZED IN BRAZIL WAS BANNED IN GERMANY

MILHO TRANSGÊNICO AUTORIZADO NO BRASIL FOI PROIBIDO NA ALEMANHAO milho Bt Mon 810, tecnologia de propriedade da multinacional Monsanto, teve a autorização de cultivo revogada recentemente na Alemanha. Esse foi o sexto país da União Europeia, região que já havia aprovado o uso da tecnologia, a revogar a autorização para o plantio. Além de proibido em solo alemão, a autorização para o cultivo também foi suspensa em Luxemburgo, Hungria, Áustria, Grécia e França. O milho vetado pelo governo alemão possui o mesmo gene inserido no DNA de variedades de milho cultivado neste momento no Brasil. Em algumas regiões do Paraná, o plantio de milho com a tecnologia atingiu 40% da área plantada.

Leia aqui

BIOTECNOLOGIA - País perde controle dos transgênicos

Produtores e cooperativas não separam lavouras convencionais de milho das geneticamente modificadas, alegando falta de estrutura

Governo não fiscaliza todas as etapas do processo, e indústria alimentícia afirma que a responsabilidade de controle não é do setor

O produtor Ademir Ferronato, que teve lote de soja contaminado por sementes transgênicas e agora teme que o mesmo aconteça com o milho, no Paraná

AGNALDO BRITO
Folha

A primeira safra de milho geneticamente modificado no Brasil ampliará o descontrole do país em relação ao controverso uso desse tipo de produto na indústria de alimentos.
Além de já representar uma ameaça de contaminação a produtores de variedades não transgênicas, o milho transgênico deverá contaminar milhões de toneladas do grão convencional devido à decisão dos produtores de não separar os dois tipos de cultivo.
A reportagem da Folha visitou regiões produtoras no interior do Paraná e ouviu de produtores e cooperativas que não existe estrutura suficiente para colheita, transporte e armazenagem da produção transgênica separada da convencional.
A Lei de Biossegurança não exige a separação da produção, mas é clara ao exigir a fiscalização de todos esses processos, o que não ocorre.
Leia na integra aqui

domingo, 10 de maio de 2009

MARABÁ SOS - Prefeitura e sociedade civil organizada lançam campanha SOS Marabá

SOS - Representantes de clubes de serviço, sindicatos, associações, conselhos, igrejas, órgãos e secretarias estiveram presentes no evento.

Fruto de reunião ocorrida (7/05/09) à noite, entre a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) e a sociedade organizada, a Campanha SOS Marabá, que tem como objetivo arrecadar donativos (roupa, alimento, água potável, dentre outros) para os desabrigados da cheia, foi lançada na manhã da sexta-feira, 8, pela secretária de Assistência Social Edileusa da Silva Magalhães, com a presença do prefeito Maurino Magalhães, autoridades e imprensa local.

Assim como aconteceu no Estado de Santa Catarina e mais recentemente no Maranhão, onde toda a sociedade brasileira mobilizou-se em prol dos desabrigados de enchentes, em Marabá não será diferente, todos serão convidados a ajudar nossos irmãos.
Encampa esta iniciativa, além da Seasp, os clubes de serviço Lions e Rotary, Sindicato do Comércio de Marabá, Conselho Tutelar, Associação Comercial, igrejas católicas e evangélicas, comércio em geral e Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.
Também, como resultado da reunião de ontem, os organizadores de dois grandes shows deste fim de semana confirmaram colaborar com a iniciativa da Prefeitura, solicitando aos expectadores a doação de roupas, água potável e alimentos.
Vários postos de arrecadação com o slogan “SOS Marabá, Colabore e Junte-se a nós” serão fixados em todas as lojas Leolar e espalhados em pontos estratégicos da cidade, a exemplo do trevo de acesso aos núcleos habitacionais, além de caminhões de igual forma identificados estarão realizando as coletas pelas ruas da cidade.
Na abertura oficial, o prefeito Maurino Magalhães, presente no evento, anunciou a adesão da Vale à campanha, fato ocorrido durante o encontro que teve com o presidente da Vale, Roger Agnelli, na tarde de ontem em Brasília.

Leia aqui no Blog do Val-André Mutran

sábado, 9 de maio de 2009

CHILE - MÚSICA DO PAÍS DO FIM DO MUNDO - um feliz domingo

CHILE - Começa campanha eleitoral, filho de dirigente da esquerda revolucionária, -assassinado pela ditadura- já está com mais de 15% das preferências

Marco Enríquez (35) filho de Miguel Enríquez, dirigente do Movimento de Esquerda Revolucionária – MIR do Chile, está complicando seriamente a vida dos possíveis candidatos para as eleições de 2010 que querem suceder a Michele Bachelett.

Enríquez apresenta uma proposta totalmente inovadora, denunciando a corrupção, a falta de transparência da política chilena e sobre tudo, a falta de alternativas para a juventude. No Chile, quase 3 milhões de jovens chilenos não se inscrevem, até hoje nos registros eleitorais (o voto não é obrigatório) e não demonstram interesses nas propostas dos quase setuagenários políticos chilenos.
Suas idéias não são as mesmas do seu pai, muito renovadas, com a experiência dos anos de exílio, de sucesso e de erros cometidos pelas esquerda chilena, Marco tem para o chile do futuro uma proposta que está sendo aceita pela grande da maioria da população.

A juventude está respaldando fortemente sua campanha que parece ganhar cada dia mais adeptos.

Marco Enríquez-Ominami, saiu do chile com menos de um ano de idade, quando seu Pai, Miguel Enríquez, Secretário Geral do MIR e dirigente da resistencia contra a ditadura de Pinochet morre em combate nos suburbios de Santiago do Chile, sua companheira Carmen Castillo, gravemente herida, sobrevive (veja comentário sobre o filme da vida do líder do MIR)
,


Veja mais informações no site do candidato MARCO ENRÍQUEZ aqui

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ECONOMIA - Vale amplia investimentos e empregos no Estado

Mesmo enfrentando as enormes dificuldades decorrentes de uma profunda recessão global, a Companhia "Vale do Rio Doce" conseguiu ampliar, no primeiro trimestre deste ano, o montante dos seus investimentos no Pará, quando comparados ao mesmo período do ano passado (O Diário do Pará deveria atualizar suas fontes de informação, o nome da empresa é "VALE", só) . Em entrevista coletiva concedida ontem, o diretor-executivo de finanças e relações com investidores da Vale, Fábio Barbosa, informou que a empresa registrou também um saldo positivo de 1.200 novas contratações no Estado. Fábio Barbosa, que detalhou os resultados obtidos pela mineradora nos três primeiros de 2009, disse que a Vale injetou na economia paraense, entre janeiro e março, mais de um bilhão de dólares, entre investimento e custeio. Foram US$ 1,073 bilhão, valor 9% maior que os US$ 980 milhões investidos no primeiro trimestre do ano passado. Também neste primeiro trimestre, a Vale desembolsou US$ 30,4 milhões em projetos socioambientais.
Leia na integra no Diário do Pará

ECONOMIA - Petrobras vende concessões no Golfo do México

Portal Exame.
Uma das companhias mais ativas em leilões de áreas petrolíferas nos Estados Unidos, a Petrobras prepara agora a venda de operações na porção norte-americana do Golfo do México. A ideia é se desfazer das concessões em águas rasas, para concentrar esforços e capital em águas profundas e ultraprofundas. Além da crise financeira, a mudança é motivada pela avaliação da direção da companhia de que a expansão dos negócios americanos foi superdimensionada. A decisão de venda foi tomada durante os debates do planejamento estratégico da companhia, no ano passado. A necessidade de desenvolver o pré-sal, camada localizada abaixo do leito marinho, num momento de petróleo barato no mercado internacional e de escassez de recursos levou a empresa a optar por um foco mais fechado nos negócios brasileiros. "A estratégia da companhia vem mudando nesses últimos anos", disse o presidente da Petrobras América, Orlando Azevedo. A estatal petrolífera tem hoje 250 concessões exploratórias no Golfo do México, das quais quase 200 em águas profundas, sua principal especialidade. "Se tenho de gastar dinheiro para perfurar um poço, prefiro gastar onde tenho expertise", disse Azevedo. Segundo ele, ainda não há definição sobre quantos blocos serão vendidos nem qual o prazo para o fim do processo. As negociações vão acompanhar o interesse do mercado. A legislação norte-americana permite que o concessionário fique até dez anos com um bloco, mesmo que não invista na área. No Brasil, ao contrário, o investimento em exploração é definido nas ofertas das empresas nos leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia na Integra aqui na revista EXAME

ECONOMIA - Lucro da Vale deve cair 70% nos três primeiros meses do ano

No comparativo trimestral, Brascan estima forte retração nos ganhos por causa dos impactos negativos da crise

Portal EXAME.
Apesar de alguns indícios de recuperação tenham aparecido nas últimas semanas, a crise econômica ainda deve penalizar os resultados que a Vale apresentará na quarta-feira (6) referentes ao primeiro trimestre do ano. Segundo projeções da Brascan, o lucro líquido da companhia deve cair 70% no comparativo trimestral, ficando próximo a 3,2 bilhões de reais.
A expectativa é de mais um trimestre de fraco desempenho operacional, como conseqüência de fortes quedas na produção siderúrgica e na atividade industrial, reduzindo a demanda por matérias-primas. Tal contração levou a Vale e outras mineradoras globais a cortar produção e reduzir custos, como lembrou a corretora.
"Em contrapartida, esperamos que a recente política da mineradora de priorizar a minimização de custos compense parcialmente a menor escala de suas operações", afirmou a equipe, que manteve recomendação ouperform (desempenho acima da média do mercado) aos papéis, com preço-alvo de 52,04 reais por ação.
A receita bruta também deve sofrer queda, ficando 22% menor que a apresentada nos três últimos meses de 2008. O total deve chegar a 14 bilhões de reais, com o faturamento da Vale impactado pelos preços mais baixos em cerca de mais de 15%. Além disso, o volume de vendas, projetado para ficar 10% menor, também pesa negativamente.
Leia na integra aqui

quinta-feira, 7 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA - Investigar e regular! - AVIAN PORCINE - Investigate and regular!

- Campanha de protesto pelas formas de produção intensiva da carne suína. Site inicia a primeira recoleção de assinaturas para enviar à OMS e FAO, órgaõs das Nações Unidas.

Leia na Integra no site.

Os científicos estão começando a estudar os indícios recentes que relacionam o vírus híbrido triple da gripe suína com as granjas de produção intensivas e que caracterizam-se pela falta de limpeza, trato cruel para com os animais e perigosidade.

(Carta de protesto)
Dra. Margaret Chan, Diretora General da OMS
e Dr. Jacques Diouf, Diretor Geral da FAO
ONU

Quens abaixo assina instamos a realizar uma exaustiva investigação e desenvolver uma nova normativa para as empresas de beneficiamento de carne suína que respeite asa normas de segurança para a saúde pública.

A produção de alimento deve ser regulada para garantir a segurança sanitária em nível mundial.

COTIDIANO - Do Portugal, touradas






Saber Partilhar

POLÍTICA - Bajo la sombra de Lula, Brasil ya vive clima de campaña

Cuando faltan 18 meses para las elecciones, los precandidatos calientan los motores en Internet
César González-Calero
LA NACION
Brasil vive, para bien y para mal, de sus excesos. Y ahora el país se enfrenta a otro desafío gigantesco: sustituir al hombre que representa al espíritu del pueblo brasileño, ese que viaja en un pau-de-arara, el camión informal que traslada, como si fueran en un gallinero, a los empobrecidos trabajadores del Nordeste hacia el próspero sur.

Cuando falta todavía un año y medio para las elecciones presidenciales en Brasil, los posibles sucesores de Luiz Inacio Lula da Silva saben que el verdadero rival para batir es, precisamente, ese aura que envuelve al mandatario: el lulismo, un daguerrotipo perfecto del espíritu popular brasileño.

Si la Constitución brasileña se lo permitiera, Lula barrería de un plumazo a cualquier adversario en los comicios de octubre de 2010. Ni siquiera la crisis económica ha logrado erosionar la imagen de este ex obrero metalúrgico de 63 años que no tiene reparos en llorar en público si la ocasión lo requiere, o en reconocer en privado que el único libro que le ha enseñado algo en la vida es "el libro de la calle". Así es Lula. Ni de izquierda ni de derecha, sino todo lo contrario. Populista o pragmático, según convenga. Capaz de adular a Fidel Castro sin que Washington se moleste por ello y de situar a Brasil con el bastón de mando en la región.
Leia mais em La Nación de Buenos Aires

POLÍTICA - Coordenador da pré-campanha de Dilma defende volta de Delúbio

Coordenador da pré-campanha presidencial de Dilma Rousseff (Casa Civil) no Nordeste, o ex-prefeito de Recife João Paulo Lima e Silva pediu para ser o principal defensor do ex-tesoureiro Delúbio Soares na reunião do PT que decidirá sua volta ao partido, prevista para amanhã.
Antes da discussão do Diretório Nacional, porém, será votada proposta de duas correntes minoritárias, a Mensagem ao Partido e a Articulação de Esquerda, para retirar o tema da pauta. Ontem, a tendência era de aprovação do adiamento.
A proposta agrada ao Planalto: um de seus defensores é o chefe da assessoria especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.A volta de Delúbio, artífice do mensalão, rachou a cúpula do governo e praticamente todas as correntes. Enquanto o principal representante de Dilma no diretório o defende, palacianos trabalham contra. Chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho tem dito internamente que ficará difícil aceitar presidir o PT se Delúbio, que foi expulso em 2005, for anistiado.
O diretório tem 84 integrantes. Havendo quórum mínimo de 43 petistas, uma maioria simples será suficiente para aceitar o retorno de Delúbio.
Leia mais na Folha

DILMA - Franklin critica Folha no caso da suposta ficha sobre Dilma

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, disse ontem, no Rio, que a Folha está em "posição insustentável", ao comentar a reprodução, na edição do dia 5 de abril, de suposta ficha criminal com informações sobre a participação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no planejamento ou execução de ações armadas contra a ditadura militar (1964-1985).
A ministra contesta a veracidade do suposto documento. No último dia 25, em outra reportagem, a Folha relatou não ter encontrado meios de comprovar a veracidade da ficha e admitiu erro ao publicá-la como se fizesse parte do arquivo do extinto Dops (Departamento de Ordem Política e Social).
Leia mais na Folha

TECNOLOGIA - Empresa noruega cria helicóptero espião que cabe na palma da mão - Norsk selskap skaper spion helikopter som passer i håndflaten din

Um helicóptero que cabe na palma da mão pode se tornar a mais nova ferramenta para auxiliar nos serviços de espionagem. Criado pela empresa norueguesa Prox Dynamics, o helicóptero espião PD1200 foi desenvolvido por soldados e espiões e também poderá ser usado em complicados serviços de resgate. O pequeno equipamento é movimentado por um motor elétrico e comandado por controle remoto. Com hélices medindo 10 cm, o objeto do tamanho de um brinquedo pesa apenas 15 gramas e pode atingir a velocidade de 32 km/h. O helicóptero capta imagens dos locais que devem ser espionados a partir de uma câmera acoplada em seu interior. "O PD 1200 pode ser carregado dentro do bolso e levanta voo em segundos, dando um panorama quase que imediato sobre o que se passa no terreno", disse Petter Muren, presidente da Prox Dynamics.
Leia mais no UOL Notícias

ECONOMIA - Economia brasileira é atrativa para quem está ávido por lucros


Jonathan Wheatley
A forte alta das ações e moeda brasileiras nos últimos dois meses deixou muitos analistas à procura de explicações convincentes.O índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, valorizou de 35 mil pontos no início de março para quase 52 mil pontos na manhã de quarta-feira.

O índice subiu mais de 75% desde sua queda em outubro passado, apesar de ainda estar longe de sua alta de mais de 73 mil pontos há um ano.Enquanto isso, o real - que se desvalorizou frente ao dólar americano de R$ 1,62 para R$ 2,48 entre agosto e dezembro - era negociado a R$ 2,12 na manhã de quarta-feira.

Ele se recuperou tão rapidamente nesta semana que o Banco Central começou novamente a comprar os dólares americanos pela primeira vez desde setembro.

"Eu vou te dizer, é muito confuso", disse Alvise Marino, analista de mercados emergentes da IDEAglobal, uma firma de pesquisa de Nova York.

Por um lado, as notícias econômicas que vêm do Brasil - assim como de todos os mercados emergentes e do mundo em geral - não são tão boas.

A produção industrial caiu mais de 10% em março, em comparação ao ano passado, após três quedas mensais consecutivas de cerca de 17%.

As vendas de veículos - um indicador chave, que despencou em dezembro mas se recuperou neste ano, graças a uma isenção temporária de impostos - caiu de novo em abril em 13,6% em comparação a março.

Leia na integra

MEIO AMBIENTE - ONU alerta para redes de pesca "fantasmas" que ameaçam a vida marinha



Um relatório da ONU divulgado nesta semana afirma que redes e equipamentos de pesca abandonados ou perdidos estão ameaçando a população de peixes e outros animais marinhos.

O relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que o equipamento abandonado ou perdido constitui cerca de 10% (640 mil toneladas) dos resíduos marinhos.

O transporte comercial marítimo é o principal responsável pelo abandono, perda ou descarte destes materiais em mar aberto. Nas áreas costeiras, os principais responsáveis estão localizados em terra. O estudo feito pelas duas organizações da ONU afirma que o problema está piorando devido ao aumento na escala de operações de pesca no mundo e devido à introdução de equipamentos que alta durabilidade, fabricados com materiais sintéticos.

O relatório afirma que entre os maiores impactos deste problema estão a captura contínua de peixes, conhecida como "pesca fantasma", e outros animais como tartarugas, aves e mamíferos marinhos, que ficam presos e morrem nas redes.

Além disso, estes equipamentos também podem causar alterações do ambiente e do solo marinho e o aumento dos riscos para navegação, com acidentes ou danos a embarcações.

Leia mais no UOL e na BBC Brasil

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ECONOMIA - Banco Central intervém e interrompe queda do dólar

Um dia depois de o dólar cair ao menor valor desde novembro de 2008, o Banco Central (BC) surpreendeu analistas de mercado ao voltar a comprar a moeda americana ontem. Em um único leilão, comprou US$ 3,4 bilhões. Essa atuação expressiva revirou o mercado, que operava em queda, mudou de rumo e fechou em alta de 1,03%, a R$ 2,148. O BC não fazia esse tipo de operação desde setembro de 2008, mês do agravamento da crise.

A ação de ontem foi feita com o chamado swap cambial reverso, instrumento financeiro que equivale à compra de dólares no mercado futuro. Esse retorno às compras foi explicado pelo BC como uma decisão provocada por "alterações nas condições de fluxo prevalentes no mercado nas últimas semanas". De fato, indicadores sinalizam a volta dos dólares ao Brasil. Em abril, o comércio exterior, por exemplo, foi responsável pelo ingresso de US$ 3,71 bilhões.

Leia aqui no Estadão

BIODIVERSIDADE - Amazônia ganha rede de Biodiversidade e Biotecnologia - Amazon wins network of Biodiversity and Biotechnology


A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) terá R$ 6 milhões para a sua implantação. O anúncio foi feito hoje (28) pelo secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, na 1ª Reunião do Conselho Diretor da rede, em Brasília.
“O papel da Bionorte é criar uma nova realidade para o desenvolvimento da região”, afirmou Barreto de Castro. Os recursos para esta ação são dos Fundos Setoriais e o termo de referência para o edital já está pronto. Além daquela verba, estão previstos ainda para este ano mais R$ R$ 8,5 milhões para a estrutura de redes temáticas para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Queremos grandes projetos sem pulverizar o dinheiro e envolvendo todos os estados do Norte”, acrescentou o secretário. O objetivo da Bionorte, segundo Barreto de Castro, é integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia.
Conselho
O conselho da Bionorte é formado por representantes do MCT, dos ministérios da Integração (MI), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), dos conselhos Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia e Inovação (Consecti), Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), setor empresarial e das universidades.
“Os representantes presentes têm condições de fazer um trabalho na Amazônia bem coordenado entre a sociedade e o governo”, destacou Barreto de Castro. Na reunião de hoje, ficou decidido que os membros enviarão até o dia 7 de maio, os 12 nomes que formarão o Comitê Científico da Bionorte.
Este comitê já tem uma pauta definida, que é a de debater a estruturação de um curso de pós-graduação em Biotecnologia, avaliar um documento de criação do Centro Franco Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia e o fortalecimento do sistema de pesquisa e desenvolvimento na Amazônia por meio de Redes Temáticas. Em princípio a reunião ocorre em meados de maio.